quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Síndromes do estômago

As síndromes do estômago geralmente incluem distúrbios digestivos porque todas as funções do estômago envolvem a quebra do alimento. Como o estômago e o baço estão intimamente relacionados em uma polaridade yin/yang, os desequilíbrios em um órgão geralmente afetam o outro.
Fogo do estômago: essa síndrome de calor excessivo interno é caracterizada por uma dor com queimação na área abdominal superior, fome excessiva mesmo após comer, sede, mau hálito, ulcerações na boca, dor e sangramento nas gengivas, náusea, vômitos, língua vermelha com fina saburra amarelada seca, e pulso forte e rápido. Alguns diagnósticos ocidentais paralelos podem ser úlcera gástrica ou estomatite, e o tratamento envolve ervas que eliminam o fogo do estômago, como a coptis (huang lian).
Estagnação do alimento: essa síndrome de excesso, geralmente devido à superalimentação, pode ter tanto sinais quentes quanto frios. Os sintomas incluem falta de apetite, sensação de estômago cheio e inchado, náusea, vômitos, mau hálito e arrotos ácidos. O tratamento da estagnação do alimento inclui ervas que movimentam o qi do estômago, como a casca da tangerina verde (qing pi), juntamente com ervas que aliviam a própria estagnação do alimento. Se a pessoa exagerou em alimentos gordurosos, as ervas escolhidas são frutas vermelhas espinhosas (shan zha). Quando a síndrome resulta da superalimentação de grãos, brotos de cevada (mai ya) são preferidos.
Deficiência de yin do estômago: sintomas dessa síndrome de deficiência incluem falta de apetite, sede com incapacidade de engolir mais de alguns poucos goles, boca e lábios secos, fezes ressecadas, pulso fino e rápido, e língua vermelha sem saburra, especialmente no centro. Como o yin do estômago é a fonte da saburra da língua, sua área correspondente no meio da língua aparece especialmente descamada. Essa síndrome pode coincidir com o diagnóstico ocidental de úlcera gástrica ou gastrite crônica. O tratamento herbário se concentra em tonificar o yin do estômago com ervas como Dendrobium (shi hu) e Ophiopogon (mai men dong).
Frio e deficiência do estômago: um padrão de deficiência que geralmente envolve o baço e apresenta sintomas de "estagnação de água suja": quando a pessoa se movimenta, é possível ouvir os líquidos se agitando. Outros sintomas desse padrão são dores leves na área do estômago (aliviadas pela pressão e aquecimento), salivação excessiva, fadiga, inchaço e diarréia. O pulso é lento, fraco, escorregadio e deficiente, enquanto a língua é pálida e apresenta saburra branca pastosa. Esse padrão de deficiência poderia corresponder a um diagnóstico ocidental de alergia alimentar, candidíase ou gastroenterite crônica. A aplicação de moxabustão em pontos do abdômen é bastante útil no tratamento de uma doença do frio como essa. A terapia herbária inclui o uso de ervas que aquecem o estômago como o gengibre (gan jiang), tônicos como o ginseng (ren shen), e ervas que drenam a umidade como a Poria (fu ling).

Nenhum comentário:

Postar um comentário