terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tratamento do diabetes mellitus por Acupuntura sistêmica e Auriculoterapia


A Diabetes Mellitus na visão oriental é uma deficiência de Baço Pancreas, levando a uma diminuição na produção de insulina, e uma deficiência de Rim ocorrendo uma perda de energia vital.
A acupuntura na Diabetes estimula o Baço Pancreas e o Rim, visando uma melhora na produção de insulina e na energia como um todo, tratando o paciente integralmente. Estimula seu sistema endócrino, ajudando na produção de insulina. Também trata seus sintomas como as emoções, o que para a acupuntur Na MTC não se classifica a Diabetes como uma síndrome, como um excesso ou deficiência de algum Zang Fu ou como alguma substância fundamental. Sendo assim, não existe um "tratamento padrão" para amenizar seus sintomas, mas podemos associar os sintomas aos Zang Fu e as substâncias fundamentais como meio de tratar a Diabetes utilizando de um protocolo da acupuntura, diminuindo as complicações e também proporcionando uma maior qualidade de vida aos diabéticos insulino-dependentes.
A Diabetes se não tratada pode causar sintomas visuais, cardíacos, circulatórios, digestivos, urinários, entre outros, e, pode até levar o paciente a óbito. O aumento da glicemia também pode causar sintomas como sede excessiva, aumento do volume de urina, fraqueza, tonturas entre outros.  é muito importante para termos um bom resultado no tratamento.







Pontos de Auriculoterapia: shen men, Rim, Simpático, Baço, Estômago, Ansiedade.
Pontos Sistêmicos: R3, C7, Bp6, Bp3, B20, B23 (todos eles bilaterais).

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Tratamento de Alzheimer com acupuntura

A Acupuntura e a Medicina Chinesa são uma eficaz alternativa no tratamento de doenças neurodegenerativas, tais como a doença de Alzheimer, sequelas de acidente vascular cerebral e de doença de Parkinson, males que afetam grande parte da população geriátrica.

Doenças neurodegenerativas segundo a Medicina Oriental

Doenças Neurodegenerativas são caracterizadas por uma deterioração progressiva. Suas manifestações clínicas são determinadas pela localização e pela gravidade de cada caso. Sua origem pode ser identificada na deficiência da essência do rim, pelo bloqueio do canal do cérebro ou ambos.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a causa de doenças neurodegenerativas está no rim, órgão responsável pelo controle dos ossos e medula. De acordo com esse ponto de vista, a estagnação do sangue e a acumulação de catarro nos rins são consideradas causas e não sintomas. Assim, o tratamento desse tipo de doença consiste em tonificar o rim para eliminar o catarro e remover a estagnação do sangue.

Tratamento

De acordo com a tradição da medicina oriental, o espírito (shen) habita o coração e o cérebro, e é afetado pelo estado de saúde mental e físico de uma pessoa. Quando o espírito é afetado, ocorre a deterioração das funções mentais que podem resultar em delírio e demência, acompanhado de sintomas físicos semelhantes às complicações do AVC.

O tratamento dessas doenças consiste em despertar o espírito (shen), abrindo os orifícios sensoriais e estimulando o cérebro. Segundo o Dr. Hua Long Zhang, diretor de Bai Lou Hospital de Tianjing, na China, os pontos de acupuntura dos canais Yin devem ser selecionados.

Seleção dos Pontos Principais: Neiguan (P6), Renzhong (Du 26) e Sanyinjiao (SP6)
- Neiguan (P6) tem a função de nutrir o coração, acalmar o espírito e promover a circulação do Qi e do sangue;
- Renzhong (Du 26) abre orifícios sensoriais, estimula o cérebro e desperta o espírito. A combinação de Neiguan (P6) e Renzhong (Du 26) é usada para aumentar a força contrátil do coração e do débito cardíaco da circulação sanguínea para o cérebro;
- Sanyinjiao (Sp 6) é o ponto de encontro dos três canais yin do pé. Sanyinjiao (Sp 6) nutre o rim e tonifica a medula para melhorar a função do cérebro;

Alguns pontos locais:
- Jiquan (H 1), Chize (Lu 5), Weizhong (UB 40), e hegu (LI 4) são pontos locais que abrem os canais e melhoram a circulação do Qi e do sangue;
- Jiquan (H 1), Chize (Lu 5), e hegu (LI 4) são usados para tratar paralisia e tremores de braços e mãos, e Weizhong (UB 40) é usado para a paralisia das pernas;
- Fengchi (20 GB), Yifeng (SJ 17), Wangu (GB 12) e Tianzhu (UB 10) são quatro excelentes pontos que ajudam os pacientes com problemas de articulação da fala ou aspiração freqüente de partículas de alimentos, levando a infecções respiratórias.
- Shanshangdien (ponto trovão superior) e xiashangdien (ponto mais baixo de trovão) são dois pontos extraordinários que foram descobertos através de ensaios clínicos e experiências. Eles são extremamente potentes e devem ser reservados para aqueles pacientes que têm paralisia parcial ou completa. Shanshangdien está localizado na parte lateral do pescoço, no mesmo nível da maçã de Adão, entre a cabeça e o esterno clavicular.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

ESQUIZOFRENIA E ACUPUNTURA


Incapacidade de adaptação ao ambiente externo, descoordenação ao nível dos sentimentos e raciocínio, ausências, alucinações visuais e auditivas, hiperafectividade ou indiferença perante os outros são algumas das características mais importantes desta condição clínica.

DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA
Vazio de Qi do Coração e Baço
Depressão, regra geral mantêm-se em silêncio e demonstra indiferença perante os acontecimentos circundantes, mais susceptível a chorar, estados de transe, palpitações, apetite pobre, fezes moles, língua pálida, marcada pelos dentes e pulso fraco.
Estagnação de Qi com mucosidade
Depressão, demência, indiferença, tendência para divagar, alterações de apetite, língua com capa espessa pegajosa e varicosidades sublinguais, pulso tenso ou deslizante.

Estagnação de Qi e Estase de Sangue
Muito susceptível a alterações mentais bruscas, insónia, ilusões, mania de longo termo, língua púrpura com varicosidades sublinguais, pulso tenso.
Plenitude Calor do Fígado e Coração
Insónia, mania, grande agitação física e psíquica, força excessiva, febre, face vermelha, olhos vermelhos, erosão da mucosa bucal, obstipação, fezes secas, urina escura e escassa, língua vermelha com capa amarela e espessa, pulso cheio, rápido e tenso.

ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para esquizofrenia: 7MC, 40E, 24VG, 20VG
24VG e 20VG são pontos locais e 7MC e 40E são distais. Estes pontos são considerados sintomáticos para o tratamento de problemas psiquiátricos.
Outros pontos podem ser usados: 23VG, 13VB, 5MC, 6MC, 8MC, 15VC, 7C.


Selecção de pontos de acordo com os padrões clínicos:
Vazio de Qi do Coração e Baço: 15B, 20B, 17VC, 12VC, 36E
36E é um ponto geral para tonificar o Qi. Os pontos 17VC e 12Vc são pontos com forte acção a tonificar o Qi e com forte acção local a nível dos aquecedores em que actuam. Também são pontos de órgão muito associados aos órgãos afectados. Finalmente temos os pontos de assentimento dos órgãos afectados.
Outros pontos podem ser usados: 4BP, 30E, 6BP, 6VC, 4VC.
Estagnação de Qi com Mucosidade: 34VB, 13VB, 6MC
Uma vez que o ponto para eliminar Mucosidades (40E) já se encontra no protocolo base decidimos recorrer somente a pontos para mover o Qi e acalmar a Mente. O ponto 13VB foi usado enquanto ponto local para acalmar a Mente e para mover o Qi.
Outros pontos s usar: 4 portões, 3 F em particular se desejarmos recorrera uma combinação de pontos do mesmo nível energético. Neste caso preferimos recorrer a uma combinação de pontos locais e distais do mesmo meridiano (13VB e 34VB). O ponto 5MC também pode ser usado uma vez que elimina Humidade e acalma a Mente.
Estagnação de Qi e Estase de Sangue: 6MC, 17B, 14F
17B é especifico para o Sangue. 6MC e 14F movem o Qi do Fígado. O ponto 14F é um ponto local para combater qualquer agressão do Qi do Fígado ao Coração e o 6MC tem uma grande acção a nível da Mente.
Outros pontos a usar: 13VB, 20VB, 34VB, 14F
Plenitude Calor do Fígado e Coração: 2F, 8MC, 14VG, 6C
Neste protocolo recorremos aos 2º pontos shu (2F e 8MC) para eliminar calor. O ponto 8MC também é um ponto fantasma de Sun Si-Miao. 14VG é um ponto com grande capacidade para eliminar calor e também acalma a Mente e o ponto 6C é um ponto de emergência.
Pontos sintomáticos para sintomas relevantes:
Insónia: Anmian, 7C
Perda de consciência: 26VG, 25VG
Dentes cerrados: 6E

Depressão e Acupuntura

Um estado de letargia e tristeza é a característica distintiva da depressão. Durante esta fase os pacientes perdem o interesse pela vida, pelos seus projectos sociais e desenvolvem uma personalidade pouco social.
DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA
Estagnação de Qi do Fígado
Depressão, distensão hipocondríaca, distensão abdominal, eructações, apetite pobre, movimentos intestinais anormais, língua com varicosidades sublinguais, pulso em corda.

Estagnação de Qi que gera calor
Depressão, irritabilidade, sabor amargo na boca, boca e garganta secas, dor tipo distensão no hipocôndrio, zumbidos, face vermelha, olhos vermelhos, obstipação, língua vermelha com capa amarela, pulso rápido em corda.
Humidade-Mucosidade no Baço
Depressão, sensação de peso no corpo ou mais localizada na cabeça, astenia física, sonolência, alterações de apetite, aumento de peso, fezes moles, língua pálida com capa branca a e pegajosa, pulso deslizante.
ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para depressão: 40E, 7MC, 23VG.
Este é um conjunto de 3 pontos (1 local e 2 distais) com acção sobre a mente.
Selecção de pontos de acordo com os padrões clinicos:
Estagnação de Qi do Fígado: 34VB, 6TA, 14F, 6MC
Esta é uma combinação de pontos de 2 pares de meridianos diferentes: (1) Shao Yang com os pontos 34VB e 6TA e (2) Jue Yin com os pontos 14F e 6MC. Todos estes pontos são especifícos para mover o Qi do Fígado.Outros pontos a adicionar: 17VC, 3F, 5TA, 41VB, 4BP.
Estagnação de Qi que gera calor: 43VB, 3F, 5TA, 14F
Neste caso recorremos a uma combinação de pontos do mesmo meridiano no sentido de mover o Qi do Fígado e uma combinação de pontos do mesmo par de meridianos (Shao Yang) com os pontos 43VB e 5TA com o objectivo de eliminar Calor e regular Qi do Fígado e Vesícula Biliar.Outros pontos a adicionar: 2F, 34VB, 20VB.
Humidade-Mucosidade no Baço: 9BP, 12VC, 8E, 36E
9BP, 36E e 12VC é uma combinação base que permite eliminar Humidade e fortalecer o Baço. O ponto 8E é um ponto local que elimina Humidade da cabeça. Neste caso temos uma combinação de pontos do mesmo meridiano, um local e outro distal, com função de eliminar Humidade da cabeça (36E e 8E).Outros pontos a adicionar: 6BP, 20B.
Pontos sintomáticos para sintomas relevantes:
Zumbidos: 2VB, 41VB, 5TA
Opressão torácica: 6MC, 17VC
Fezes moles: 25E, 25B, 37E

Herpes zoster zona e Acupuntura

De início abrupto e desencadeada por vírus, esta patologia caracteriza-se pelo aparecimento de bolhas que seguem o percurso de um determinado trajecto nervoso fazendo-se acompanhar de dor.
As zonas mais afectadas são: face, peito, abdómen e coxa.
No início a pele aparece vermelha e existe dor. Depois aparecem bolhas com forma cinto que também se fazem acompanhar por dor, febre, alterações de apetite ou outros sintomas.
2 a 3 semanas após, as vesículas secam e formam crosta. A crosta desaparece sem deixar cicatrizes. Em alguns casos a dor permanece mesmo após o desaparecimento da crosta das vesículas.

DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA
Humidade-Calor
Eritema, sensação de queimadura local, dor que alivia com aplicações de frio, grupos de bolhas na zona afectada, fezes moles, sensação de peso na zona afectada, língua vermelha com capa amarela pegajosa ou seca, pulso deslizante e rápido.
Plenitude Calor do Fígado
Erupções papulares acompanhadas de dor e sensação de calor, alivio com aplicações de frio, sabor amargo na boca, febre, irritabilidade, tendência para acessos de raiva, sede com vontade de beber líquidos frios, língua vermelha com capa amarela e pulso rápido em corda.
Estagnação de Qi e estase de Sangue
Formação de bolhas de cor vermelha acastanhada, dor tipo facada muito fixa, língua púrpura com varicosidades sublinguais, pulso tenso.

ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para Herpes Zoster: 4IG, 11IG, 10BP, 40B, 3F, 6BP, pontos locais.
Estes pontos são seleccionados consoante o meridiano afectado. Os pontos locais são pontos que se colocam em redor da região afectada.
Selecção de pontos de acordo com os padrões clinicos:
Humidade-Calor: 9BP
Pontos como 6BP para eliminar Humidade ou 4IG e 11IG para eliminar Calor já se encontram no protocolo base. Como tal, neste caso, decicidmos recorrer somente ao ponto 9BP para eliminar Humidade:
Outros pontos a usar: 36E, 12VC, 2º pontos shu consoante o meridiano afectado.
Plenitude Calor do Fígado: 2F, 43VB
Estes são 2 pontos específicos para eliminar Calor do Fígado e Vesícula Biliar. Pontos gerais como 4IG e 11IG já se encontram no protocolo base.
Outros pontos a usar: 14VG, 2º pontos Shu consoante os meridianos afectados.
Estagnação de Qi estase de Sangue: 17B, 34VB
O ponto 17B, juntamente, com o 10BP move o Sangue e o ponto 34VB juntamente com o ponto 3F move o Qi do Fígado.
Outros pontos a usar: 36E, 6VC, 12VC, 17VC.
Pontos sintomáticos para sintomas relevantes:
Fezes moles: 37E, 25B
Febre: 14VG, 5TA
Sabor amargo na boca: 40VB
Irritabilidade: 24VG, Yintang.

CÁLCULOS RENAIS E ACUPUNTURA

Cálculos renais são cristais que se formam no sistema urinário (rim e ureteros, por exemplo), provocando o aparecimento de sintomas como dor tipo cólica muito intensa, disúria e/ou hematúria.
Consoante a localização dos cálculos podem existir diferenças na localização da dor. Nos cálculos renais a dor incide nos membros inferiores do lado afectado. Quando há movimento dos cálculos renais produz-se dor muito severa. A dor irradia pelo uretero até chegar ao períneo. Existem sensibilidade local ao toque e o Rim pode sentir-se inchado. Existe hematúria (sangue na urina).

Os cálculos no uretero provocam uma dor aguda associada a hematúria. Se as pedras se encontrarem no terço superior do uretero a dor localiza-se na região costovertebral e irradia para o bordo superior da crista ilíaca e abdómen lateral. Quando os cálculos descem a dor acompanha irradiando para a pélvis, vulva ou testículos. O Rim pode sentir-se inchado.
Se existirem cálculos vesicais a disúria é mais severa no fim. A dor localizada no baixo abdómen irradia para o períneo. Dificuldade em interromper a micção e a hematúria tende a surgir no fim da micção. Urina frequente e urgente. Por vezes os cálculos podem sentir-se através do toque rectal.
Se os cálculos se encontrarem na uretra existe disúria, retenção urinária, urina em gotas. Cálculos na parte anterior da uretra pode observar-se inchaço e sentir-se dor no local onde o cálculo se encontra.
Em MTC pode classificar-se de 3 formas diferentes: Sha Lin (disúria por urolítiase), Shi Lin (disúria por cálculos) e Xue Lin (disúria complicada por hematúria).
Patologias ocidentais como cálculos renais ou infecção urinárias encontram-se bem explicados nos clássicos chineses sob o nome de síndromes Lin. Noutro artigo esporei toda a análise sintomática dos síndromes Lin e correspondente variação dos padrões patológicos.

DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA
Humidade-Mucosidade-Calor no AI
Dor tipo cólica no baixo abdómen e zona lombar, dor contínua, dor agrava com calor, sensação de calor e peso local, urina em gotas ou anúria súbita, polaquiúria, urgência em urinar, hematúria, piúria, urina acompanhada de areia, urina amarela, escassa e escura, preferência por aplicações locais de frio, obstipação, língua vermelha com capa amarela e pegajosa, pulso deslizante e rápido.
Estagnação de Qi
Dor tipo distensão, urina acompanhada de areia, retenção urinária, distensão no hipocôndrio e baixo abdómen, náuseas, vómitos, hematúria, língua com varicosidades sublinguais, pulso em corda.
Estase de Sangue
Dor fixa tipo facada, possível palpação local de massas, hematúria, diminuição do débito urinário, possível anúria súbita ou urina em gotas, urina acompanhada de areia, língua púrpura com varicosidades subliguais, pulso tenso.
Vazio de yang do Rim e Baço
Doença prolongada, dor crónica tipo moinha que agrava com frio e melhora com calor e pressão, polaquiúria, urina acompanhada de areia, frio generalizado, aversão ao frio, fezes moles ou diarreia, urina em gotas de cor clara, astenia, lombalgia, fraqueza dos membros inferiores, língua pálida e inchada, pulso lento, profundo e fino.
Vazio de Yin do Rim e Fígado
Doença prolongada, urina em gotas, urina escura, urina acompanhada de ureia, sensação de queimadura no trato urinário, suores nocturnos, febre vespertina, sensação de calor nas palmas das mãos e plantas dos pés, língua vermelha sem capa, pulso fino, superficial e rápido.

ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para cálculos renais: 23B, 28B, 6BP, 3VC, 3R
Os pontos 23B e 28B são os pontos de assentimento do Rim e Bexiga respectivamente. O ponto 3VC é o ponto de alarme da Bexiga. A combinação 6BP e 3R é muito usada no tratamento de problemas urinários e é muito útil no alívio da dor. Assim temos uma combinação do pontos anteriores e posteriores, locais e distais, com pontos sintomáticos.
Outros pontos a usar: 40B                                                       
Selecção de pontos de acordo com os padrões clinicos:
Humidade-Calor no AI: 8F, 9BP, 66B, 2R
Esta é uma combinação de pontos baseada nos 5 pontos shu. Os pontos 9BP e 8F são 5º pontos Shu e como tal eliminam quadros de Humidade no AI. Os pontos 66B e 2R são os 2º pontos Shu dos órgãos afectados com a queixa principal e tem como função eliminar Calor. O ponto 8F tanto elimina Humidade como calor.
Outros pontos a usar: 40B, 28E.
Estagnação de Qi: 3F, 34VB, 4F
Os pontos 34VB e 3F são pontos base para mover o Qi do Fígado e tem acção no AI. O ponto 4F move o Qi do Fìgado e alivia lombalgia decorrente da estase de Qi do Fígado.
Outros pontos a usar: 18B, 30E, 32B, 5F, 40VB.
Estase de Sangue: 10BP
Neste caso o ponto 10BP seria suficiente para respeitar os nossos critérios de mobilizaçao do Sangue.
Vazio de Yang do Baço e Rim: 20B, 4VG, 7R
O ponto 20B é o ponto de assentimento do Baço. Os pontos 4VG e 7R fazem a tonificação do Yang do Rim. Outros pontos importantes como 3R, 6BP e 23B já se encontram no protocolo base.
Outros pontos a usar: 12VC, 2BP, 36E.
Vazio de Yin do Rim e Fígado: 18B, 8F
A adicionar aos pontos 6BP e 3R (combinação base para a tonificação do Yin) usamos o ponto 8F (ponto de tonificação do Fígado) e 18B que é ponto de assentimento. Outros pontos como 23B já se encontram presentes. O ponto 7R ainda tem importância para restabelecer os líquidos orgânicos.
Selecção de pontos sintomáticos para sintomas relevantes:
Obstipação: 6TA, 37E
Lombalgia: 40B, 23B, 3ID, 5F, 40VB
Hematúria: 10BP, 5R, 6F, 8BP
Suores nocturnos: 7R, 6C
Febre: 4IG, 5TA
Diarreia: 25B, 37E, 4BP, 30E
Dor hipocondríaca: 34VB, 14F, Dannagxue

ICTERÍCIA E ACUPUNTURA

De acordo com a Medicina Ocidental este sintoma pode surgir devido a uma vasta série de problemas que afectam o Fígado e a Vesícula Biliar desde hepatite infecciosa a colecistite.
Caracteriza-se por coloração amarela dos olhos, pele e urina.
Diagnóstico de acordo com a Medicina Chinesa
Clinicamente podemos dividir em 3 tipos: icterícia Yang, icterícia Yin e a icterícia aguda.

ICTERÍCIA YANG
Olhos e pele amarelos e lustrosos, início súbito e duração curta, febre, urina amarela escura e escassa, sede, sensação de peso no corpo, náusea, vómitos, distensão abdominal, língua vermelha com capa pegajosa e amarela, pulso rápido, em corda.
Humidade-Calor com predominância de Calor
Corpo e olhos amarelos brilhante, urina amarelo escura, febre e sede, agitação, sensação de opulência abdominal, náusea e vómito, obstipação e boca seca com sabor amargo, língua vermelha com capa amarela pegajosa ou seca, pulso rápido em corda
Humidade-Calor com predominância de Humidade
Corpo e olhos amarelos pouco ou nada brilhantes, sensação de peso na cabeça, sensação de opulência no abdómen e peito, distensão abdominal, aversão a comida com gordura, distensão abdominal, sensação de peso, náusea, fezes moles, língua vermelha com capa amarela e pegajosa, pulso rápido e deslizante.
ICTERÍCIA AGUDA
Ataque agudo e súbito, pele amarela tipo ouro escurecido, febre alta e muita sede e vontade de beber líquidos frios, opulência abdominal, dor hipocondríaca que agrava com pressão, hematemeses, língua vermelha com capa amarela e seca, pulso rápido e deslizante.
ICTERÍCIA YIN
Pele amarela pálida ou escurecido (sem brilho), aparecimento gradual e duração longa, sensação de peso, perda de apetite, astenia, aversão ao frio, fezes moles, língua pálida com capa branca, pulso profundo e lento são alguns dos principais sintomas que os principais quadros energéticos manifestam. Pequenas variações são possíveis como:
Humidade-Frio
Icterícia (cor amarela tipo fumo de cigarro), anorexia, alterações digestivas, astenia, aversão ao frio, sensação de peso, fezes moles, fadiga mental (diminuição da capacidade de estudo, memorização e/ou abstração), língua pálida com capa branca e pegajosa, pulso deslizante e lento ou profundo.
Estase de Sangue
Icterícia de cor escura, dor hipocondríaca fixa que tende a agravar à noite, massas no hipocôndrio, urina amarelo escura, língua púrpura com varicosidades sub linguais, pulso tenso.
Vazio de Qi do Baço gera Vazio de Sangue
Icterícia, palidez, astenia física e agitação mental que agrava à noite, anorexia, fezes moles, dificuldades em fazer as digestões, preferência por líquidos mornos, língua pálida com capa fina e branca, pulso fino e fraco.

ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para icterícia: 9VG, 19B, 34VB, 24VB
Neste protocolo base 3 pontos são locais (9VG, 19B, 24VB) e 1 é distal (34VB). A combinação apresenta pontos sintomáticos para problemas da VB entre os quais se encontram os pontos de órgão aliados a um ponto mar-inferior.
Icterícia Yang: Humidade-Calor com predominância de Calor: 9BP, 4IG, 43VB, 2F
Neste caso demos preferência à selecção de pontos que eliminam calor (4IG, 43VB, 2F)  – 3F seria outra escolha possível – e seleccionamos pouco pontos para Humidade (9BP).
Outros pontos a usar: 6BP para Humidade, 11IG, 14VG e 44E para eliminar calor.
Humidade-Calor com predominância de Humidade: 9BP, 6BP, 12VC, 11IG
Pelo contrário, neste caso demos prevalência a pontos que eliminassem Humidade (9BP, 6BP, 12VC). Pontos como 36E e 20B também fortalecem BP e eliminam Humidade.
Icterícia aguda: 34E, 6F, 14VG
Neste caso recorremos a um ponto forte para eliminar os sintomas de calor (14VG) e 2 pontos de emergência para combater os sintomas agudos (34E e 6F).
Icterícia Yin:
Humidade-Frio: 6BP, 36E, 2BP, 12VC
O ponto 2BP é essencialmente tonificante, o 6BP elimina Humidade mas tem uma acção muito forte de tonificação do Qi do BP e os pontos 36E e 12VC tanto eliminam Humidade como tonificam o Qi do BP. O ponto 9BP seria outra escolha possível.
Estase de Sangue: 17B, 10BP, 36E
Os pontos 17B e 10BP são especifícos para o Sangue; o ponto 36E move Qi e Sangue.
Outros pontos a usar: 4IG seria um bom auxiliar do 36E e 3F seria bom para mover o Qi do Fígado.
Vazio de Qi que gera Vazio de Sangue: 36E, 10BP, 18B, 20B
Neste caso recorreu-se ao 17B para tonificar Sangue e ao 36E que tanto tonifica Qi como Sangue. Os pontos 18B e 20B são pontos de Assentimento do BP e F respectivamente e contribuem para uma maior eficácia da acção tonificante dos outros 2 pontos.

Pontos sintomáticos para outros sintomas relevantes:
Febre: 14VG, 11IG, 4IG, 5TA
Náuseas, vómitos: 6MC
Boca seca e sabor amargo na boca: 6R, 43VB
Hematemeses: 6P, 34E
Obstipação: 6TA
Fadiga mental: 8E, 20VG
Fraqueza generalizada: 4VG, 4VC, 6VC
Distensão abdominal: 6VC
Digestões lentas: 36E, 12VC
Fezes moles: 25E, 37E
Massas abdominais: Pígen

Apontamentos de aula sobre prostatite na Univesidade chinesa de Nanjing

Prostatite aguda: febre, náuseas, arrepios, dor no sacro, lombalgia, dor no períneo, sensação de ardor.
Prostatite crónica: histórias recorrentes de infecções e prostatites agudas, polaquiuria, disúria, não termina micção, dor irradia para o pénis ou períneo, disfunções sexuais.

Etipatogenia
Prostatite aguda:
Humidade-Calor no Aquecedor Inferior
Prostatite crónica:
Deficiência do Baço e colapso do Qi: incontinência urinária, urina com sedimentos brancos, distensão descendente no baixo abdómen.
Deficiência do Rim: gotejamento, sedimentos brancos e túrbidos, lombalgia e fraqueza lombar, aversão ao frio, membros frios, língua pálida com capa branca, pulso profundo e fraco.

PONTOS DE ACUPUNCTURA
                                            Pontos gerais:
3VC/ZHONGJI
2VC/QUGU
6BP/SANYINJIAO
Pontos para Humidade-Calor:
PONTOS LOCAIS:
25E/TIANSHU
28B/PANGGUANGSHU
32B/CILIAO
54B/ZHIBIAN
Pontos distais:
9BP/YINLINGQUAN
57B/CHENGSHAN – usado para casos de dor no períneo.
Pontos para a Deficiência do Baço e colapso do Qi:
Pontos locais:
6VC/QIHAI
4VC/GUANYUAN
20B/PISHU
Pontos distais:
20VG/BAIHUI
36E/ZUSANLI
Pontos para a deficiência do Rim:
Pontos locais:
23B/SHENSHU
Pontos distais:
3R/TAIXI
1R/YONGQUAN

PROLAPSO UTERINO E ACUPUNTURA

Considera-se prolapso uterino quando o útero sai da sua posição normal para uma posição inferior.

DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA
Colapso do Qi
Sensação de algo a descer no baixo ventre, útero move-se na direcção da vagina, agravamento com esforço físico, astenia física intensa, suores espontâneos, grande dificuldade em realizar as tarefas normais, urina pálida, leucorreia profusa com pouca consistência, dificuldade em expandir a caixa torácica, língua pálida e marcada pelos dentes, pulso fino e fraco.
Deficiência do Rim
Sensação de algo a descer no baixo ventre, útero move-se em direcção à vagina, lombalgia e fraqueza dos membros inferiores, secura vaginal, tonturas, zumbidos, polaquiúria, poliúria, urina pálida, língua normal ou rosada clara, pulso profundo e fino e lento.

ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para prolapso uterino: 1VC, 3VC, Zigongxue, Títuo
Este é um conjunto de pontos locais muito usados no tratamento destes casos.
Outros pontos a usar: 1VG, 36E, 30E, 12R, 14R, 32B.
Selecção de pontos de acordo com os padrões clinicos:
Colapso do Qi: 20VG, 8VC, 4VC, 36E
Com agulha quente ou moxa estes pontos são bons para restaurar o Qi. Outra combinação possível seria 20VG, 8VC e 1R.
Outros pontos a usar: 14VG, 4VG, 6BP. Regra geral é mais comum que seja colapso de Qi do Baço pelo que outros pontos como 20B, 21B, 12VC, 4BP e 30E seriam pontos de elição.
Deficiência do Rim: 4VG, 23B, 4VC, 1R<
Esta combinação é muito forte para recuperar o Rim. 4VG e 23B tonificam o Yang, 4VC e 3R tonificam o Yuan Qi.
Outros pontos a usar: 30E, 14R, 4BP, 12R e 52B.
                                           
Pontos sintomáticos para sintomas mais relevantes:
Secura vaginal: 5F
Astenia física: 36E, 12VC
Suores espontâneos, 7R, 6C, 3ID
Poliúria: 6BP, 7R
Tonturas: 20VG
Zumbidos: 2VB
Leucorreia: 26VB, 41VB

Prolapso Rectal e Acupunctura

Este problema refere-se à descida anormal do recto. Regra geral os pacientes apresentam uma história longa de diarreia. Em certos casos a mucosa rectal, pode inclusivamente sair para fora do anús. Prolapso parcial é quando a mucosa sai um pouco do anús e prolapso completo é quando sai toda a parede do recto (apresenta uma mucosa longa com dobras circulares).
Em MTC é chamado de Tuo Gan (prolapso rectal).



DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA
Colapso de Qi
Prolapso rectal que surge em consequência de longo esforço físico, também pode surgir em ataques de tosse ou quando se faz muito esforço para defecar, pode desenvolver-se ao longo do tempo primeiro com uma sensação de afundamento do anús enquanto defeca e agravar ao longo do tempo, inicialmente vai ao sítio sem ajuda da mão mas posteriormente precisa da ajuda da mão, a mucosa anal apresenta-se vermelha pálida, astenia física, face pálida, língua pálida e marcada pelos dentes, pulso fino e lento.

Vazio de Yang do Rim
Prolapso rectal, lentidão física, aversão ao frio, sensação de conforto no anús com aplicação de calor, poliúria, impotência, lentidão física, agravamento do prolapso com esforço em defecar, lombalgia, fraqueza dos membros inferiores, língua pálida e inchada, pulso fino, profundo e lento.
Humidade-Calor no Intestino Grosso
Prolapso rectal acompanhado de sensação de peso e calor local (queimadura), preferência por aplicações locais de frio, febre, sede e vontade de beber bebidas frias, obstipação, sensação de peso abdominal mesmo após defecar, língua vermelha com capa espessa, amarela e pegajosa ou seca, pulso deslizante e rápido.

ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para prolapso rectal: 1VG, 20VG, 57B, 33B, 34B
Os pontos 33B, 34B e 1VG são pontos locais muito bons no tratamento de problemas rectais. O ponto 57B é ponto sintomático para hemorróides e para prolapso rectal. O ponto 20VG é outro ponto sintomático para este tipo de problema. Neste conjunto de pontos temos 2 combinações de pontos locais e distais e do mesmo meridiano.
Outros pontos a usar: 1VC, 25B, 31B, 32B, 37E, 58B, erbai.
                                    
Selecção de pontos de acordo com os padrões clinicos:
Colapso de Qi: 4VC, 36E, 30E
Adicionando estes pontos ao 20VG ficamos com uma boa combinação para fortalecer o Qi. A combinação 36E e 30E é uma combinação de pontos locais e distais do mesmo meridiano sendo ambos muito bons para recuperar o Qi.
Outros pontos a usar: 6BP, 4BP, 20B.
Vazio de Yang do Rim: 4VG, 23B, 3R
Esta é uma combinação base para tratar Vazio de Yang do Rim.
Humidade-Calor no Intestino-Grosso: 37E, 9BP, 4IG
O ponto 37E é ponto mar-inferior e elimina Humidade-Calor do IG. O ponto 4IG elimina Calor e, juntamente, com o ponto 37E faz uma combinação de pontos do mesmo nível energético. O ponto 9BP elimina Humidade.
Outros pontos a usar: 28E, 25B.
Pontos sintomáticos para sintomas relevantes:
Poliúria: 6R, 6BP, 3VC
Impotência: 2R, 2VC
Lombalgia: 23B, 25B, 40B
Obstipação: 6TA, 25B, 37E
Febre: 5TA, 11IG.

Pulso e língua: qual o seu verdadeiro valor semiológico – parte III

A MTC é um processo contínuo. O seu pensamento está estruturado de forma a permitir ao praticante conseguir diagnosticar, definir princípios de tratamento e aplicar terapêuticas. Uma vez que é essencialmente sintomática, todo este processo fica dependente dos sintomas existentes. Na ausência de sintomas – por não existirem ou não serem comunicados – somente a observação da língua e a palpação do pulso tornam-se abordagens impraticáveis.
A questão é esta: como definir o meu protocolo de acupunctura ou criar uma fórmula de matéria médica sem conhecer os sintomas do paciente? O princípio base de um protocolo de acupunctura consiste na selecção de pontos “locais, distais e sintomáticos”. Isto implica o paciente ter sintomas.

Dor no hipocôndrio por Vazio de Sangue ou diminuição da acuidade visual por Vazio de Sangue do Fígado são tratados com protocolos muito diferentes. Mais não seja porque falamos de queixas localizadas em regiões diferentes do corpo o que iria alterar de imediato o princípio de selecção de pontos locais. Existem pontos distais e sintomáticos que também são diferentes. Todo o protocolo base seria diferente.

As fórmulas de matéria médica seguem processos de pensamento diferentes (drogas imperadores, ministros, etc… em vez de princípios baseados nos meridianos) mas também estão dependentes da presença de sintomas. Existem drogas tónicas do sangue que são mais aconselhadas para o tratamento de problemas visuais enquanto outras são mais aconselhadas no tratamento de problemas menstruais. A verdade é que sem sintomas, por muito bons que sejamos a observar a língua ou palpar o pulso, não conseguimos criar um protocolo de acupunctura ou uma fórmula de matéria médica (a não ser algo extremamente vago e impreciso).
Mas não é tudo. Não só não conseguimos definir tratamento de acupunctura ou matéria médica sem conhecer os sintomas, como não é aconselhável prescrever matéria médica sem conhecer os sintomas do doente. No caso em questão mencionei o exemplo de problemas menstruais (amenorreia, dismenorreia, etc…) por vazio de sangue do Fígado. Uma das drogas muito usadas no tratamento desta queixa e deste padrão clínico é a Angelica Sinensis. Mas quem iria prescrever esta droga sem saber primeiro se o paciente tinha ou não diarreia?
A observação da língua e a palpação do pulso não oferecem informação suficientemente rica para se definir um diagnóstico correcto, não permitem definir tratamentos, uma vez que estes são mais dependentes dos sintomas e nem permitem saber se determinadas drogas usadas na MTC são contra-indicadas para o paciente ou não.

Pulso e língua: qual o seu verdadeiro valor semiológico – parte II

Não só a observação da língua e apalpação do pulso tem um valor semiológico pobre quando isolados, como também são valores facilmente alteráveis. Tanto a língua como o pulso podem ser facilmente manipuláveis, especialmente no mundo actual, onde imensos pacientes tomam medicação que altera a pulsação ou tem hábitos de vida – café, chupa-chupas, maus hábitos de higiene oral – que facilmente alteram a cor da língua ou a sua capa.
O problema subsiste. A MTC (Medicina Tradicional Chinesa) é essencialmente sintomática. Ela é incapaz de fazer um diagnóstico sem uma análise correcta dos sintomas do paciente. E enquanto um paciente for assintomático muito dificilmente será diagnosticado.
Existe, obviamente, um problema com o que acabei de dizer. A língua ou o pulso não oferecem informação clínica detalhada, nem permitem fazer um diagnóstico. Mas, teoricamente, permitem conhecer quais os possíveis padrões clínicos existentes. Se os bordos pálidos da língua não me permitem dizer se é um problema ocular ou menstrual, efectivamente permitem-me dizer que pode ser um vazio de sangue do fígado (consideremos este padrão uma vez que é mais comum que o vazio de qi).

Mas o que será que a língua nos diz quando existem 2 padrões clínicos no mesmo órgão? Falámos do vazio de sangue. Em alguns pacientes, pode existir vazio de sangue do fígado com subida de yang (algo muito comum no vazio de yin). No entanto, vazio de sangue e súbida de yang apresentam línguas com cores diferentes. O vazio de sangue apresenta bordos da língua pálidos enquanto a subida de yang do fígado apresenta bordos da língua vermelhos. Neste caso, temos 2 exemplos a demonstrar que a informação baseada na observação da língua não nos permite saber se existem 2 padrões clínicos num mesmo órgão.
                                       
Outra situação complicada refere-se à existência conjunta de vazio de yin e vazio de yang. O vazio de yin apresenta língua vermelha e o vazio de yang apresenta língua pálida. No entanto, pacientes com estes 2 padrões podem apresentar língua rosada… ou seja normal. Outra falha grande de se observar unicamente a língua é não reconhecer estas situações particulares onde a existência de 2 padrões clínicos distintos provocam alterações na língua que nos leva a crer que não existe nenhum problema.
A observação da língua também não nos oferece nenhuma informação sobre a relação entre diferentes padrões clínicos. Por exemplo, é virtualmente impossível diagnosticar “Estagnação de Qi do Fígado que agride o Estômago” através da observação da língua ou da palpação do pulso. Como sinais clínicos, têm lógica na presença de sintomas e somente na presença de sintomas.
Em termos de diagnóstico, a língua e pulso não são capazes de definir objectivamente o diagnóstico, não são capazes de mostrar a existência de 2 padrões clínicos no mesmo órgão, não são capazes de mostrar relações entre diferentes padrões clínicos e, inclusivamente, podem dar informação errada. Não só são bastante inúteis, quando tratados isoladamente, como também não nos ajudam a definir nenhum tratamento.

Pulso e língua: qual o seu verdadeiro valor semiológico – parte I

Recentemente, numa discussão que se seguiu à publicação dos textos “È sintomático”, foi colocada uma questão interessante. O facto da MTC não ser capaz de fazer diagnóstico na ausência de sintomas, não significa que não seja capaz de o fazer a partir de sinais clínicos. -
Efectivamente os sinais clínicos são muito usados em MTC. Os mais usados dizem respeito à observação de língua e palpação do pulso. No entanto existem outros sinais clínicos. A palpação de zonas de dor permite obter sinais clínicos relevantes para o diagnóstico – dor melhora/agrava com palpação superficial ou profunda -, permite saber se a pele se encontra fria ou quente ao toque. A observação da zona permite saber se existe atrofia muscular ou palidez ou rubor, por exemplo.
Na maior parte das vezes os profissionais dão mais importância à observação da língua e palpação do pulso. Quando escrevi sobre a importância do sintomas em MTC fui contrariado por leitores que falavam sobre a importância da análise da língua e do pulso.

