terça-feira, 6 de dezembro de 2011

(Símbolo Compensador André Phillipe)

 
Este gráfico ficou muito famoso mesmo entre o público que nunca ouviu falar de Radiestesia por sua alegada capacidade de bloquear a energia maléfica do celular, infelizmente isto não é real mas de fato o Scap possui características muito interessantes.
É um gráfico de ampla gama de usos, enumeraremos alguns destes usos.
Ele pode ser usado como gráfico de proteção pessoal e psíquica, é extremamente eficiente para isto.
Utilizado para bloquear determinadas formas de energia telúrica, cria um campo de proteção e isolamento onde colocado.
Um de seus pontos altos, bloqueia realmente emissões negativas de aparelhos eletro-eletrônicos como televisores, rádios, computadores etc., sendo inclusive colocado no relógio de força das casas.
Como ele compensa diversas energias pode ser usado como primeiro recurso, enquanto o radiestesista não definiu ainda qual o gráfico ideal para a pessoa ou como acessório para que o gráfico ideal possa agir melhor.
O Scap, quando usado para neutralizar os efeitos nefastos das Ondas Eletromagnéticas, deve ser colocado sobre a fonte geradora, a televisão por exemplo, ele automaticamente passará a reequilibrar a energia emitida pelo aparelho, caso você tenha televisão, vídeo cassete e aparelho de som próximos um do outro apenas um Scap é suficiente para a compensação.
Tenha o seguinte cuidado, é comum encontrarmos no mercado adesivos com cerca de 3cm de diâmetro para uso particular, estes adesivos não tem qualquer efeito, um gráfico, para ser eficaz, deve ter uma dimensão mínima, que assegure a emissão do mesmo, um Scap por exemplo deve ter pelo menos 10cm de diâmetro para ser eficaz, e deve também ser confeccionado em material resistente, como madeira ou ligas plásticas, gráficos em papel muitas vezes tem o seu funcionamento prejudicado por vários fatores que não discutiremos aqui.
Pode ser utilizado na vertical para propagar dentro de um ambiente sua energia benéfica.
No caso de proteção pessoal coloque sua foto, ou a foto da pessoa que está necessitando de energia no centro do Scap, coloque uma ponta de cristal em cima da foto e pronto, se possível utilize uma bússola para orientar o gráfico em cerca de 357º, boa sorte.
Existem muitos outros usos para ele, cada radiestesista vai descobrindo novos inclusive.
Pode ser utilizado na vertical para propagar dentro de um ambiente sua energia benéfica.
Como foi dito anteriormente o Scap não protege a pessoa de efeitos nocivos do uso do celular, também não reequilibra as energias emitidas por fornos microondas, ao contrário do que alguns supõe.
Existem muitos outros usos para ele, cada radiestesista vai descobrindo novos inclusive.

GRAFICOS DE PROTEÇÃO












Nesta página disponibilizo alguns gráficos para proteção com suas devidas explicações...pois nenhum símbolo possui poder................o poder está em "decifrá-lo" !!!
A força vibracional existente nos gráficos não deve ser "abusada".......o ideal é utilizá-los com direcionamento feito por um radiestesista experiente.......mas com  moderação... podem ser utilizados através das explicações abaixo em emergências......

Conforme pesquisas e testes por mim já realizados... quando utilizamos os gráficos ou realizamos qualquer tipo de magia... se atuamos em fluência com as forças sutis da natureza ( tatwas ) podemos utilizá-los sem danos por 1 hora por dia de acordo com nosso objetivo final.......
  
Dia e Horário para se fazer a Magia:
Sempre apenas 1 hora no dia escolhido...iniciar às 6, 13 ou 20 h ...
Vibrações ligadas aos dias da semana:
Segunda feira:  sensibilidade, emoções, reações, mudanças de temperamento, maternidade, mediunidade, saúde...como estado de consciência vibra o “Etérico - Vital”.
Terça feira : Auto- afirmações, força, vigor, atitude...como consciência vibram a “Astral” ( Emocional- instinto ).
Quarta feira : Questões e vibrações ligadas ao pensamento, comunicação, inteligência, aprendizados, viagens curtas, negócios e comércio...como consciência vibra a “Intuição”.
Quinta feira : Questões e vibrações ligadas à posição social, crescimento e expansão, êxitos e fracassos, religiosidade, conexão espiritual, fé, viagens longas...como consciência vibra a “Percepção completa”.
Sexta feira : Questões e vibrações ligadas a amor, sexo, relacionamentos, “finanças”...como consciência vibra a “Mente Abstrata- Angélica”.
Sábado : Questões e vibrações ligadas à estrutura, disciplina, concentração, trabalho, profissão, solidez, aprendizado...como consciência vibra o “Mental Concreto”. 
Domingo: Questões e vibrações ligadas à alegria, vida, individualidade, felicidade, auto expressão...como consciência vibra a “Física”.



Nove Círculos


Como é facilmente observado, o gráfico em questão é formado por 9 círculos que se sobrepõem.
Este é um gráfico cujo objetivo é PROTEÇÃO.
Colocamos o testemunho ( foto, pedaço de unha ou roupa não lavada ) do que deve ser protegido dentro do círculo interno, que tanto pode ser de uma pessoa, ambiente ou objeto.
Sua única desvantagem é que ele não protege a pessoa/ambiente/objeto de si próprio, ou seja, no caso de uma pessoa, ele não a protegeria de energias nocivas geradas pela pessoa internamente , e sim, somente de energias externas que pudessem prejudicá-la.
Se o utilizássemos em uma pessoa muito carregada de energia ruim e negativa, ela não teria condições de soltar esta energia, e poderia se auto - destruir.  Muito cuidado com estas coisas.
O círculo, ou forma circular, é a forma mais perfeita, a energia circula plena e sem obstáculos.
As energias exteriores tangenciam a circunferência e não conseguem penetrar.
O número 9 é considerado indestrutível na corrente numerológica pelo fato de ser o último número, explicando melhor e realizando  a redução teosófica, todo e qualquer número que venha após o 9, se somado será um número anterior a ele, Por ex:
O número 10 com a redução teosófica representa 1 + 0 = 1
O número 15 representa 1 +  5 = 6
O número 1435 representa 1 + 4 + 3 + 5 = 13   e 1 + 3 = 4



Desimpregnador


Este gráfico é composto por um decágono ( potencializar ), quatro círculos concêntricos      ( proteção/concentração ) e 78 setas centrífugas ( desimpregnação ).
O decágono ( dez lados ) correlaciona-se às 10 sephiroth da cabala ( árvore da vida ) e os 10 planetas da astrologia.
O círculo representa a proteção, a forma geométrica intransponível, e são 4 para representar o mundo manifestado e o quaternário a que tudo e todos na terra estão sujeitos ( ar, fogo, água e terra ).
As 78 setas representam os 22 arcanos maiores e os 56 menores do Tarô, que em sua totalidade principalmente numérica encerram todos os segredos da natureza divina e humana.
O desimpregnador concentra a energia da pessoa (testemunho), objeto ou local e expele todo e qualquer tipo de energia desequilibrante de carga.
Este gráfico já provou ser muito eficaz, principalmente quando utilizado em pessoas que se encontram com carga oriunda de energia negativa de ódio, rancor, raiva etc.
Este gráfico também pode ser usado apenas para proteção.


Hexágono


Este gráfico é formado por seis hexágonos que se sobrepõem.
O hexágono corresponde ao centro da estrela de seis pontas, onde é formado o hexágono pela sobreposição de dois triângulos, um que aponta, ou tem um dos vértices para o cosmos e outro para a terra.
Sendo assim o hexágono representa como forma e símbolo o equilíbrio.
Devemos sempre nos ater que nenhum excesso é benéfico, o encontro das duas energias já muito citadas , cósmica e telúrica ou para os esotéricos fohat e kundalini representará sempre força equilibrante.
A forma geométrica do hexágono se amplifica e muito neste gráfico radiônico pelo fato de ter  6 forças( HEXÁGONOS ) equilibrantes sobrepostas com a cruz da terra no centro. Local este ( cruz ) onde devemos colocar o testemunho.
Este gráfico, assim como o nove círculos , possui a função de proteger, sendo os 6 hexágonos o escudo protetor do testemunho central.
Ele deve ser usado principalmente à noite, pois protegerá das forças psíquicas, sutis e astrais que possam perturbar a pessoa/ ambiente/objeto que queremos proteger dessas influências.
Sua utilização de dia não é muito recomendada, pois as energias  perniciosas, que já foram devidamente detectadas por radiestesistas experientes, normalmente atuam à noite, pelo simples fato de nossa vigília estar fora do consciente.
Em casos raros, devidamente medidos e autorizados, este gráfico deve ( pode ) ser usado de dia, e por muito pouco tempo, no máximo quinze minutos.


Trino


Este gráfico fortíssimo é formado pela composição de três gráficos: Nove círculos, Turbilhão e Decágono.
Este gráfico protege ( Nove círculos ), desbloqueia ( Turbilhão ), concentra e potencializa ( Decágono ).
Normalmente este gráfico é utilizado e recomendado quando a necessidade de proteção fica evidente quanto a existência de forças nocivas e perturbadoras em pessoas e locais.
Utiliza-se o testemunho e objetivo ( papel escrito sobre o que se deseja atingir ), colocados no centro do mesmo.
Este gráfico, pela sua constituição poderosa, pode atender o comando de qualquer intenção, seja ela positiva e construtiva, como também egoísta e destrutiva.
Lembrem-se: Na natureza não há bem nem mal...existe força...
Fica a livre utilização deste poder, da forma que melhor convir para o manipulador.


Triângulo de Proteção


Também conhecido no meio esotérico como Scap ou mesmo apenas pelo nome André Felipe.
Este gráfico sempre se demonstrou muito eficaz para limpeza e equilíbrio de energia oriunda de aparelhos eletroeletrônicos ( celulares, computadores, etc ).
Muitas pessoas  o utilizam também como um grande protetor, até mesmo dobrado dentro da carteira.
Se observarmos a construção e forma, podemos ver que são 3 triângulos sobrepostos, o primeiro, central e menor, com o vértice para cima, o segundo com o vértice para baixo onde as letras Y, W e H se posicionam nas junções dos mesmos.
As letras Y, W e H estão correlacionadas a máxima hebraica Yod ( Y ), He ( H ), Wav ( W ) He ( repetição do primeiro ).
E por fim o terceiro e último triângulo com o vértice para cima se sobrepondo aos outros dois e com uma cruz em cada uma de suas pontas.
Quando este gráfico é aplicado sobre o local desequilibrado, o desenho que se encontra em primeira dimensão, faz invisivelmente aos nossos olhos, a forma proposta pelo mesmo, ou seja, os triângulos são dobrados em cada um de seus lados, formando a forma equilibrante na quarta dimensão.
Quando é detectado desequilíbrio em aparelhos eletroeletrônicos, grandes formadores de energia desequilibrante, deve  ser colocado com a letra Y para cima, neutralizando as energias nocivas provenientes do aparelho.
Na limpeza de pessoas, quando este gráfico é indicado, deve-se nortear o ângulo correspondente a letra Y, colocando o testemunho dentro do triângulo central.
 
