Caracterização:
Massas abdominais (Ji Ju ou Zheng Jia)> Ji/Zheng indicam massas reais que são imóveis, com dor associada, sua localização é normalmente fixa. Na MTC, essas massas são devidas à Estase do Sangue , segundo Maciocia são “Massas de Sangue”. Ju/Jia indicam massas abdominais móveis, sem localização fixa, com dor associada de natureza similar, móvel e difusa.
A) Cistos ovarianos: A descrição mais antiga de patologia parecida com cistos ovarianos está registrada no Capítulo 57 do Spiritual Axis/Ling Shu, que registra uma massa abdominal, denominada ” Massa profunda dos intestinos ou Chang Tan”, caracterizada pelo “frio externo que se empenha na luta com o Qi defensivo(…), acúmulos se desenvolvem internamente formando um nódulo(…)”. Etiologia/Patologia de cistos ovarianos é freqüentemente atribuída à invasão de fatores patogênicos externos durante o período menstrual ou logo após o parto, em ambas as vezes, quando o sistema genital está num estado propenso à invasão de tais fatores. Causa essa geralmente combinada com estresse emocional, levando à estagnação de Qi e do Sangue, e com dieta irregular (consumo excessivo de alimentos açucarado e gordurosos) levando à deficiência de Qi do Baço e à formação de mucos, Umidade (geralmente Umidade-Calor) e Estase de Sangue.
Princípio de Tratamento é resolver mucos, Umidade, remover o Calor, revigorar o Sangue, eliminar Estase e amolecer a dureza do nódulo considerado.
B) Doença/Síndrome do Ovário Policístico (SOP): Pela perspectiva chinesa, a SOP pode ser uma causa da nosologia ocidental de ausência de menstruação (amenorréia secundária) ou infertilidade, sendo incluída na MTC como forma de massa abdominal.
Etiologia/Patologia relacionadas à Deficiência do Yang do Rim e à Umidade/Mucosidade. Quando o Yang do Rim está deficiente por longo tempo, há falha na transformação e transporte dos fluídos no Aquecedor Inferior, propiciando à formação de mucos que constituem esta síndrome, caracterizada também pela amenorréia ou infertilidade. Ocasionalmente, existe também a Estase de Sangue, à semelhança com cistos ovarianos, considerando a diferença que na SOP é relacionada a uma deficiência constitucional (Def. Jing) do Rim, na base de seu desenvolvimento.
Princípio de Tratamento em SOP é tonificar o Yang do Rim e resolver a Umidade/Mucosidade simultaneamente.
B.1 DEFICIÊNCIA DE YANG DO RIM COM UMIDADE/MUCOSIDADE
Manifestações: amenorréia, histórico de infertilidade, períodos menstruais escassos, obesidade, sensações de opressão no peito e de peso no abdômen, descarga vaginal excessiva.
Língua: pálida, inchada, saburra branca e gordurosa.
Pulso: ligeiramente escorregadio e fraco.
Princípio de Tratamento: Resolver Umidade, tonificar e aumentar o Yang do Rim.
Protocolo: (sedação ou harmonização) B22 – VC3 – E28 – BP 9 – (tonificação ou reforço) P7(D) – R6(E) – B20 – B23 – B32 – VC4 – E36 – BP6 – R3 – R7. Moxa é aplicável
B.2 DEFICIÊNCIA DE YANG DO RIM, MUCOS E ESTASE DE SANGUE
Manifestações: as mesmas que B.1, adicionadas de dor abdominal com pontada.
Língua: pálida-púrpura ou azulada-púrpura, inchada, saburra branca gordurosa. Pulso: levemente escorregadio e fraco.
Princípio de Tratamento: Tonificar e esquentar o Yang do Rim, revigorar o Sangue, eliminar a Estase e Mucos.
Protocolo: O mesmo que B.1 + (sedação) B17 – BP10.
Olá, vc poderia me informar a bibliografia deste texto? Obrigada
ResponderExcluir