Um deles, escreveu:
“O que a MTC pode oferecer é diagnosticar precocemente um vazio de Rim, Yuan e/ou Jing Qi, por exemplo, havendo no mínimo sinais na língua e o pulso, se não houver dores de joelhos, dor lombar, etc etc etc.”[i]
Na altura respondi:
“Como é possível diagnosticar um Vazio de Yang do Rim sem sintomas? Pela língua ou pelo pulso? A língua e o pulso são sinais clinicos muito limitados, não só porque são facilmente alteráveis, como pela falta de especificadade na informação que oferecem. Tem lógica analisá-los enquandrados nos sintomas.”[ii]
A resposta, na altura, não se fez esperar:
““A língua e o pulso são sinais clinicos muito limitados”
Diga isso aos vários mestres que o fazem. Eu não consigo e o Nuno também não,”[iii]
O José, autor destes comentários, tem razão numa coisa. Efectivamente existem imensas pessoas a fazer diagnóstico quase só pela língua e pulso. São sinais clínicos relevantes para a Medicina Chinesa e existem imensos médicos chineses que lhes dão imensa importância. Obviamente que existem pequenas divergências entre profissionais e escolas.
não é por ser uma prática muito usada que a torna mais correcta. Nem faz com que a língua ou o pulso sejam verdadeiramente independentes dos sintomas. E eu também acho que tenho razão relativamente ao que escrevi. Como tal somos obrigados a levantar uma questão. A questão, que nos preocupa, é esta: qual o verdadeiro valor semiológico destes sinais clínicos? Poderei usar estes sinais, na completa ausência de sintomas, e fazer um diagnóstico correcto?
A minha resposta imediata é não, como o leitor já deve ter reparado. É totalmente impossível fazer um diagnóstico acertado só com base no diagnóstico pela língua e pulso. São sinais clínicos com poder semiológico muito limitado, podem ser facilmente viciados, e quase nunca são usados independentemente da análise dos sintomas, especialmente se se deseja fazer uma diagnóstico correcto.
Olhar para a língua, oferece informações clínicas, de acorodo com a teoria clínica da MTC. Mas essas informações são muito vagas. Ver uma ponta da língua vermelha pode ser um problema circulatório, pode ser um problema cardíaco, pode ser insónia ou agitação física ou psíquica ou o facto da paciente ter esticado demasiado a língua – se mantiver o língua de fora algum tempo vai ver que a cor muda. Diferentes pessoas levam tempos diferentes a ficar com a língua de cor diferente.
Verdade seja dita: língua com ponta vermelha não nos diz nada acerca do estado de saúde da paciente. Diz somente que existe a possibilidade de ter calor no AS (Aquecedor Superior). Em termos clínicos isso é a mesma forma que dizer que existe um tipo chamado Nuno Lemos no planeta Terra. Boa sorte para saber quem é, onde vive, de onde veio, qual dos vários Nuno Lemos existentes é que se pretende e onde se encontra neste momento (bem talvez este exemplo esteja exagerado, uma vez que existem mais pessoas no planeta que sintomas no corpo humano.)
Bordos da língua pálida podem indicar um vazio de sangue do fígado, por exemplo. Mas também podem indicar um vazio de qi do fígado. E além disso não nos dizem nada acerca de possíveis patologias do paciente. Ou seja, somente a observação da língua nem nos permite diferenciar 2 padrões clínicos distintos no mesmo órgão. E muito menos nos pode informar acerca das queixas (queixa principal ou doença) da paciente.
Uma paciente pode ter amenorreia por vazio de sangue do fígado, palpitações por vazio de qi do coração e vesícula biliar, ou alterações oculares por vazio de sangue do fígado, etc… Boa sorte para conseguir definir o que essa paciente tem, olhando somente para a língua. A presença de sintomas (dismenorreia, dor, alterações de apetite, sudação profusa, etc…), as características próprias desses sintomas (dismenorreia que agrava antes do período menstrual, dor com sensação de peso, sudação profusa que agrava com esforço físico) ou a relação formada entre eles (estados de irritabilidade desencadeiam vómitos, ansiedade que gera palpitações, astenia física que gera tonturas, etc…) são características essenciais para se fazer um diagnóstico e nenhuma delas é percebida pela observação da língua ou a palpação do pulso.
Por muito difícil que seja para alguns praticantes, sem sintomas não há diagnóstico em MTC. O diagnóstico baseado unicamente em sinais clínicos como a língua ou o pulso é tão fantasista e tão incerto quanto as certezas dos EUA sobre as armas de destruição maciça no Iraque. Pode-se protestar à vontade, podem inventar-se os argumentos que se desejar… elas, simplesmente, não aparecem.

Conheça os sintomas da estase de sangue

A estase de sangue é um padrão que denuncia uma série de sintomas que são associados à interrupção da circulação sanguínea, tal como entendida na MTC.
Existe sempre uma associação entre a estagnação de qi e a estase de sangue pois é o livre fluir do qi que permite a mobilidade do sangue. É muito comum estes 2 padrões encontrarem-se associados. Por outro lado factores externos como o frio também podem provocar padrões de estase de sangue.
O vazio de sangue, o vazio de qi ou a plenitude calor no sangue também podem provocar padrões de estase de sangue. Muitas vezes existem pequenas diferenças sintomáticas derivadas do padrão causal da estase de sangue.

1 – problemas menstruais: é muito comum a existência de padrões de estase de sangue manifestarem-se com sintomas menstruais. A estase de sangue pode provocar dismenorreia (dor que aparece antes do período menstrual), ciclo longo, hemorragias uterinas ou mesmo amenorreia. A estase de sangue também provoca o aparecimento de coágulos durante as perdas mensais;
2 – Síndrome doloroso: a dor é uma manifestação da paragem do livre fluir do Sangue ou do Qi. Se na estagnação de qi a dor é tipo distensão (mais distensão que dor), na estase de sangue ela caracteriza-se por ser fixa (pode ser móvel na estagnação de qi), tipo facada (ou picada). Tende a agravar à noite e a melhorar com o movimento. A sensação de distensão da estagnação de qi também tende a melhorar com o movimento. Mas o seu agravamento não está associado com a noite;
3 – Massas e tumores: de acordo com a medicina chinesa a paragem da correcta circulação do Qi ou do Sangue conduz à produção de massas corporais ou tumores que podem ser palpáveis ou não. Estas massas tendem a ser fixos e tem localização prevalente na zona abdominal.
4 – Língua: apresenta-se arroxeada com varicosidades subliguais. Consoante a existência de Vazio de Sangue ou outros síndromas a língua pode evidenciar alterações.
                                              5 – Pulso: apresenta-se tenso e rápido;
6 – lábios e unhas: tal como a língua os lábios e as unhas podem apresentar-se arroxeados.
Consoante a estase de sangue afecte diferentes órgãos pode apresentar pequenas diferenças sintomáticas. A estase de sangue no coração ou no fígado manifestam-se com dor. A dor vai ser, sempre, tipo facada e fixa podendo agravar à noite (quando o fígado armazena o sangue agravando ainda mais a condição de estase). No entanto ela vai localizar-se em zonas diferentes: na estase de sangue do coração a dor manifesta-se no peito e na estase de sangue do fígado a dor manifesta-se na região do hipocôndrio.
Menstruação com coágulos escuros e dor pré-menstrual indica uma afecção do útero. Hematemeses (vómitos de sangue) e língua arroxeada indica uma estase de sangue no estômago.

Conheça os sintomas do Vazio de Sangue

O Vazio de Sangue não significa necessariamente perdas consideráveis de sangue ou deficiente produção de sangue como entendido na medicina ocidental. Nos padrões clínicos que envolvem o sangue podemos encontrar: (1) vazio de sangue, (2) estase de sangue, (3) plenitude calor no sangue ou (4) perda de sangue.
Convém sublinhar que o Vazio de Sangue é também uma forma de Vazio de Yin, e, como tal exalta o Yang (pode provocar descontroles muito grandes a nível do Yang que vão até ao Acidente Vascular Cerebral – AVC). Manifesta-se através dos seguintes sintomas:
Astenia: tal como no Vazio de Qi ou Yang uma das marcas características é a falta de motivação para agir, o aprofundar de uma ligeira apatia que se pode agravar. A astenia no Vazio de Sangue tem uma componente psicológica de agitação típica deste padrão, ou seja, à noite o corpo não mexe mas a mente não pára quieta e daqui compreende-se o sintoma de insónia; O sintoma de astenia deve-se ao facto de ser o baço o principal órgão responsável pelo Gu Qi que vai ajudar a produzir sangue.

Insónia: este aspecto já falado está relacionado com o impacto que o vazio de sangue tem a nível do coração e com a sua relação com o yin. No entanto não deve confundir-se a insónia por vazio de sangue e a insónia por vazio de yin. Na primeira, o doente, tem dificuldade em adormecer enquanto que na segunda ele adormece bem mas acorda muitas vezes durante a noite.
Amenorreia: é a ausência do ciclo menstrual pois no Vazio de Sangue o corpo tende a economizar sangue diminuindo as suas perdas menstruais tanto em quantidade, como no número de dias de fluxo, como no aumento de intervalo entre os dias em que há fluxo. Pode dar-se a ausência completa de menstruação (amenorreia) ou uma diminuição das perdas. Também se pode dar um vazio de sangue devido a perdas excessivas. Este sintoma está muito relacionado com o fígado que é o órgão responsável pelo armazenamento do sangue.
Alterações de memória: as alterações de memória estão relacionadas com a descontinuidade dos processos mentais em que a pessoa fala sobre um assunto e, a meio, passa para outro assunto sem fazer ligação. A pessoa quebra os raciocínios a meio, tornando-se incapaz de se lembrar do que diz, pensou ou fez. As alterações de memória exprimem o impacte do Vazio de Sangue ao nível do Coração.
Alterações de visão: em particular dificuldade em ver à noite, designado como hemeralopia. Este sintoma exprime o impacte do Vazio de Sangue sobre o Fígado pois todas as alterações do globo ocular estão relacionadas com o Fígado. Uma vez que o sangue é armazenado pelo fígado um vazio de sangue pode facilmente provocar sintomas relacionados com este órgão.
Tremura interna: com o Vazio de Sangue, o corpo não aquece tanto e um dos sintomas que se pode desmarcar é a tremura interna. Não se pode confundir com tremura física que se deve a patologia músculo-tendinosa que é um sintoma típico do Fígado, é mais uma sensação do que uma manifestação física. O tremor externo físico, tem a ver com a patologia músculo-tendinosa funcional relacionada com o Fígado. Outro sintoma comum é a tontura e a parestesia. Estes sintomas devem-se à relação do sangue com o fígado.
                                    Agitação mental: juntamente com a insónia pode surgir ansiedade ou depressão.
Pele seca e unhas quebradas e brancas: pele seca e cabelo seco juntamente com os sintomas de unhas pálidas e quebradiças são típicas de casos mais graves de vazio de sangue. A componente yin do sangue consiste, também, em humedecer os tecidos. Em casos mais graves esta função falha e surgem sintomas de secura. Prurido na pele é outro sintoma que pode surgir.
Língua: apresenta-se pálida. Um vazio de sangue do fígado pode caracterizar-se por bordos pálidos na língua. Esta também se pode apresentar ligeiramente seca uma vez que existe falta de líquidos orgânicos. A língua pálida também denuncia a associação existente entre o sangue e o coração.
Pulso: apresenta-se fino como é característico dos quadros de vazio.
NOTAS
(1) Insónia: medo de dormir à noite devido a agitação psicológica que acompanha a astenia física, estes dois sintomas de insónia e agitação mental devem-se, ao facto, de o Vazio de Sangue ser uma forma de Vazio de Yin. A insónia, apesar de não constar na folha de diagnóstico deve ser encarada como uma possibilidade com grande probabilidade de ocorrer.

MENSTRUAÇÃO IRREGULAR E ACUPUNTURA

Como o nome indica, este problema refere-se a alterações anormais do ciclo menstrual, da quantidade de sangue ou da cor do sangue.
No que concerne ao ciclo menstrual em si há que tomar em consideração 3 alterações básicas: ciclo curto, ciclo longo, ciclo irregular(1).
Em MTC chama-se Yue Jing Bu Tiao (menstruação irregular).
Na menstruação irregular costumam estar associadas alterações de ciclo e quantidade de perda de sangue. Apesar disto nos ciclos curtos costumam existir perdas profusas enquanto que nos ciclos longos as perdas costumam ser escassas (Yanfu, 2002).
A cor do sangue menstrual, quantidade, caracterização do sangue menstrual, tipo de ciclo associados a outros sintomas acompanhantes e à língua e pulso decidem qual o diagnóstico correcto em termos de MTC (Yanfu, 2002).
O diagnóstico pode ser feito ou através da análise imediata dos padrões clínicos ou partindo da queixa especificada (ciclo curto, ciclo longo, etc…).
Ciclo curto é caracterizado por ocorrer 3 a 5 dias antes do normal ocasionalmente. Se ocorrer por mais de 3 ciclos seguidos é considerado mórbido (Yanfu, 2002).
Ciclo longo é caracterizado por ocorrer 7 dias após o normal. A menstruação ocorre de 40 em 40 dias aproximadamente. Só se o ciclo se atrasar por 3 vezes consecutivas é que é considerada mórbida. Caso contrário pode ser normal. Existem 3 pontos de diagnóstico importantes: (I) a menstruação ocorre 7 dias mais tarde que o normal por 3 ciclos consecutivos, (II) exclui-se a possibilidade de gravidez e (III) exclui-se a possibilidade de doença hemorrágica se menstruação aparecer meio mês após o normal com hemorragia vaginal moderada e dor abdominal (Yanfu, 2002).
Irregularidade do ciclo menstrual é caracterizado por este ocorrer 7 dias antes ou 7 dias depois do normal.
Perdas excessivas de sangue significa que existe um aumento do fluxo de sangue ou existe um aumento do número de dias que a menstruação dura, regra geral, mais de 7 dias. Existem 3 chaves de diagnóstico importantes: (I) menorreia aumenta bastante e pára passado um tempo, (II) perdas excessivas aparecem juntamente com ciclos longos ou curtos e (III) perdas profusas ou incessantes podem indicar a existência de metrorragias ou metrostaxis (Yanfu, 2002).
Menstruação escassa significa que a quantidade de perdas sanguíneas diminuiu ou o número de dias diminuiu para 2. Os pontos chave de diagnóstico são: (I) ciclo menstrual normal mas com perdas menores, (II) a paciente não toma contraceptivos que podem alterar os sintomas (Yanfu, 2002).


DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA
Plenitude Calor no Sangue
Ciclo curto, menstruação aparece 7 dias ou mais antes do tempo previsto, em alguns casos pode aparecer 2 vezes por mês, hemorragia profusas com sangue vermelho vivo ou escuro e pegajoso e/ou espesso com possível presença de coágulos (Yanfu, 2002), sensação de calor e preferência pelo frio, sede e vontade de beber líquidos frios, lábios e boca secas, febre, agitação física e psíquica, opressão torácica, irritabilidade e acessos de raiva, urina escura e escassa, fezes secas, língua vermelha com capa amarela e espessa, pulso cheio, forte e rápido.
Vazio de Qi
Ciclo curto, hemorragias profusas de sangue pálido que podem durar algum tempo, astenia física, sonolência, palpitações, anorexia, fezes moles, agravamento da astenia após o período menstrual, suores espontâneos que podem agravar na altura da menstruação, respiração curta, sensação de vazio no abdómen inferior(2), língua pálida e marcada pelos dentes, pulso fino e fraco.
Vazio de Yin
Ciclo curto, menstruação escassa, sangue de cor escura (arroxeado) e pegajoso(3), febre vespertina, sensação de calor no peito, solas dos pés e palmas das mãos, urina escura, boca e garganta secas(4), língua vermelha sem capa e seca, pulso fino e rápido.
Vazio de Sangue
Ciclo longo, pouca perda de sangue de cor pálida, dor abdominal tipo moínha que melhora com pressão, sem coágulos, superior a 40-50 dias, dor no abdómen inferior que melhora com pressão, sensação de vazio no abdómen inferior, visão turva, unhas quebradiças, insónia, tonturas, palpitações, língua pálida, pulso fraco e fino.
Vazio por Frio no sangue
Ciclo longo, perdas escassas, sangue de cor escura (pode ser quase negro) e com coágulos, dor abdominal que alivia com calor, membros frios, aversão ao frio, língua de cor escura com capa branca e pulso profundo e tenso.
Estase de Frio no útero
Ciclo longo, perdas em pequena quantidade de sangue de cor escura (pode ser quase negro) e com coágulos, período menstrual associado a dor fixa que agrava com frio e melhora com calor, membros frios, língua com capa branca e pulso tenso.
Estagnação de Qi
Ciclo longo, perdas de pouca quantidade, dor tipo distensão no abdómen inferior e região hipocondríaca, perdas de cor vermelho escuro, presença de coágulos, distensão ou dor mamária, distensão ou dor no hipocôndrio e baixo abdómen, opressão torácica, depressão, língua com varicosidades sublinguais e pulso tenso em corda.
Estagnação de Qi do Fígado
Ciclos variados com perdas sanguíneas diferentes de ciclo para ciclo(5), sangue de cor escura, distensão no hipocôndrio e abdómen inferior, alterações psiquiátricas (irritabilidade, raiva ou preferência por cantar), dor que agrava à palpação, distensão mamária, depressão, língua com varicosidades sublinguais e pulso tenso em corda.
Humidade-Mucosidade
Perdas escassas(6), sangue de cor clara e pegajoso, sensação de peso no baixo abdómen ou no corpo todo, opressão torácica e náusea, leucorreia pegajosa, língua pálida com capa branca, espessa e pegajosa, pulso deslizante.
                                        
Estagnação de qi do Fígado com calor no sangue
ciclo curto, perdas excessivas, sangue de cor avermelhada ou arroxeada e pegajoso, distensão do hipocôndrio e mamas, depressão, agitação psíquica, raiva, sabor amargo na boca, boca e garganta secas, urina amarela escura, fezes secas e obstipação, língua vermelha com capa amarela, pulso rápido e em corda (Yanfu, 2002).
Vazio de Yin e Yang do Rim
Ciclos variados com perdas variadas(7), sangue de cor mais clara ou pálida, lombalgia, fraqueza dos membros inferiores, tonturas, zumbidos, noctúria, língua normal ou pálida, com pulso fraco e profundo.

ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para menstruação irregular: 6VC, 3VC, 6BP, zigongxue.
Esta é uma combinação muito simples com 2 pontos locais e 1 distal.
Outros pontos a usar: 4VC, 2VC, 32B, 11R, 12R, 13R.
Selecção de pontos de acordo com os padrões clínicos:
Plenitude Calor no Sangue: 10BP, 2F, 11IG
Esta é uma combinação muito forte para eliminar calor. O ponto 11IG é um ponto geral muito usado, o 10BP é especifico para eliminar calor do Sangue e o 2F elimina calor do Fígado (uma vez que o Fígado armazena o Sangue quando existem quadros de calor no Sangue considera-se que o Fígado também está envolvido).
Outros pontos a usar: 4IG, 5TA, 14VG, 2BP, 2R, 3F, 1BP.
Vazio de Qi: 36E, 30E
Neste caso recorre-se à combinação de pontos do mesmo meridiano locais e distais com grande acção em tonificar o Qi.
Outros pontos a adicionar: 4VC, 4BP, 20B, 23B.
Vazio de Yin: 3R
Uma vez que no protocolo base já se encontra o ponto 6BP decidimo recorrer somente ao 3R.
Outros pontos a usar: 7R.
Vazio de Sangue: 10BP, 36E
O 10BP é um ponto para tonificar o Sangue e o 36E tanto tonifica o Sangue como o Qi.
Outros pontos a usar: 4IG que tal como o 36E tem acção de tonificção do Qi e Sangue forte; 17B.
Estase de Frio no útero: 4VC, 30E
Mais uma vez recorremos a 2 pontos locais muito bons no tratamento de quadros de frio (seja por excesso ou deficiência).
Outros pontos a usar: 36E, 4VC.
Estagnação de Qi do Fígado: 34VB, 3F, 36E
34VB e 3F são pontos específicos para mover Qi do Fígado e 36E move o Qi em geral sendo muito usado.
Vazio de Yin e Yang do Rim: 4VC, 23B, 3R
Esta é uma combinação base para garantir um fortalecimento do Yuan Qi e do Rim.
Outros pontos a usar: 7R, 4VG, 14R.
Pontos sintomáticos para sintomas mais relevantes:
Ciclo curto: 10BP
Ciclo longo: 29E, 10BP
Ciclo variados: 3F
Hemorragia profusa: 8BP
Astenia: 36E, 12VC
Opressão torácica: 17VC, 6MC
Distensão mamária: 41VB, 17VC, 18E, 40VB, 5TA
Respiração curta: 22VC, 7P
Tonturas: 20VB, 20VG
Zumbidos: 2VB, raiz do nervo vago
Dor hipocondríaca: 14F, 3F, 6MC
Febre vespertina: 4IG
Garganta seca: 6R, 22VC
Dor local: 32B

Infertilidade e acupuntura



A infertilidade feminina pode ser diagnosticada em 2 situações distintas: (1) mulher que nunca teve filhos não consegue engravidar ao longo de 3 anos de tentativas, sem nesse período ter usado contraceptivos, e recorrendo sempre a um homem saudável e (2) uma mulher que já foi mãe tenta engravidar ao longo de 2 anos, sem sucesso.

DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA
Vazio de Yin do Rim
Incapacidade em engravidar após mais de 3 anos a tentar, ciclo curto ou irregular, perdas escassa com sangue vermelho vivo ou mais escuro, sem coágulos, agitação física e psíquica, tonturas, zumbidos, febre vespertina, suores nocturnos, boca e garganta secas, urina escura, língua vermelha sem capa, pulso fino e rápido.

Vazio de Yang do Rim
Incapacidade em engravidar após mais de 3 anos a tentar, menstruação irregular (ciclo longo ou ciclo irregular), perdas escassas e de cor pálida, possível amenorreia, poliúria, polaquiúria, aversão ao frio, dismenorreia que melhora com pressão e calor e agrava com frio, dor tipo moinha, língua pálida e inchada, pulso fino, profundo e lento.
Vazio de Sangue do Fígado
Infertilidade, perdas escassas com sangue vermelho pálido, sem coágulos, dismenorreia tipo moinha que agrava após as menstruações e melhora com pressão, astenia física, visão nublada, tonturas, língua pálida, pulso fino.
Estagnação de Qi do Fígado
Infertilidade, distensão hipocondríaca e no baixo abdómen, menstruação irregular, síndrome pré-menstrual com grande irritabilidade, dismenorreia durante o período menstrual, possível amenorreia ou perdas escassas de sangue mais escuro, presença de coágulos, língua com varicosidades sublinguais e pulso em corda.
Estase de Sangue
Infertilidade, dismenorreia que agrava antes e tende a melhorar à medida que o período menstrual decorre, dor tipo facada muito fixa, possível palpação de massas, amenorreia ou ciclo longo com sangue de cor vermelho acastanhado, presença de coágulos, língua de cor vermelha ou púrpura com vericosidades sublinguais, pulso tenso.
Estase de Frio no útero
Infertilidade, ciclo longo ou ciclo irregular, perdas escassa de sangue vermelho mais escuro, dismenorreia que melhora com calor e agrava com frio, dor forte que agrava com palpação, frio no útero, língua com capa branca e espessa, pulso tenso e lento.
Humidade-Mucosidade no útero
Infertilidade, sensação de peso no baixo abdómen, obesidade, ciclo longo, possível amenorreia, perdas escassas de sangue espesso e pegajoso, leucorreia pegajosa, tonturas, opressão abdominal e torácica, língua com capa pegajosa e pulso deslizante.

ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para infertilidade: zigongxue, 6BP, 3VC, 32B
Deste conjunto de pontos só o 6BP é um ponto distal.
Caso, para não prolongar o tratamento, desejemos usar pontos só à frente podemos retirar o 32B e alterá-lo por outros pontos como 2R, 3R, 11R, 12R, 13R, 14R ou 8BP.
Selecção de pontos de acordo com os padrões clinicos:
Vazio de Yin do Rim: 23B, 2R, 13R
Os pontos 2R e 13R fazem uma combinação de pontos do mesmo meridiano locais e distais que tem capacidade de tonificação do Yin. A estes pontos adiciona-se o 23B que é ponto de assentimento do Rim, não esquecendo que já se encontram no protocolo base os pontos 6BP e 3Vc que também possuem capacidade de tonificação do do Yin.
                                          Vazio de Yang do Rim: 23B, 4VG, 4VC
Esta é uma combinação de pontos locais, todos eles com grande capacidade de recuperação do Yang.
Outros pontos a usar: 1R, 2R, 3R, 7R e 3VG.
Vazio de Sangue do Fígado: 10BP, 8F, 3R
Ao ponto para tonificar o Sangue (10BP) adicionamos o ponto de tonificação do Fígado (8F) e o ponto de fortalecimento do Rim (3R).
Estagnação de Qi do Fígado: 3F, 34VB
Estes 2 pontos movem o Qi do Fígado. Esta é uma combinação de 2 pontos distais de meridianos acoplados.
Outros pontos a usar: 36E, 6VC.
Estase de Sangue: 10BP, 3F
Neste protocolo temos um ponto para mover o Sangue (10BP) e outro para mover o Qi (3F).
Outros pontos a usar: 17B.
Estase de Frio no útero: 4VC, 36E, 30E
O 4VC tonifica o Yang e e aquece o corpo. Os pontos 36E e 30E fazem uma combinação de pontos do mesmo meridiano locais e distais muito forte a tonificação do Qi e, consequentemente, no aquecimento do corpo.
Humidade-Mucosidade no útero: 28E, 9BP, 40E
28E é um ponto local para eliminar Humidade e 40E é um ponto distal, do mesmo meridiano, para eliminar Mucosidade. O ponto 9BP elimina Humidade.
Outros pontos a usar: 6VC.
Pontos sintomáticos para sintomas relevantes:
Poliúria: 7R
Suores nocturnos: 6C
Agitação psíquica: Yintang
Amenorreia: 29E
Dismenorreia: 32B
Leucorreia: 26VB
Visão nublada: 37VB, 20VB, qiuhou, shangming.

OBSTIPAÇÃO(Prisão de ventre) E ACUPUNTURA



Obstipação e diarreia são consequências de alterações dos movimentos intestinais. Esta queixa refere-se à dificuldade em defecar.
Em MTC chama-se Bian Bi.

DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA
Plenitude Calor no Intestino Grosso e Estômago
Obstipação, fezes secas e dificuldade em defecar de 3 em 3 ou 8 em 8 dias, fezes em forma de bola tipo ovelha, dor que agrava à palpação, urina escura, face vermelha, sede, mau hálito, sensação de calor nos intestinos, distensão abdominal, dor, língua vermelha com capa amarela e pulso rápido.
Plenitude Calor do Fígado/Vesícula Biliar
Obstipação, sensação de calor nos intestinos e hipocôndrio, dor hipocondríaca que melhora com frio e agrava com calor, pele local vermelha e quente ao toque, face vermelha, olhos vermelhos, irritabilidade e tendência para acessos de raiva, zumbidos, tonturas, cefaleia que melhora com aplicações de frio, grande agitação física e psíquica, boca e garganta seca e possíveis ulcerações na mucosa bucal, sabor amargo na boca, língua vermelha com capa amarela, pulso rápido, cheio e forte.

Estagnação de Qi do Fígado
Obstipação, dificuldade em defecar apesar do paciente sentir urgência em faze-lo, arrotos com frequência, dos hipocondríaca tipo distensão, sensação de opulência abdominal e intercostal, distensão abdominal, apetite pobre, língua normal com capa fina e varicosidades sub-linguais, pulso tenso ou em corda.
Vazio de Sangue do Fígado
Obstipação com fezes secas, tonturas, face pálida, palpitações, visão nublada, lábios pálidos, unhas quebradiças em casos mais severos, língua pálida com bordos pálidos, pulso fraco e em corda.
Vazio de Qi do Baço e Pulmão
Obstipação, desejo de defecar mas incapaz de o fazer, ausência de desconforto abdominal, fezes normais ou moles, transpiração espontânea, astenia física e mental, respiração curta, voz fraca, língua pálida e caoa branca, pulso fraco e suave.
Vazio de Yang do Rim
Obstipação, frio generalizado, muito comum na 3ª idade, lombalgia que agrava com frio e melhora com calor, poliúria, língua pálida com capa branca, pulso profundo e lento.
Vazio de Yin do Rim
Obstipação, suores nocturnos, preferência por aplicações de frio no abdómen, lombalgia que melhora com frio e agrava com calor, urina escura, suores nocturnos, febre vespertina, agitação física e psíquica, boca e garganta secas, língua vermelha sem capa, pulso fino, rápido e superficial.

ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para obstipação: 25E, 37E, 25B, 6TA.
Os pontos 25E e 25B são pontos de órgão do Intestino Grosso, o ponto 37E é o ponto mar-inferior e o 6TA é conhecido enquanto ponto sintomático para obstipação.Outros pontos a usar: 6R em casos de Vazio de Yin ou muito calor, 12VC.
Selecção de pontos de acordo com os padrões clínicos:
Plenitude Calor no Intestino Grosso e Estômago: 15BP, 4IG, 44E
O ponto 15BP é mais um ponto local que vai beneficiar a acção do ponto 25E, o ponto 4IG elimina calor e o ponto 44E é o segundo ponto Shu o que o torna bom para eliminar calor.Outros pontos a usar: 2IG, 6R (este último ponto é mais aconselhado em quadros de Vazio de Yin).
                                          Plenitude Calor Fígado/Vesícula Biliar: 2F, 43VB, 5TA
Uma vez que já se encontra presente o ponto 6TA no protocolo base, então, podemos prescindir do ponto 5TA.
Estagnação de Qi do Fígado: 3F, 6VC, 34VB
3F e 34VB são pontos especifícos para mover o Qi do Fígado. 6VC vai mobilizar o Qi no AI.Outros pontos a usar: 32B, 30E, 4BP. Outra combinação possível consiste em usar os 4 portões.
Vazio de Sangue do Fígado: 10BP, 8F, 17B
17B e 10BP são especifícos para o Sangue e 8F é o ponto de tonificação do Fígado.Outros pontos a usar: 20B e 36E caso o Vazio de Sangue esteja associado a Vazio de Qi e 6R caso se encontre associado a quadros de calor que esgotam os líquidos orgânicos.
Vazio de Qi do Baço e Pulmão: 36E, 20B, 13B, 12VC
Os pontos 20B e 13B são os pontos de assentimento do Baço e Pulmão, respectivamente. O ponto 12Vc é o ponto de órgão do Estômago e um forte tonificante do Qi. O 36E é um dos principais pontos para tonificar o Qi. Neste caso, uma vez que o 36E fica perto do 37E, podemos prescindir deste último.Outros pontos a usar: 30E, 4BP, 6BP, 2BP, 6VC, 17VC, 9P.
Vazio de Yang do Rim: 4VG, 23B, 3R
4VG, 23B e 3R é uma combinação base para tonificar o Yang do Rim.Outros pontos a usar: 8VC, 6VC, 4VC, 7R, 1R, 6BP.
Vazio de Yin do Rim: 6BP, 3R, 6R
6BP e 3R é uma combinação base para o Vazio de Yin. 6R gera líquidos orgânicos e tonifica Yin do Rim. A combinação também pode ficar 6BP, 6R.Outros pontos a usar: 7R (é ponto de tonificação e também é importante para os líquidos orgânicos), 2R.
Pontos sintomáticos para sintomas mais relevantes:
Irritabilidade: 13VB, 6MC
Apetite pobre: 36E, 12VC, 4BP
Lombalgia: 23B, 25B, 40B
Tonturas: 20VB, 20VG
Zumbidos: 2VB, ponto da raiz do nervo vago
Distensão abdominal: 14F, 13F
Suores nocturnos: 6C, 7R
Boca e garganta seca: 6R, 22VC