 
Triângulo Cabalístico
 
 
Assim como o triângulo de proteção, possui o mesmo esquema de formatação. 
Simplesmente mudam os símbolos contidos em seu interior.
No caso específico do triângulo cabalístico, os símbolos são "diretamente" as três letras da cabala que tiveram apenas suas iniciais no triângulo de proteção.  A He em cima (* pelo fato de ter sua vibração duplicada ), Yod a esquerda e Vau a direita
Na cabala as letras possuem vida e força, quando devidamente  pronunciadas ou escritas podem criar , neutralizar, potencializar, etc, de acordo com a vontade do operador
No caso específico, dentro do esquema do triângulo de proteção, neutraliza, protege e limpa as energias negativas astrais
Como no triângulo de proteção, quando usado como adesivo, a letra He deve estar para cima. Se usado como gráfico normalmente,  He deve ser devidamente norteado.
Deve se colocar o testemunho a ser equilibrado no triângulo menor central.


Luxor


Este gráfico, que possui raízes egípcias, dizem muitos que foi criado através de inspirações em símbolos atlantes. 
Isto pode ser demonstrado através do "muito utilizado"  anel atlante.
  
Este gráfico, composto por três selos de Salomão ( estrela de 6 pontas ), possui a propriedade de neutralizar através da absorção, focos telúricos ( energia que sobe pela solo ) detectados em ambientes. Como o próprio gráfico demonstra, os 3 selos são separados, de forma a neutralizar o foco de energia desequilibrante. 
Normalmente é colocado sobre o foco, neutralizando-o.
Para que exista uma certa durabilidade, é recomendado a compra deste gráfico em metal em lojas especializadas em radiestesia e radiônica. Pode também ser encontrado em algumas lojas de artigos esotéricos. Quando digo durabilidade, quero dizer que como deverá ficar sobre o foco de energia telúrica, o metal ( com certeza ) é muito mais durável do que o papel.
Ele é muito utilizado embaixo de camas que apresentam focos nocivos, apresentando excelentes resultados, inclusive para a saúde e humor das pessoas que dormem sobre esta incidência.
Este gráfico deve ser norteado ( esfera preta ).
Quando indicado para tratamento a distância ( isto é muito difícil) , coloca-se o testemunho e objetivo em seu centro.


Keiti

 
Este poderoso gráfico ( tábua ) possui o poder de neutralizar as energias nocivas desequilibrantes, principalmente as oriundas do solo ou de aparelhos eletro-eletrônicos. 
Segundo pesquisa realizada por radiestesistas franceses, existiam dois tipos de tábuas keiti, uma grande e outra pequena, como esta.
Nos tempos antigos, as estátuas da Ilha da Páscoa possuíam o poder de emitirem fortemente o verde negativo, afugentando os invasores da ilha.
Para que os habitantes ( nativos ) não fossem desequilibrados energeticamente, muitos tatuavam estes caracteres da tábua no corpo e também como adornos e pingentes para o corpo e cabelo. 
Composto por 120 pictogramas. Cada imagem representa uma palavra. É impregnado de uma energia ritualística muito forte. 
Pode ser utilizado diretamente no ponto do solo, assim como o Luxor.
Nos aparelhos eletrônicos pode ser utilizado colocado abaixo do aparelho.


Pentagrama com Letras Hebraicas


A famosa estrela de 5 pontas, muito utilizada para baixa magia quando colocada sua ponta invertida ( cabeça para baixo ). 
Representa o homem, sendo a cabeça representada pela ponta superior, os braços as laterais e as pernas com as pontas para baixo. 
As letras em hebraico Yod, Heh, Vau e Heh se repetem novamente mas formam em conjunto com a letra Shin ( ponta superior do pentagrama ) os cinco símbolos mágicos da estrela. 
Dizem que o pentagrama, com estas inscrições cabalísticas, foi muito utilizado na antiguidade para neutralizar muitas energias astrais e mentais.
O funcionamento deste gráfico varia de acordo com o posicionamento da letra Shim ( a que parece ter 3 chifres ):Quando ela é direcionada para um ponto cardeal específico atua da seguinte forma:
Norte : dissolve a negatividade e protege
Sul     : aumenta a força
Leste : quebra trabalho de magia
Oeste : faz limpeza energética 
O testemunho deve ser sempre posto na parte central da estrela.

Desejo muito conhecimento e saber a todos

Chás da Medicina Tradicional Chinesa para o emagrecimento

Os chás, em geral, têm sido amplamente usados para ajudar a emagrecer. Beber uma xícara de chá em cada refeição é uma fórmula excelente para estimular o metabolismo com sucesso.
Um chá, por si só, contém apenas 4 calorias por xícara aproximadamente e é mais saudável quando consumido puro. A cafeína do chá aumenta a função do corpo para ajudar a queimar mais calorias e os polifenóis parecem ajudar na digestão das gorduras, tornando-se um verdadeiro integrante do regime alimentar.
Todos os tipos de chás oferecem uma alternativa de baixo teor calórico em relação às bebidas comerciais.

Os chás chineses para emagrecer

Chás para Emagrecer
Os chás da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) são um dos meios naturais mais populares para emagrecer atualmente. Quando se trata de chás chineses para o emagrecimento, vem à mente de muitas pessoas o chá verde, entre outros.
No entanto, segundo a perspectiva da MTC, o chá verde estaria longe de ser o chá que funcione para tudo, embora seus benefícios sejam óbvios na queima de gordura, em muitos casos.
O chá autêntico e melhor deve ser aquele que corresponda à situação e constituição específicas da pessoa. Caso contrário, se for escolhido o chá errado, será muito provável que a saúde geral seja prejudicada e não se atinja o objetivo final de emagrecimento.
Atualmente, as folhas de lótus e diferentes partes de outras plantas, são ingredientes populares de muitos chás para emagrecer. Mas, para fazer o total uso do potencial curativo destes ingredientes, precisam-se seguir certas combinações de ervas e regras da farmacêutica da MTC.
O principal efeito dos chás da MTC para o emagrecimento é que eles despertam os mecanismos dormentes do corpo para restabelecer o equilíbrio interno. Depois que se ativam as funções latentes, o corpo pode se remodelar pela ingestão dos alimentos que se devem consumir e pelo abandono daqueles que se devem evitar. Em outras palavras, o principal objetivo dos chás é fazer com que a função do corpo volte ao normal.

Tipos de excesso de peso

De acordo com as causas e as diferenças físicas, a MTC tende a dividir as pessoas com excesso de peso em grupos diferentes, o que é útil na escolha do melhor chá para o emagrecimento. Os tipos (síndromes ou padrões) mais frequentes são:

  • Tipos de deficiência:

    • Fleuma-umidade por deficiência de qi do baço.
    • Deficiência de yang de baço e rim.
    • Calor endógeno por deficiência de yin de fígado e rim.
  • Tipos de excesso:

    • Calor-umidade no estômago.
    • Estagnação de qi do fígado.
    O efeito emagrecedor do tratamento, segundo a teoria da MTC, está intimamente relacionado com a força do qi sadio. Nos casos de "calor-umidade no estômago" e de "estagnação de qi do fígado", o qi sadio ainda pode ser suficientemente forte para lutar contra os ataques de fatores patogênicos. O que o corpo precisa é de algum apoio externo para eliminar estes fatores patogênicos.
    Mas, nos casos de "fleuma-umidade por deficiência de qi do baço", "deficiência de yang de baço e rim" e de "calor endógeno por deficiência de yin de fígado e rim", a situação é diferente devido a que o qi sadio neles já está bastante fraco. Aqui, precisa-se de muito mais para recuperar o qi sadio, em primeiro lugar, antes de poder lutar contra os fatores patogênicos.

    Como escolher o chá para o regime?

    Muitas pessoas sabem que a eficácia e a efetividade das ervas para emagrecer têm sido testadas e comprovadas pela experiência ao longo dos séculos. No entanto, como usar corretamente as ervas para o emagrecimento não é tão fácil como poderíamos pensar.
    Como as causas do excesso de peso ou da obesidade variam de pessoa para pessoa, é prioritário conhecer melhor e adquirir mais conhecimento sobre as ervas para o emagrecimento.
    A seguir, mostramos como exemplo algumas ervas de uso comum para emagrecer:
    - Madressilva (lonicera caprifolium, trepadeira da família das caprifoliáceas)
    Madressilva - chás para emagrecer
    A madressilva é de natureza fria, seca e de sabor amargo e doce e influencia os meridianos de intestino grosso, pulmão e estômago. A MTC considera que ela funciona como segue:
  • Clareia o calor e elimina o fogo tóxico.

  • Remove a umidade.

  • O verão é o melhor momento para tomar madressilva e é mais indicada para emagrecer nas pessoas com "calor-umidade no estômago".
    Aqueles que ainda ganham peso apesar de comer muito pouco, devem evitar, por todos os meios, utilizar madressilva para emagrecer. É possível que este tipo de sobrepeso ou de obesidade seja causado por deficiência de qi do baço. A madressilva é muito susceptível de agravar este tipo de desordem e favorecer o ganho de mais "kilos" extras.
    - Orelha-de-lebre (bupleurum chinense, espécie da família das apiáceas ou das umbelíferas; outro nome comum: saiko)
    Orelha-de-lebre - chás para emagrecer
    A orelha-de-lebre, cujo nome chinês é chai hu, é de natureza levemente fria e de sabor amargo e picante, e influencia os meridianos de fígado e vesícula biliar. A MTC considera que a orelha-de-lebre tem as seguintes funções:
  • Beneficia a vesícula biliar.

  • Alivia a estagnação de qi no fígado.

  • Clareia o calor excessivo no interior.

  • Por isto, a orelha-de-lebre é indicada para emagrecer nos casos de estagnação do qi de fígado. É muito provável que a orelha-de-lebre seja a cura para aqueles com excesso de peso que ficam com raiva muito fácil e frequentemente.
    A orelha-de-lebre está contraindicada em casos de hiperatividade de yang do Fígado na deficiência de yin.
    - Tanchagem-de-água (alisma plantago, espécie da família das alismatáceas; outros nomes comuns em Portugal: alface-dos-arrozais, alisma, colhereira, colhereiro, coresia, erva-alface, erva-couveira, orelha-de-mula, pão-de-rã, tanchagem-aquática, tanchagem-da-água)
    Tanchagem-de-água - chás para emagrecer
    A tanchagem-de-água, cujo nome em chinês é Ze Xie, é de natureza fria e de sabor doce e influencia os meridianos de rim e bexiga. A MTC considera que a tanchagem-de-água pode funcionar como segue:
  • Elimina umidade através da diurese.

  • Clareia umidade-calor no aquecedor inferior.

  • A tanchagem-de-água é um diurético natural que pode ajudar a diminuir a água do corpo e, portanto, ajudar no emagrecimento. Por isto, esta erva é usada normalmente em pessoas com pernas inchadas por deficiência de baço e rim.
    É contraindicada para pessoas com emissão seminal. Deve se tomar cuidado para não ingerir o chá de tanchagem-de-água excessivamente, o que poderia piorar o padrão de deficiência.

    Conclusão

    Os chás para emagrecer têm vantagens insubstituíveis sobre outros remédios. Cada vez mais pessoas descobrem que os chás para emagrecer constituem uma solução eficaz e acelerada para diminuir o peso corporal.
    No entanto, como foi mencionado no início, apesar de que os chás para emagrecer são relativamente mais seguros e não são propensos a provocar quaisquer efeitos secundários, eles ainda precisam ser utilizados de forma adequada. Caso contrário, os chás para emagrecer, provavelmente, podem se tornar afinal em chás para engordar e prejudicar a saúde.

    RIM – FISIOLOGIA E PATOLOGIA

    Para Medicina Tadicional Chinesa, o Rim representa a “RAIZ DA VIDA”, o “Qi Pré Celestial”. Em outras palavras, de forma mais ocidental, para os chineses o Rim é o órgão que armazena todo o material genético proveniente dos pais. A herança em forma de DNA, a essência da vida, conhecida como JING.

    Importantes transformações energéticas acontecem no Rim, e por isso se diz que ele é a base do Yin e do Yang para todo o corpo. Alguns estudiosos dizem que o tempo que vivemos na Terra é proporcionalmente maior, quanto mais forte é o Rim, quanto mais potente é a herança genética de cada um.

    O Rim possui inúmeras funções de extrema importância, a saber:
    A) Armazenar a Essência (Jing) –> Como falado anteriormente, o Rim é responsável por guardar a herança genética dos pais, o DNA, as características individuais de cada ser vivo.
    B) Controlar os líquidos corpóreos –> Como na medicina Ocidental, o Rim tem a função de transformar fluídos que já não são mais necessários no corpo em urina, e eliminar essa substância .
    C) Controlar a recepção do Qi –> O Qi (energia que circula no corpo) é formada de 2 componentes: o Qi pré celestial (que o Rim armazena, a herança genética) e o Qi pós celestial, que depende daquilo que comemos e do ar que respiramos. O Rim é responsável por receber o Qi que vem do Pulmão.

    Neste momento é interessante relembrar que: Quando comemos o Baço transforma Gu Qi (= Qi dos alimentos), quando respiramos, Coração e Pulmão transforma o Zhong Qi (= Qi torácico, Qi do ar que respiramos). Gu Qi + Zhong Qi = Wei Qi (= energia de defesa) e Ying Qi (= energia nutritiva). Essa equação se dá no Pulmão.

    As energias transformadas pelo Pulmão passam pelo Rim, que se juntarão ao Jing (Qi pré celestial) e ocorrerá a seguinte equação: Jing + Ying Qi = Yuan Qi (= Energia Original, que possui a função de abastecer todos os meridianos do corpo)

    Sendo assim, justifica-se a função do Rim de “Controlar a Recepção do Qi”.

    D) Produzir a medula, abastecer o cérebro e controlar os ossos –> Responsável pela transformação do Qi original que nutre todo o corpo, o Rim tem a capacidade de abastecer o cérebro, controlando assim a produção de medula óssea. Crescimento, desenvolvimento ósseo dependem da força de produção de Qi do Rim.

    E) Abrir-se nos ouvidos, manifestar-se no cabelo –> a capacidade de ouvir depende do Rim. Se o indivíduo apresenta zumbidos, ou diminuição da audição, certamente o problema está relacionado ao Rim.

    A espessura e cor dos cabelos também depende do Rim. Cabelos muito finos ou que ficam brancos em idade precoce mostram a deficiência energética do Rim.
    F) Controlar os dois orifícios inferiores –> o controle da urina e das fezes depende da capacidade do Rim em controlar os orifícios. Pessoas que possuem descontrole fecal ou urinário precisam fortalecer o Rim. Pessoas portadoras de lesão medular que têm o controle de excreção afetado, afetam diretamente o meridiano do Rim e tudo o que ele é capaz de controlar no corpo.

    Por isso é frequente a observação de pacientes lesados medulares que possuem fraqueza óssea, queda de cabelo, falta de vontade de viver, fraqueza energética dentre outros sintomas.

    G) Abrigar a força de vontade –> a alegria de viver, o gosto pela vida dependem da força do Rim. Pessoas inseguras ou que se sentem desencorajadas à primeira dificuldade são portadoras de uma deficiência energética do Rim. Muitas vezes o tratamento inicial desses sintomas dependem apenas de uma ingesta maior de água, que é o grande “nutridor” deste órgão.

    Além destas muitas funções, o Rim é um dos mais difíceis órgãos para se estudar na Medicina Tradicional Chinesa, visto o tamanho de sua importância.

    Para o Chinês, o Rim é tão importante quanto Coração ou Pulmão, considerados os principais órgãos vitais para medicina ocidental.

    Por ser tão importante, resolvi dividir este post em 2, para que os blogueiros de plantão possam estudar e tirar suas dúvidas sobre a função do Rim para somente depois conseguirmos entender as patologias em que ele se envolve.

    O que pode causar doenças no Rim?

    1) Fraqueza Hereditária O Qi pré-Celestial de cada pessoa é formado na
    concepção da união das essências do Rim dos pais. A constituição herdada dependerá, em geral,
    da força e da quantidade das Essências dos pais, e de forma específica, da época da concepção.
    ** Pais com vidas saudáveis e mães que optam por ter seus filhos até no máximo 35 anos, terão filhos mais saudáveis, com mais e melhor essência pré celestial.
    - Se a essência dos pais forem fracas, isso pode se manifestar no desenvolvimento como: desenvolvimento ósseo debilitado, retardamento mental, tórax de pombo, dorso debilitado, incontinência, enurese, perda dentária e cabelos ralos.
    2) Tensão Emocional : A emoção do Rim é o medo. Isso inclui a ansiedade e o choque emocional. Na MTC diz-se que o medo faz o Qi descer nas crianças, manifestando-se por enurese (xixi na cama).
    Nos adultos o medo faz o Qi subir. Situações persistentes de ansiedade podem induzir ao Calor por deficiência de Yin dentro do Rim. O calor à cabeça causando boca seca, rubor malar, inquietude mental e insônia.
    3) Atividade Sexual Excessiva: Depaupera a Essência do Rim, principalmente em homens, através da ejaculação. Nas mulheres, a essência se esgota mais facilmente com menstruações e partos.
    4) Doença Crônica: Todas as doenças crônicas, independentemente dos órgãos afetados acabam por fim, afetando o Rim (ou o Yin ou o Yang do Rim).
    5) Excesso de Trabalho: Isso significa trabalho tanto sentido físico como mental. O trabalho físico excessivo ou o exercício por um período prolongado debilita o Yang do Rim.
    O trabalho excessivo por muitos anos, no sentido de trabalhar muitas horas sem descanso sob tensão, debilita o Yin do Rim.
    OBS: Excesso de trabalho –> debilita o Yang do Rim
    Falta de respouso adequado –> debilita o Yin do Rim
    ** Se as duas coisas acontecem em conjunto: trabalha-se demais e descansa-se de menos, temos uma deficiência do Yin e do Yang do Rim.
    6) Senilidade: A Essência do Rim declina com a idade, e na verdade, a MTC vê esse processo de envelhecimento como o resultado de um decréscimo a Essência do Rim por toda a vida.
    A senilidade não é, então, uma causa de doença, e sim o declínio fisiológico da Essência do Rim. Porém, o processo de envelhecimento pode trazer doenças, mesmo que “envelhecer faça parte da vida”, o organismo se torna mais frágil em algumas situações.
    Conhecendo os principais sinais e os sintomas, bem como os motivos que causam doenças no Rim, já podemos conhecer o nome dos Padrões que podem existir neste órgão:
    Padrões de Deficiência do Rim
    1) Deficiência do Yang do Rim: Sintomas de dor nas costas, sensação de frio, urina clara
    e abundante, tinido, joelhos fracos, edema nas pernas, infertilidade. Língua pálida e úmida.
    É necessário lembrar que quando falta ao corpo a energia Yang (que é representada pelo calor) o que temos são sintomas de frio, como demonstrado neste padrão.
    2) Deficiência do Yin do Rim: Sintomas de dor nas costas, sudorese noturna, dificuldade
    de ouvir, emissões noturnas, tinido, depressão. Língua normal, sem revestimento. Pulso flutuante e vazio. Assim como no caso anterior, quando falta ao corpo a energia Yin (que é representada pelo frio), o que temos são sintomas de calor, como a sudorese. Além disso o paciente pode sentir calor, garganta seca, sede, insônia, entre outros.
    3) Falta de Firmeza do Qi do Rim : Sintomas de gotejamento após a micção, secreção vaginal
    crônica, dor nas costas, fraqueza nos joelhos, ejaculação precoce, prolapso do útero, abortos
    recorrentes. Língua pálida.
    A causa desse padrão é principalmente o absudo da atividade sexual, bem como partos muito próximos. A atividade física excessiva também pode ocasionar esse padrão. O que se vê é uma inabilidade do rim em realizar suas funções, deixando o paciente sem controle de algumas funções simples do corpo, como por exemplo o ato de urinar, ou ainda manter-se em pé sobre joelhos fortes.
    4) Rim falhando em receber o Qi: Sintomas de respiração curta pelo esforço, lombalgia,
    urina clara, asma, transpiração espontânea, membros frios, inchaço da face. Língua pálida.
    Neste caso, o Rim está falhando em receber energia do Pulmão, que, de acordo com os 5 movimentos representa seu órgão Mãe. Quando o filho “rejeita” a energia da mãe, ocorrerão sintomas do órgão mãe neste indivíduo, visto que a energia que não passa para frente ficará estagnada no órgão de origem. Exemplo: Asma. Teoricamente, a asma é um sintoma do Pulmão, porém, neste caso aparece no Rim, pois se o Rim “rejeita” a energia do Pulmão, esta energia ficará estagnada no Pulmão, causando sintomas de estagnação de Qi neste órgão.
    5) Deficiência da Essência do Rim: Sintomas em crianças: mau desenvolvimento ósseo,
    retardamento mental; em adultos: fraqueza nos joelhos, queda de cabelo, fraqueza da atividade sexual, distração, clareza mental diminuída. Língua sem revestimento ou pálida. Pulso flutuante e vazio.
    Na grande maioria das vezes, este padrão é originado na concepção: Pais e mães com vidas desequilibradas, que abusam de fumo, má alimentação, estresse emocional, drogas, bebidas alcoólicas, trabalham muito e não descansam podem gerar filhos com a essência debilitada.
    Mães que possuem muitos filhos, acabam por lesar a essência do filho mais novo. A cada parto é concedido uma quantidade “x” de essência da mãe, sendo assim, a mãe tem mais essência para dar ao primeiro filho que ao segundo, e via de regra, os filhos mais novos são os que possuem a saúde mais debilitada.
    Visto que o RIM representa a Essência, a energia Pré Celestial, não existem padrões de Excesso neste órgão. Seria como imaginar um indivíduo com “Excesso de Jing”, o que jamais ocorre,uma vez que é a essência, o Jing que determina quantos anos vamos viver neste mundo.

