segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Diagnóstico para soluços segundo a MTC
Soluço é o som provocado por espasmos diafragmáticos provocados pelo nervo frénico (frenoespasmos). Em casos graves pode afectar actividades diárias como mastigar, dormir, falar ou respirar.
Neste artigo fazemos uma análise vocacionada somente para o soluço e não entramos em linha de conta com outros padrões onde o soluço pode ser um sintoma secundário apesar de incomodativo.
DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA
Em Medicina Chinesa consideram-se 4 padrões principais.
Estagnação de Qi do Fígado
Soluços frequentes desencadeados por estados emocionais, dor no hipocôndrio tipo distensão,dor tipo distensão no peito, disforia, língua com varicosidades sublinguais, pulso tenso em corda.
Estase de Alimentos
Estase de Alimentos
Soluços de som alto, agrava após as refeições (geralmente estes pacientes comem muito depressa), distensão abdominal e epigástrica,eructações, mau hálito, anorexia, língua com capa geográfica ou pegajosa, pulso deslizante.
Estase de frio no estômago
Soluços de som alto, gastralgia, agravamento pelo frio, intolerância a alimentos frios e preferência por alimentos quentes ou de natureza quente, língua com capa branca e espessa, pulso tenso e lento.
Vazio de Qi do Estômago
Soluços de som baixo e não muito frequentes, astenia física, agravamento após longos períodos sem comer, agravamento após desgaste físico, língua pálida marcada pelos dentes, pulso fino e fraco.
ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para soluços: 17B, 19E, 21E, 6MC, 12VC
Os pontos 17B, 6MC e 12VC são os principais. Os outros 2 pontos são locais e podem ser usados para potencializar o efeito dos primeiros pontos.
Outros pontos a usar: 14VC, 13VC.Existem relatos acerca do uso dos pontos 17TA ou 4MC com ventosa simultânea sobre 13VC. Os relatos indicam bons resultados clínicos.
Selecção de pontos de acordo com os padrões clinicos:
Estagnação de Qi do Fígado: 14F, 34VB, 3F
Estes 3 pontos são dos principais para mover o Qi do Fígado. No protocolo base já se encontra o ponto 6MC que também é dos principais pontos para mover o Qi do Fígado.
Outros pontos a usar: 4 portões, 36E, 6BP.
Estase de alimentos: 13VC, 10VC, 24E, 36E
Esta colecção de pontos serve para regularizar o estômago. O único ponto distal é o 36E. desta forma conseguiríamos um protocolo final com uma vasto número de pontos locais (19E, 21E, 24E, 13Vc, 12VC, 10VC) o que seria muito bom para este tipo de quadro.
Outros pontos a usar: 4BP.
Estase de frio no estômago: 36E, 10VC
Neste protocolo temos o 36E que é excelente a tonificar o Qi e consequentemente a aquecer o organismo. Também, com agulha quente adicionaríamos o 10VC que seria mais um ponto útil no combate ao frio.
Vazio de Qi do Estômago: 36E, 6BP
Este protocolo é muito simples. Estes 2 pontos tem forte acção a tonificar o Qi e a regular o Estômago.
Outros pontos a usar: 4BP, 2BP, 20B, 21B, 13F, 3BP.
Marcadores:
acupuntura,
MTC,
soluço
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
sábado, 21 de janeiro de 2012
Acupuntura trata Obesidade
A Acupuntura atua onde medicamento nenhum consegue chegar. A medicina chinesa trata a obesidade não como uma doença ou uma casualidade, mas sim como um distúrbio, um conjunto de sintomas que devem ser verificados caso a caso, de forma personalizada, visando não só o emagrecimento do paciente mas também como uma grande melhora em sua qualidade de vida.
Marcadores:
acupuntura,
gordura localizada,
Obesidade,
redução de medidas
Acupuntura aumenta chances de gravidez. Técnica milenar chinesa aumenta em até 65% as possibilidades de fertilização em laboratórios
Um estudo conduzido por americanos e holandeses sugere que a acupuntura
pode aumentar em até 65% as chances de sucesso dos tratamentos
de fertilização. Os especialistas, da Universidade de Maryland, nos
Estados Unidos, e da VU University, na Holanda, basearam-se
em sete outros estudos que analisaram 1.366 mulheres desde 2002.
em sete outros estudos que analisaram 1.366 mulheres desde 2002.
Durante o tempo em que os levantamentos foram realizados, todas elas
estavam tentando engravidar por meio de fertilização in vitro , método
pelo qual o óvulo é fertilizado em laboratório e em seguida implantado no útero.
estavam tentando engravidar por meio de fertilização in vitro , método
pelo qual o óvulo é fertilizado em laboratório e em seguida implantado no útero.
Algumas delas estavam sendo submetidas à acupuntura, outras estavam
sendo tratadas com o “sham” , espécie de acupuntura falsa, em que
as agulhas são aplicadas em lugares que não surtem efeito ,e outras mulheres
não foram tratadas com nenhum método.
sendo tratadas com o “sham” , espécie de acupuntura falsa, em que
as agulhas são aplicadas em lugares que não surtem efeito ,e outras mulheres
não foram tratadas com nenhum método.
Ao analisar o índice de gravidez resultante da fertilização, os pesquisadores
observaram que as mulheres que foram tratadas com a técnica chinesa
tiveram mais 65% de chances de engravidar.
observaram que as mulheres que foram tratadas com a técnica chinesa
tiveram mais 65% de chances de engravidar.
O método havia sido aplicado até um dia após o embrião ser implantado
no útero.Os especialistas afirmam que ainda não está claro como
a acupuntura age, mas eles acreditam que o estresse gerado
pelo tratamento para engravidar "pode ser amenizado pelo
relaxamento proporcionado pela acupuntura".
no útero.Os especialistas afirmam que ainda não está claro como
a acupuntura age, mas eles acreditam que o estresse gerado
pelo tratamento para engravidar "pode ser amenizado pelo
relaxamento proporcionado pela acupuntura".
Eric Manheimer, pesquisador da Universidade de Maryland, disse que
os resultados da pesquisa ainda são preliminares e que outros estudos
ainda devem ser realizados para provar a eficácia do método chinês.
os resultados da pesquisa ainda são preliminares e que outros estudos
ainda devem ser realizados para provar a eficácia do método chinês.
Marcadores:
acupuntura,
DORES NA GRAVIDEZ,
infertilidade,
MTC
ACUPUNTURA NA GRAVIDEZ
Os benefícios
A médica Cacilda sente diferenças entre suas duas gestações: "Com acupuntura fico mais calma", diz |
A lista de bons efeitos da acupuntura na gravidez é grande. Dependendo do ponto estimulado, ela funciona como analgésico, antiinflamatório ou antialérgico. Também melhora a circulação, que fica mais lenta na gravidez por conta do aumento do fluxo sanguíneo. "Quem tem hipertensão, uma das maiores causas de complicações no último trimestre da gestação, será beneficiada, pois a estimulação dos pontos normaliza e mantém a pressão arterial normal. Enjôos e gastrites são amenizados", esclarece Ysao Yamamura, chefe do Setor de Medicina Chinesa da Universidade Federal de São Paulo. Segundo ele, o que mais faz as grávidas procurar os acupunturistas são as dores nas costas. "Os pontos estimulados, nesse caso, relaxam a musculatura, aliviam a sensação de peso e diminuem a tensão e a ansiedade. Tudo isso corrige a postura e melhora as dores", diz Ysao.
O estado emocional, que pode ficar a mil durante a gravidez com hormônios que aumentam ou diminuem, também só tem a ganhar com a acupuntura. Isso porque, segundo a medicina chinesa, são as emoções muitas vezes as responsáveis por nossos sintomas físicos. Ao tratá-los, elas se equilibram. "A acupuntura está fazendo muita diferença nesta minha segunda gravidez", constata a ginecologista Cacilda Maria de Oliveira Almeida Maia, 42 anos, no sétimo mês de gestação. "O tratamento me ajudou a não ter insônia, a ficar mais centrada, ver tudo com mais clareza. Nada da confusão emocional da primeira vez", festeja.
Para o bebê
Ainda não há estudos mostrando os efeitos da acupuntura para o feto. "Sabemos por experiência de consultório que, quando a mãe fica bem, isso se reflete no desenvolvimento do bebê", afirma o acupunturista Ysao. Segundo ele, alguns médicos se utilizam da técnica até para posicionar o bebê para o parto, quando ele está, por exemplo, sentado na barriga da mãe. "Nessa reta final da gravidez, a acupuntura também ajuda a induzir as contrações para acelerar o trabalho de parto. No nascimento, ela não substitui a anestesia, mas sua aplicação diminui a quantidade de analgésico que a gestante necessita", diz a obstetra Roxana Knobel, que foi responsável pelo Departamento de Acupuntura da Universidade Estadual de Campinas e comprovou esse efeito numa pesquisa com 120 mulheres, no momento do trabalho de parto. "Elas foram divididas em quatro grupos. Em três deles aplicou-se a acupuntura, que foi apenas simulada no quarto grupo. As mulheres que não tiveram o tratamento precisaram de uma dose maior de analgésico", comenta Roxana.
Medo da agulha
Ele pode afastar certas gestantes da acupuntura, pela associação com injeções, mas saiba que a agulha usada não é a mesma. Ela é menor, bem mais fina e entra menos de um centímetro na pele. Além disso, tão descartável quanto a outra. Ou seja, não há risco de contaminações. "Em minha primeira sessão, achei que ia ficar tensa, mas não senti absolutamente nada. No máximo, em alguns pontos, percebi uma certa ardência. E o peso da minha barriga desapareceu", conta a dentista Leila Angélica Ramos Bitar de Oliveira, 32 anos, no oitavo mês de gravidez.
Pós-partoNessa fase, a acupuntura reequilibra as funções do organismo e a produção hormonal. O benefício é para a amamentação. "A mulher fica mais tranqüila, o que se refletirá na produção de leite. A acupuntura ainda contribui na cura da mastite, inflamação dos seios comum nesse período", explica a fisiatra especialista na técnica, Adriana Leonardi Barbosa Lima. Segundo ela, como o tratamento atua no sistema nervoso, também ajuda na depressão pós-parto. "Outro benefício é para a pele, porque a acupuntura melhora a circulação e estimula o colágeno. A pele fica mais lisa, as manchas desaparecem mais rápido."
Marcadores:
acupuntura,
DORES NA GRAVIDEZ,
GRAVIDEZ
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Pulsologia Chinesa
“O exame do pulso é tão importante , revelador e difícil que deveríamos palpar os pulsos ao invés de apertar-nos as mãos. ”
Hu HSin Shan - Mestre de Tai-chi-chuan
Saber onde se deve puncionar ou moxar constitui o resultado de um exame clínico, isto é, de um diagnóstico. Diagnosticar onde reside o desequilíbrio de energia é ao mesmo tempo precisar o lugar onde se devem aplicar as agulhas ou fazer as moxas.
O exame do paciente tem por objetivo descobrir e existência de desequilíbrio da energia , o que pode ser feito de várias maneiras ,segundo normas ocidentais e orientais.
Dentro da medicina tradicional chinesa (MTC), a forma mais importante de diagnóstico de desequilíbrio energéticos é a PULSOLOGIA CHINESA , que é feita, desde a antigüidade através da palpação de artérias.
Em outros países a palpação das artérias também é elemento de diagnóstico, mas não tem a importância dada pela MTC ,que utiliza esse método para o exame acurado do estado energético de todas as funções orgânicas do corpo humano.
Nesse trabalho serão enfocados os principais aspectos desse método , além de informações adicionais que são importante para o entendimento da PULSOLOGIA CHINESA.
O exame do pulso tal como se descreveu ,é uma prática relativamente recente, que se aplica desde há aproximadamente 17 séculos. No livro sagrado da acupuntura, isto é , o Nei Ching, que procede do século terceiro antes de cristo, o pulso se toma e se interpreta de maneira diferente da que veremos. O diagnóstico era feito não só por um único segmento de artéria, no caso , a radial, mas por um conjunto de segmentos de artérias localizados em diferentes partes do corpo : Os chamados pulsos reveladores , hoje usados com finalidade complementar de acompanhamento do tratamento.
Quando olhamos alguém sendo submetido a uma tomada de pulso para diagnóstico surgem perguntas naturais do tipo :
“como é possível saber o estado geral e particular de órgãos e funções palpando um segmento de artéria?” , “O que se deve sentir no pulso do paciente?”, “Existe diferença de pulsação em tão curto espaço de artéria?”.
Formularam-se várias hipóteses para explicar essas e outras perguntas. Em primeiro lugar devemos reconhecer o pulso como uma expressão energética. Com efeito , a cada batida do coração o sangue expulso pelo ventrículo esquerdo choca-se com o sangue contido na aorta. O que percebemos no pulso não é o deslocamento da massa sangüínea ,mas o resultado desse choque que se manifesta por uma série de ondas ao longo do sistema arterial.
Nas artérias , o sangue se desloca , mas o faz com um velocidade muito inferior a da onda pulsátil. Além disso, sendo um tubo elástico , a artéria configura o fenômeno com aspectos particulares . Temos ,pois , três fatores que decidirão sobre o aspecto do pulso: 1) a força do impacto contrátil do coração ; 2) as condições da massa de sangue ( viscosidade ); e 3) o estado da parede arterial ( elasticidade, contratilidade e resistência periférica) . Esses três fatores se combinam entre si tornando muito difícil uma discriminação .
Além desses três fatores fundamentais , existe uma onda energética que descreve uma série de períodos compostos de ondas e nós.
A prática da percepção tátil dos pulsos nos diz que cada pessoa tem seu pulso próprio , tão característico como as suas impressões digitais.
Apesar de isso não ser sinônimo de demonstração científica de uma relação órgão-pulso .Essa relação ,no entanto ,está garantida pelos fatos , já que é quase impossível praticar a acupuntura sem o profundo conhecimento da PULSOLOGIA CHINESA.
Hu HSin Shan - Mestre de Tai-chi-chuan
Saber onde se deve puncionar ou moxar constitui o resultado de um exame clínico, isto é, de um diagnóstico. Diagnosticar onde reside o desequilíbrio de energia é ao mesmo tempo precisar o lugar onde se devem aplicar as agulhas ou fazer as moxas.
O exame do paciente tem por objetivo descobrir e existência de desequilíbrio da energia , o que pode ser feito de várias maneiras ,segundo normas ocidentais e orientais.
Dentro da medicina tradicional chinesa (MTC), a forma mais importante de diagnóstico de desequilíbrio energéticos é a PULSOLOGIA CHINESA , que é feita, desde a antigüidade através da palpação de artérias.
Em outros países a palpação das artérias também é elemento de diagnóstico, mas não tem a importância dada pela MTC ,que utiliza esse método para o exame acurado do estado energético de todas as funções orgânicas do corpo humano.
Nesse trabalho serão enfocados os principais aspectos desse método , além de informações adicionais que são importante para o entendimento da PULSOLOGIA CHINESA.
O exame do pulso tal como se descreveu ,é uma prática relativamente recente, que se aplica desde há aproximadamente 17 séculos. No livro sagrado da acupuntura, isto é , o Nei Ching, que procede do século terceiro antes de cristo, o pulso se toma e se interpreta de maneira diferente da que veremos. O diagnóstico era feito não só por um único segmento de artéria, no caso , a radial, mas por um conjunto de segmentos de artérias localizados em diferentes partes do corpo : Os chamados pulsos reveladores , hoje usados com finalidade complementar de acompanhamento do tratamento.
Quando olhamos alguém sendo submetido a uma tomada de pulso para diagnóstico surgem perguntas naturais do tipo :
“como é possível saber o estado geral e particular de órgãos e funções palpando um segmento de artéria?” , “O que se deve sentir no pulso do paciente?”, “Existe diferença de pulsação em tão curto espaço de artéria?”.
Formularam-se várias hipóteses para explicar essas e outras perguntas. Em primeiro lugar devemos reconhecer o pulso como uma expressão energética. Com efeito , a cada batida do coração o sangue expulso pelo ventrículo esquerdo choca-se com o sangue contido na aorta. O que percebemos no pulso não é o deslocamento da massa sangüínea ,mas o resultado desse choque que se manifesta por uma série de ondas ao longo do sistema arterial.
Nas artérias , o sangue se desloca , mas o faz com um velocidade muito inferior a da onda pulsátil. Além disso, sendo um tubo elástico , a artéria configura o fenômeno com aspectos particulares . Temos ,pois , três fatores que decidirão sobre o aspecto do pulso: 1) a força do impacto contrátil do coração ; 2) as condições da massa de sangue ( viscosidade ); e 3) o estado da parede arterial ( elasticidade, contratilidade e resistência periférica) . Esses três fatores se combinam entre si tornando muito difícil uma discriminação .
Além desses três fatores fundamentais , existe uma onda energética que descreve uma série de períodos compostos de ondas e nós.
A prática da percepção tátil dos pulsos nos diz que cada pessoa tem seu pulso próprio , tão característico como as suas impressões digitais.
Apesar de isso não ser sinônimo de demonstração científica de uma relação órgão-pulso .Essa relação ,no entanto ,está garantida pelos fatos , já que é quase impossível praticar a acupuntura sem o profundo conhecimento da PULSOLOGIA CHINESA.
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Acupuntura e hérnia de disco
Como a acupuntura pode agir na hérnia de disco? Eu já disse aqui que a acupuntura é excelente para doenças funcionais, isto é, para aquelas onde apenas a função está alterada e não existe nenhuma lesão orgânica, o que dificultaria o tratamento.
E a hérnia de disco, é ou não uma doença orgânica? Existe uma lesão irreversível? Aparentemente não. O nome hérnia não é o melhor nesta situação, porém o uso o consagrou. O disco é um amortecedor que fica entre uma vértebra e outra. É feito de um tecido fibro-cartilaginoso e tem um núcleo gelatinoso. Parece um daqueles famosos chicletes que tem uma geléinha dentro.
O disco tem como função amortecer o impacto de uma vértebra sobre outra e também proteger as saídas das raízes nervosas de dentro da medula espinal. Para quem não tem muita familiaridade com a anatomia, vamos lembrar que de cada espaço entre uma vértebra e outra sai um nervo que irá alimentar cada partezinha do nosso corpo, seja um órgão nobre como o fígado ou um pequeno músculo no pé.
E a hérnia de disco, é ou não uma doença orgânica? Existe uma lesão irreversível? Aparentemente não. O nome hérnia não é o melhor nesta situação, porém o uso o consagrou. O disco é um amortecedor que fica entre uma vértebra e outra. É feito de um tecido fibro-cartilaginoso e tem um núcleo gelatinoso. Parece um daqueles famosos chicletes que tem uma geléinha dentro.
O disco tem como função amortecer o impacto de uma vértebra sobre outra e também proteger as saídas das raízes nervosas de dentro da medula espinal. Para quem não tem muita familiaridade com a anatomia, vamos lembrar que de cada espaço entre uma vértebra e outra sai um nervo que irá alimentar cada partezinha do nosso corpo, seja um órgão nobre como o fígado ou um pequeno músculo no pé.
Figura mostrando vértebras, seus discos, a medula e raízes nervosas dela saindo.
Quando éramos alegres macaquinhos pulando para lá e para cá nas árvores e descendo de vez em quando ao chão, ficando poucos instantes de pé, não tínhamos problemas com a coluna. A partir do momento em que resolvemos nos firmar em dois pés para dominar o planeta, arrumamos encrenca com a nossa coluna.
Começamos a colocar um peso - exagerado, em alguns casos - em cima dessas vértebras e por conseguinte desses discos. Juntando-se a isso, o excesso de trabalho em atividades forçadas, como abaixar continuamente, levantar muito peso, torcer a coluna, ou ainda ao contrário, ficarmos muito tempo inativos em posições estranhas como sentar - sim, sentar é pior para a coluna do que ficar de pé - os nossos discos acabam suportando uma pressão para a qual não foram "construídos".
Visto de cima, discos com vários graus de comprometimento. Normal, começando a protusão, com protusão avançada e com "hérnia".
O disco então vai se achatando ou se protuindo para fora do eixo original. Em uma situação extrema, o anel fibroso se rompe e libera a geléia que guarda dentro, diminuindo ainda mais a sua capacidade amortecedora e criando uma estrutura externa que vai irritar a raiz nervosa.
Tanto a protusão como a "hérnia" provocam sintomatologia importante, que geralmente não é proporcional à lesão. Isso quer dizer, tem gente com pouca lesão e muita dor e gente com muita lesão e pouca dor.
A acupuntura pode agir de várias maneiras. A primeira é através da sua reconhecida capacidade analgésica. A segunda é através da ação antinflamatória. Sim, a acupuntura exerce intensa ação antinflamatória. Quer quiser ler algo sobre isso veja a bela pesquisa da Dra. Márcia Valéria, veterinária acupunturista, aqui.
Vista lateral, mostrando uma protusão discal irritando a raiz nervosa.
Outro efeito da acupuntura, extremamente eficiente -talvez o melhor, na minha opinião - é aquele relaxante muscular. Os músculos da coluna - que a mantém no lugar - são os principais responsáveis pela compressão dos discos. Ganham de longe dos traumas, pois acontecem rotineiramente, mesmo enquanto as pessoas dormem.
Pois a ação miorrelaxante da acupuntura é aquela que melhor resultados vai produzir no alívio não só dos sintoma da compressão - dor, formigamento, perda de força - como também na causa da patologia, que é justamente essa contratura muscular, não importa de onde provenha.
MASSAS ABDOMINAIS: CISTOS OVARIANOS, DOENÇA DO OVÁRIO POLICÍSTICO EM ACUPUNTURA
Caracterização:
Massas abdominais (Ji Ju ou Zheng Jia)> Ji/Zheng indicam massas reais que são imóveis, com dor associada, sua localização é normalmente fixa. Na MTC, essas massas são devidas à Estase do Sangue , segundo Maciocia são “Massas de Sangue”. Ju/Jia indicam massas abdominais móveis, sem localização fixa, com dor associada de natureza similar, móvel e difusa.
A) Cistos ovarianos: A descrição mais antiga de patologia parecida com cistos ovarianos está registrada no Capítulo 57 do Spiritual Axis/Ling Shu, que registra uma massa abdominal, denominada ” Massa profunda dos intestinos ou Chang Tan”, caracterizada pelo “frio externo que se empenha na luta com o Qi defensivo(…), acúmulos se desenvolvem internamente formando um nódulo(…)”. Etiologia/Patologia de cistos ovarianos é freqüentemente atribuída à invasão de fatores patogênicos externos durante o período menstrual ou logo após o parto, em ambas as vezes, quando o sistema genital está num estado propenso à invasão de tais fatores. Causa essa geralmente combinada com estresse emocional, levando à estagnação de Qi e do Sangue, e com dieta irregular (consumo excessivo de alimentos açucarado e gordurosos) levando à deficiência de Qi do Baço e à formação de mucos, Umidade (geralmente Umidade-Calor) e Estase de Sangue.
Princípio de Tratamento é resolver mucos, Umidade, remover o Calor, revigorar o Sangue, eliminar Estase e amolecer a dureza do nódulo considerado.
B) Doença/Síndrome do Ovário Policístico (SOP): Pela perspectiva chinesa, a SOP pode ser uma causa da nosologia ocidental de ausência de menstruação (amenorréia secundária) ou infertilidade, sendo incluída na MTC como forma de massa abdominal.
Etiologia/Patologia relacionadas à Deficiência do Yang do Rim e à Umidade/Mucosidade. Quando o Yang do Rim está deficiente por longo tempo, há falha na transformação e transporte dos fluídos no Aquecedor Inferior, propiciando à formação de mucos que constituem esta síndrome, caracterizada também pela amenorréia ou infertilidade. Ocasionalmente, existe também a Estase de Sangue, à semelhança com cistos ovarianos, considerando a diferença que na SOP é relacionada a uma deficiência constitucional (Def. Jing) do Rim, na base de seu desenvolvimento.
Princípio de Tratamento em SOP é tonificar o Yang do Rim e resolver a Umidade/Mucosidade simultaneamente.
B.1 DEFICIÊNCIA DE YANG DO RIM COM UMIDADE/MUCOSIDADE
Manifestações: amenorréia, histórico de infertilidade, períodos menstruais escassos, obesidade, sensações de opressão no peito e de peso no abdômen, descarga vaginal excessiva.
Língua: pálida, inchada, saburra branca e gordurosa.
Pulso: ligeiramente escorregadio e fraco.
Princípio de Tratamento: Resolver Umidade, tonificar e aumentar o Yang do Rim.
Protocolo: (sedação ou harmonização) B22 – VC3 – E28 – BP 9 – (tonificação ou reforço) P7(D) – R6(E) – B20 – B23 – B32 – VC4 – E36 – BP6 – R3 – R7. Moxa é aplicável
B.2 DEFICIÊNCIA DE YANG DO RIM, MUCOS E ESTASE DE SANGUE
Manifestações: as mesmas que B.1, adicionadas de dor abdominal com pontada.
Língua: pálida-púrpura ou azulada-púrpura, inchada, saburra branca gordurosa. Pulso: levemente escorregadio e fraco.
Princípio de Tratamento: Tonificar e esquentar o Yang do Rim, revigorar o Sangue, eliminar a Estase e Mucos.
Protocolo: O mesmo que B.1 + (sedação) B17 – BP10.
Assinar:
Postagens (Atom)