ZUMBIDOS E SURDEZ E ACUPUNTURA



Zumbido é caracterizado pelos pacientes como um som tipo campainha nos ouvidos.
Surdez é a perda de capacidade de ouvir.
DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA

Invasão de vento externo
Aparecimento súbito de zumbidos ou surdez, zumbidos agravam com exposição ao vento e frio, febre e calafrios, aversão ao frio, dores generalizadas, rigidez na nuca, ausência de sudação, cefaleia, língua com capa fina e branca, pulso flutuante.
Em padrões de vento-calor é possível existirem outros sinais clínicos como: dor leve no ouvido, sensação de ligeira obstrução dentro do ouvido, capacidade auditiva ligeiramente reduzida e membrana do ouvido ligeiramente vermelha.
Subida de Yang do Fígado
Aparecimento súbito de zumbidos ou surdez, aparecimento destes sintomas está associado a estados de instabilidade emocional, irritabilidade, tendência para acessos de raiva, tonturas, cefaleia, sabor amargo na boca, face vermelha, olhos vermelhos e secos, suores nocturnos, boca e garganta seca, língua vermelha com capa fina e amarela, pulso rápido e em corda.
Os zumbidos de aparecimento súbito apresentam-se muito intensos com som elevado e diminuição da capacidade auditiva. No entanto, como a subida de yang é uma consequência do vazio de yin, se este padrão for o mais intenso, o paciente pode apresentar os sintomas de vazio de yin. Também é possível que sinta alteração de sintomas que denúncia agravamentos momentâneos do vazio de yin que gera subida de yang.

Humidade-Mucosidade
Zumbidos de aparecimento súbito, sensação de peso na cabeça, em particular, no canal auditivo, dilatação abdominal, agravamento por exposição a ambientes húmidos, língua com capa pegajosa, pulso deslizante.
Outras variações da humidade-calor, como a humidade-calor no Fígado e Vesícula Biliar podem apresentar: dor relativamente severa dentro do ouvido que pode irradiar para a face, febre e frio alternados que agravam os outros sintomas. Nos padrões de Humidade-calor os zumbidos podem ter aparecimento súbito, apresentam som muito alto e diminuição da capacidade auditiva.
Vazio de Yin e Yang do Rim
Zumbidos de som baixo mas persistentes, aparecimento gradual, alivio com pressão local, zumbidos de som baixo tipo cigarra, agravamento pelo esforço físico, perda de audição crónica, tonturas, lombalgia, fraqueza dos membros inferiores, língua rosada e pulso fino e fraco.

ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para zumbidos: 2VB, ponto da raiz do nervo vago, 6TA.
Nesta combinação temos pontos locais e um distal. Um dos pontos locais faz parte da auriculopunctura mas com efeitos muito bons no tratamento dos zumbidos. 2VB e 6TA é uma combinação de pontos do mesmo par de meridianos.
Outros pontos a adicionar: 5TA, 41VB, 17TA, 19ID, 21TA.
Selecção de pontos de acordo com os padrões clínicos:
Invasão de Vento externo: 20VB, 16VG, 12VB
20VB e 12VB são 2 pontos proximais ao ouvido com função de eliminar Vento. 16VG fica na nuca e tem como função não só eliminar vento mas também aliviar alguns sintomas deocrrentes deste quadros como tonturas ou rigidez na nuca ou mesmo cefaleia occipital a existir.
                                     
Subida de Yang do Fígado: 20VB, 3F, 6BP, 3R
20VB e 3F acalmam o Yang do Fígado enquanto que os pontos 6BP e 3R tonificam o Yin.
Outros pontos a usar: 2F, 43VB, 5TA, 6MC.
Humidade-Mucosidade: 36E, 8E, 12VC
36E e 8E é uma combinação de pontos de mesmo meridiano, um local e o outro distal, com função de eliminar Humidade da cabeça. O ponto 12VC, tal como o 36E, eliminam Humidade e fortalecem o Baço (é mais fácil eliminar Humidade se o Baço se encontrar forte).
Outros pontos a adicionar: 4BP, 2BP, 20B.
Vazio de Yin e Yang do Rim: 4VG, 4VC, 6BP
Esta combinação é muito boa para fortalecer o Qi do Rim e dar energia ao corpo.
Outros pontos a adicionar: 3R, 7R, 23B.
Pontos sintomáticos para sintomas relevantes:
Irritabilidade: Yintang
Suores nocturnos: 6C, 3ID
Cefaleia temporal: 8VB, 41VB, 5TA
Cefaleia parietal: Sishencong, 20VG, 1R.

HIPERTENSÃO E ACUPUNTURA



A hipertensão costuma ser assintomática e nunca foi definida como doença ou como padrão clínico dentro da medicina chinesa. A sua análise contemporânea é baseada nos sintomas que maioritariamente afectam estes pacientes. Nesta obra analisamos estes sintomas como pertencendo à hipertensão. No entanto devemos ter em consideração de que estes sintomas e a variação de padrões clínicos a ele associados também se verificam noutros casos em que os pacientes não sofrem desta maleita.
Em MTC a hipertensão pode dividir-se nas seguintes categorias: Xuan Yu (vertigens) e Tou Tong (cefaleia).
Hipertensão de acordo com a MTC
Existem 4 padrões principais no diagnóstico da hipertensão. Esses padrões são: Plenitude Calor do Fígado; Mucosidades que afectam o AS; Subida de Yang devido a Vazio de Yin; Vazio de Yin e Yang do Rim.

Diagnóstico de acordo com a Medicina Chinesa
Plenitude Calor do Fígado
Hipertensão, cefaleia (generalizada, no vértice ou nas têmporas) e tonturas que agravam com calor e estados de irritabilidade, face vermelha, olhos vermelhos, hemorragia nasal, boca e garganta secas, irritabilidade e/ou tendência para acessos de raiva, língua vermelha com capa amarela, pulso forte e rápido
Mucosidade que ascende ao AS
Hipertensão, Cefaleia e tonturas acompanhadas por sensação de peso, sensação de peso no corpo, sensação de opulência torácica, alterações de apetite, língua com capa branca e pegajosa, pulso deslizante.
Subida de Yang do Fígado devido a Vazio de Yin
Hipertensão, Tonturas, cefaleia, acessos de calor, zumbidos, insónia, irritabilidade, dormência ou tremor dos membros, sintomas agravam com irritabilidade ou calor, lombalgia que melhora com pressão e está associada a cansaço, fraqueza dos membros inferiores e zona lombar, urina escura, língua vermelha sem capa ou com capa muito fina, pulso fino, superficial e rápido.
Vazio de Yin e Yang do Rim
Hipertensão, tonturas, zumbidos, cefaleia, lombalgia tipo moinha que melhora com pressão, alterações urinárias (micção nocturna), fraqueza dos membros inferiores, astenia física, palidez e maçãs do rosto vermelhas, membros frios, sede, pulso lento e profundo, língua pode apresentar-se normal ou com tom avermelhado pálido e com capa.

ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para a Hipertensão: 20VB, 11IG, 4IG, 36E.
O ponto 20VB é ponto de reunião da VB e dos meridianos Yang wei; elimina calor da cabeça e olhos e acalma a cefaleia. Os pontos 11IG e 4IG eliminam calor e baixam a pressão arterial. O ponto 36E é outro ponto experimental com bons resultados no tratamento da hipertensão.
Além destes pontos base ainda podemos usar 10BP, 40E e 3F. Também existem relatos do uso do ponto 2R para tratar hipertensão sistólica.
Selecção de pontos para os padrões clínicos:
   




























































































































































Plenitude Calor do Fígado: 2F, 43VB
Estes 2 pontos eliminam calor do Fígado e VB. O ponto 3F também pode ser usado pois acalma o Yang do Fígado. Estes pontos associados aos pontos base (que acalmam o Yang ou eliminam calor) faz um tratamento forte.
Mucosidade que ascende ao AS: 40E, 17VC, 6MC
40E elimina Mucosidade e os pontos 17Vc e 6MC regularizam o AS.
Subida de Yang do Fígado devido a Vazio de Yin: 3F, 6BP, 3R, 8F
O ponto 3F acalma o Yang do Fígado e os restantes fazem a tonificação do Yin do Fígado. Atente-se à presença do ponto 20VB, no protocolo base, que acalma o Yang do Fígado.
Outros pontos a adicionar seriam o 18B e 23B pois são pontos de assentimento dos referidos órgãos.
Vazio de Yin e Yang do Rim: 4VC, 6BP, 4VG, 23B, 2R
4VC fortalece o Qi do Rim, 4VG e 23B com moxa fortalecem o Yang e 6BP e 2R ajudam a tonificar o Yin.
Pontos sintomáticos para sintomas mais relevantes:
insónia e irritabilidade: 7C, 43VB, 13VB
obstipação: 6TA
náuseas ou vómitos: 6MC, 36E
tonturas severas: 20VG, 20VB, 8E, Sishencong