    A ARTRITE SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

    Segundo a Medicina Ocidental,  a artrite é a inflamação das articulações. Em sentido amplo: é conjunto de sintomas e sinais resultantes de lesões articulares produzidas por diversos motivos e causas, na maioria das vezes desconhecida.
    Sempre que uma doença tem motivo desconhecido, ela acaba sendo considerada uma doença “auto-imune”, em que o corpo “luta” contra si próprio, gerando inflamações de repetição em áreas diferente do organismo. A Artrite é considerada uma doença reumática e afeta mais as mulheres do que homens, e está presente principalmente na fase adulta.
    Seus principais sintomas são: dor e rigidez articular e muscular que normalmente melhoram quando o corpo é aquecido.
    Sabendo destes dados, vamos discutir o que é a Artrite segundo a Medicina Tradicional Chinesa, quais seus tratamentos e seu prognóstico.
    Para a Medicina Tradicional Chinesa a artrite se enquadra como Síndrome da Obstrução Dolorosa, conhecida também como Síndrome Bi.
    A Síndrome Bi é caracterizada por dor músculo-articular causada por invasão de fatores patogênicos externos, ou seja, por invasão de frio, umidade, calor ou vento. Estes fatores, quando dentro do corpo, impedem a energia e o sangue de circular, assim, os músculos ficam mal nutridos e ficam impossibilitados de se contrair e mover os ossos, o que gera dor.
    Quando os fatores patogênicos não são expulsos do corpo, eles podem agravar a doença, gerando a Síndrome Bi do tipo óssea, onde as consequências vão além do sistema músculo esquelético, afetando também os órgãos internos.
    É necessário lembrar, que para que haja a invasão de fatores patogênicos no corpo, a imunidade do paciente precisa estar baixa. Invasões de repetição de fatores patogênicos externos podem levar o paciente à condição de doente crônico.
    Existem 5 tipos de Síndrome Bi:
    1) Síndrome Bi de Vento: é caracterizada por sensibilidade e dor nos músculos e limitação do movimento que ora afeta uma articulação, ora afeta outra. É conhecida como “a dor que se move de uma junta para a outra”. O vento é o causador mais habitual da síndrome Bi. Um exemplo clássico seria o torcicolo gerado em uma pessoa que passou a noite com o ventilador virado para o próprio corpo durante a noite.
    2) Síndrome Bi de Umidade: caracterizada por dor, sensibilidade e inchaço dos músculos e juntas, com sensação de peso e formigamento dos membros. A dor afeta articulações específicas do corpo e acontece principalmente por exposição excessiva ao clima úmido.
    3) Síndrome Bi de Frio: caracterizada por dor severa de uma determinada junta ou músculo, com limitação do movimento e geralmente afeta somente um dos lados do corpo. É o fator patogênico mais comum na artrite, visto que os sintomas da doença pioram no inverno e em baixas temperaturas.
    4) Síndrome Bi de Calor: é proveniente de qualquer um dos 3 tipos anteriores. Neste caso, quando o fator patogênico não foi expulso, a reação do organismo é gerar uma inflamação. A esta inflamação, damos o nome de “Calor”. Ocorre uma deficiência da energia Yin do corpo, ressecando os fluídos, deixando os músculos e juntas ainda mais rígidos.
    Neste estágio existe dor, calor, vermelhidão e inchaço das juntas, limitação de movimento e dor severa. Na fase aguda, o paciente pode vir a ter febre e excesso de sede.
    5) Síndrome Bi Óssea: é considerada uma doença Crônica. Pode se desenvolver a partir de qualquer um dos 4 tipos anteriores. A obstrução persistente dos fatores patogênicos gera mucosidade intensa, afetando não somente os músculos e juntas, mas também as os órgãos internos.
    É o tipo em que ocorre obstrução severa da circulação de Energia e Sangue, o que afeta, em longo prazo, o Fígado e o Rim.
    Mas a pergunta principal é: Em qual dos tipos de Síndrome Bi está envolvida a Artrite??
    - Na realidade, quando um indivíduo é diagnosticado com Artrite, de fato ele já está na fase de Síndrome Bi de Calor, onde a persistência dos fatores patogênicos gerou uma inflamação generalizada dos músculos e juntas ou ainda,  poderá estar na fase de Síndrome Bi Óssea, onde o Rim, principal responsável pelos ossos na medicina chinesa, também já se encontra afetado. Nesta fase é comum que se encontre até mesmo deformidades ósseas.
    E por qual razão a artrite piora com o frio e melhora com o calor e a movimentação?
    Tanto na Síndrome Bi de Calor quanto na Síndrome Bi Óssa, o principal problema está no fato de que a energia e o sangue encontram dificuldades de circular e nutrir os músculos e ossos. Quando o clima está frio, existe um “congelamento” adicional da circulação, e o que antes era ruim, fica ainda pior.
    Quando o doente se movimenta, ou se aquece, acontece a dilatação dos vasos, permitindo uma melhora da nutrição dos ossos e músculos, permitindo da movimentação e a diminuição da dor.
    Existe tratamento para a Artrite, segundo os conhecimentos acima expostos, dentro da visão Chinesa?
    Sim. O importante é identificar dentro dos padrões acima, qual o fator patogênico mais presente do indivíduo que sofre de Artrite. E o tratamento mais eficaz, será aquele em que se utiliza pontos para REMOVER O FATOR PATOGÊNICO EXTERNO.
    Quando o indivíduo se encontra nas fases de Síndrome Bi de Calor ou Óssea, além de remover os fatores patogênicos, é necessário fortalecer os Rins e o Fígado.
    Seguem abaixo sugestões de pontos para o tratamento:
    ** Lembrando  que o tratamento deve possuir pontos locais para dor, pontos distais  e pontos que removam fatores patogênicos.
    Os principais pontos distais utilizados são: P7, IG4, E40, BP5, C5, ID3, B60, R4, CS6, TA5, VB41 e F5.
    Para o  local afetado temos:
    A) Pescoço – VB39, ID3, TA5, TA8, B60
    B) Ombro – TA5, IG4, P7, TA1, E38, B58
    C) Cotovelo: IG4, TA5, IG1.
    D) Pulso: E36, BP5, VB40.
    E) Dedos da mão: não possui pontos distas. (sugestão pontos bashi).
    F) Lombar: B40, B60, B59, B62.
    G) Sacro: B40, B58.
    H) Quadril: VB41, B62.
    I) Joelho: BP5, ID5.
    j) Tornozelo: não possui pontos distas.
    l) Dedos dos pé: IG4.
    ** Pontos para expelir o vento : B12, VB31, VB39, VG14, TA6.
    ** Pontos para expelir o frio: E36, VC6, ID5, B10, VG14, VG3, B23, VC4 – neste caso é necessária a utilização de moxa.
    ** Pontos para expelir a Umidade: BP9, BP6, VB34, E36, B20 – a moxa pode ser utilizada.
    ** Pontos para expelir o Calor: E43, IG4, IG11, VG14 – A moxa é PROIBIDA
    ** Pontos para fortalecer os ossos, rim e fígado: B11, VB39, B17
    Em Resumo:
    - A Artrite é uma doença crônica conhecida como Síndrome Bi na Medicina Tradicional Chinesa. A grande maioria dos casos pertence a classe crônica, ou seja, Síndrome Bi de Calor ou Síndrome Bi óssea.
    - Por ser uma doença da influência climática, pessoas que moram em ambientes muito frios ou úmidos estão mais sujeitas a ter artrite.
    - O tratamento consiste em remover o fator patogênico que causa a doença, através dos pontos de acupuntura que retiram do corpo o frio, a umidade, o calor e o vento além de tratar pontos locais e distais de dor.
    - No caso da doença estar evoluída, deve-se proteger os órgãos rim e fígado, usando pontos que tonifiquem a energia, o sangue, a medula ou os próprios pontos de tonificação destes órgãos.
    Para  a Medicina Chinesa a Artrite pode não possuir cura, mas sem dúvida é possível manter um paciente sem os sintomas da doença por longos e longos meses.

    AFINAL, QUANDO SEDAR E QUANDO TONIFICAR?

    Tudo que um acupunturista precisa saber para não errar o estímulo que dará na agulha são as definições de DOENÇA de EXCESSO e DOENÇA de DEFICIÊNCIA.



    1) São Doenças de excesso –> Doenças em que existe estagnação na circulação de Qi e/ou de Sangue OU que possuam fatores patogênicos  (frio, calor, umidade, vento, fleuma, secura)
    2) São Doenças de deficiência –> doenças em que esteja diminuída a quantidade de sangue, de energia ou de fluídos corpóreos.
    Por exemplo:
    a) Um paciente que sofre de gastrite e queimação no estômago. Este paciente possivelmente possui CALOR no estômago.  O calor é fator patogênico, portanto, usa-se a sedação nos pontos de acupuntura que possuem a função de remover o calor.
    b) Um paciente que possua episódios de falta de ar por estagnação do Qi do Pulmão. A estagnação é considerada excesso. Então, vamos sedar os pontos que movem a estagnação de Qi.
    ** Neste momento, outra dúvida virá à tona: Se um paciente sofre de calor, como vou sedar um ponto que tem a função de remover o calor? Não estaríamos assim diminuindo a ação do ponto? Ou, como vou sedar um ponto que move a estagnação? Não estaríamos assim diminuindo a ação do ponto?
    O que acontece na verdade é que, ao sedar o ponto de acupuntura, o que está se conseguindo com essa ação é enfraquecer o fator patogênico e diminuir a estagnação, e não diminuir a ação do ponto.
    De acordo com os exemplos acima, quando sedamos um ponto que remove o calor, na verdade estamos dando a informação de SEDAR o Calor, ou seja, dando a informação de diminuí-lo, de enfraquecê-lo.
    O mesmo acontece quando sedamos um ponto que move a estagnação. O que ocorre é que, ao sedar o ponto, estamos dando a informação de SEDAR a Estagnação, ou seja, de diminuí-la, de enfraquecê-la.
    c) Um paciente que possui insônia por deficiência de sangue do coração. Neste caso, vamos usar a tonificação dos pontos que nutrem o sangue ou movam o sangue do coração.
    d) Um paciente que possui sensação de peso no corpo por deficiência do Qi do Baço. Neste caso, vamos usar a tonificação dos pontos que tonifiquem o Qi do Baço, o Qi geral ou que movam o Qi.
    ** Quando a doença é considerada de deficiência, o raciocínio é apenas dar ao paciente a substância vital que está lhe faltando. Fortalecer aquilo que está deficiente.
    E como devem ser feitas as Sedações e Tonificações?
    - Para sedar um ponto de acupuntura: deve-se colocar a agulha perpendicular em relação ao ponto e de tempos em tempos rodar o cabo da agulha no sentido anti-horário. É um movimento pouco interessante, pois as fibras da pele e do músculo poderão se atrelar à agulha, gerando sangramento na remoção da mesma.
    Outra alternativa é direcionar a agulha contra o fluxo do meridiano, técnica essa mais confortável para o paciente e exige do acupunturista saber os trajetos dos meridianos regulares.
    - Para tonificar um ponto de acupuntura: deve-se colocar a agulha perpendicular em relação ao ponto e de tempos em tempos rodar o cabo da agulha no sentido horário. Assim como na sedação, não é uma técnica interessante por conta do sangramento.
    A outra alternativa é direcionar a agulha a favor do fluxo do meridiano.
    Existe ainda uma terceira alternativa, além de sedar ou tonificar, conhecida como HARMONIZAÇÃO dos pontos.
    Nesta técnica precisa-se saber apenas quais os órgãos e os pontos que precisam de tratamento, de acordo com a patologia diagnosticada. Coloca-se a agulha perpendicular aos pontos e não se utiliza nenhum outro tipo de estímulo.
    Ao colocar a agulha perpendicular no ponto de acupuntura, o estímulo dado ao corpo é de que existe uma desarmonia e que o equilíbrio precisa ser reencontrado. É então, função do próprio organismo entender e regular o metabolismo, visto que a acupuntura funciona, também, com processos de auto-regulação do sistema nervoso central.
    Todas as técnicas são eficazes e cabe ao terapeuta decidir a qual ele e seus pacientes se adaptam melhor. Lembrando que a melhor técnica é aquela em que o paciente sai do consultório se sentindo melhor do que no momento em que chegou para se atendido.