sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Acupuntura para engravidar




A acupuntura  pode aumentar radicalmente as probabilidades de engravidar até em 20%. Os pontos de acupuntura selecionados aumentam as probabilidades de engravidar porque a acupuntura influencia o útero e o sistema nervoso autônomo, e os pontos específicos puncionados otimizam a receptividade endometrial.

Como ela funciona?
A acupuntura aumenta a circulação sanguínea no útero (melhora as condições do endométrio, incluindo a melhora da perfusão uterina), fator importante para a boa fixação do embrião dentro do órgão;
- estimula a fabricação de substâncias que combatem os efeitos negativos do stress, condição que comprovadamente atrapalha as possibilidades de sucesso dos tratamentos;
- aumenta a capacidade das mulheres de produzir óvulos (aumenta o número de folículos produzidos no tratamento de Fertilização in vitro);
- ajuda a regular os níveis hormonais e proporcionar maiores taxas de ovulação;
- beneficia mulheres com Síndrome de Ovários Policísticos e ciclos anovulatórios;
- proporciona a melhora quantitativa e qualitativa do sêmen de homens inférteis;
- beneficia pacientes com alterações da tireóide que possam alterar a fertilidade; 
- aumenta as taxas de gravidez e parto em mulheres submetidas à Fertilização in vitro (FIV).
Além disto, ela provoca a liberação de beta endorfinas que afetam a secreção de GnRh e consequentemente podem influenciar o ciclo menstrual, a ovulação e a fertilidade. Alguns autores afirmam que a acupuntura em mulheres anovulatórias (que não ovulam) ou em mulheres normais, pode melhorar a liberação de FSH, LH, estradiol e progesterona, que são os principais hormônios femininos ligados à fertilidade.


Indicação:
As principais indicações para o uso da acupuntura no tratamento da infertilidade são mulheres com endometriose, síndrome dos ovários policísticos, anovulação crônica, ansiedade e em homens, alterações no espermograma como oligospermia (diminuição do número de espermatozoides) e principalmente leucospermia (aumento de leucócitos no esperma).

Dicas para o sucesso do tratamento:
1) A acupuntura libera serotonina, noradrenalina e atua no sistema nervoso central, não tem um efeito instantâneo. Por isso, quanto antes começar, mais chances de êxito.  A mulher deve iniciar o tratamento com a acupuntura antes mesmo do uso das medicações de estímulo,geralmente 2 a 3 meses antes.
2) O procedimento só não é indicado depois de comprovada a gestação, pois pode induzir contrações e até um parto prematuro. Além disto, algumas doenças não podem ser tratadas pela acupuntura: pólipo endometrial, o mioma uterino, malformações uterinas, doenças das trompas com oclusão total, que tem tratamento cirúrgico por laparoscopia ou histeroscopia.
3) Engravidando naturalmente: o procedimento na mulher deve ser realizado no dia em que terá relações sexuais com seu parceiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário