segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Diagnóstico para soluços segundo a MTC

Soluço é o som provocado por espasmos diafragmáticos provocados pelo nervo frénico (frenoespasmos). Em casos graves pode afectar actividades diárias como mastigar, dormir, falar ou respirar.
Neste artigo fazemos uma análise vocacionada somente para o soluço e não entramos em linha de conta com outros padrões onde o soluço pode ser um sintoma secundário apesar de incomodativo.
DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA
Em Medicina Chinesa consideram-se 4 padrões principais.
Estagnação de Qi do Fígado
Soluços frequentes desencadeados por estados emocionais, dor no hipocôndrio tipo distensão,dor tipo distensão no peito, disforia, língua com varicosidades sublinguais, pulso tenso em corda.

Estase de Alimentos
Soluços de som altoagrava após as refeições (geralmente estes pacientes comem muito depressa), distensão abdominal e epigástrica,eructações, mau hálito, anorexia, língua com capa geográfica ou pegajosa, pulso deslizante.
Estase de frio no estômago
Soluços de som alto, gastralgia, agravamento pelo friointolerância a alimentos frios e preferência por alimentos quentes ou de natureza quente, língua com capa branca e espessa, pulso tenso e lento.
Vazio de Qi do Estômago
Soluços de som baixo e não muito frequentes, astenia física, agravamento após longos períodos sem comeragravamento após desgaste físico, língua pálida marcada pelos dentes, pulso fino e fraco.
ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para soluços: 17B, 19E, 21E, 6MC, 12VC
Os pontos 17B, 6MC e 12VC são os principais. Os outros 2 pontos são locais e podem ser usados para potencializar o efeito dos primeiros pontos.
Outros pontos a usar: 14VC, 13VC.
Existem relatos acerca do uso dos pontos 17TA ou 4MC com ventosa simultânea sobre 13VC. Os relatos indicam bons resultados clínicos.
Selecção de pontos de acordo com os padrões clinicos:
Estagnação de Qi do Fígado: 14F, 34VB, 3F
Estes 3 pontos são dos principais para mover o Qi do Fígado. No protocolo base já se encontra o ponto 6MC que também é dos principais pontos para mover o Qi do Fígado.
Outros pontos a usar: 4 portões, 36E, 6BP.
Estase de alimentos: 13VC, 10VC, 24E, 36E
Esta colecção de pontos serve para regularizar o estômago. O único ponto distal é o 36E. desta forma conseguiríamos um protocolo final com uma vasto número de pontos locais (19E, 21E, 24E, 13Vc, 12VC, 10VC) o que seria muito bom para este tipo de quadro.
Outros pontos a usar: 4BP.
Estase de frio no estômago: 36E, 10VC
Neste protocolo temos o 36E que é excelente a tonificar o Qi e consequentemente a aquecer o organismo. Também, com agulha quente adicionaríamos o 10VC que seria mais um ponto útil no combate ao frio.
Vazio de Qi do Estômago: 36E, 6BP
Este protocolo é muito simples. Estes 2 pontos tem forte acção a tonificar o Qi e a regular o Estômago.
Outros pontos a usar: 4BP, 2BP, 20B, 21B, 13F, 3BP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário