terça-feira, 17 de setembro de 2013

Psoríase x Acupuntura

A psoríase pela MTC (Medicina Tradicional Chinesa), é uma doença de pele relativamente freqüente, caracterizado pelo aparecimento na pele de lesões róseas ou avermelhadas, recobertas de escamas secas e esbranquiçadas.  Podendo se manifestar logo após o nascimento ou tardiamente no idoso, porém sendo mais comum no início entre 2º e a 4º década de vida.  As manchas da psoríase são geralmente redondas ou ovais e seu tamanho varia desde a cabeça de um alfinete até grandes placas que cobrem toda a região, as manchas apresentam escamas grossas e nacaradas (brilhosas).  Existe uma tendência de que as escamas venham distribuídas simetricamente.  Tem uma evolução crônica com agudização que variam de um paciente a outro.  As doenças de pele relacionam-se com o Pulmão que rege a pele, pêlos do corpo e os sentimentos, sua principal emoção é a tristeza por isso é fundamental tratar as causas psicológicas.  E há pontos que ajudam neste processo.
A Medicina Tradicional Chinesa, possui um diagnóstico diferenciado analisando como causa das desarmonias, as alterações no fluxo de energia (Qi) do paciente, e não as alterações nos componentes estruturais do organismo, como é a base da medicina ocidental. 
Para a MTC, a psoríase é uma enfermidade desenvolvida por estagnação e deficiência de sangue ou por calor interno.  As causas da psoríase são combinações de fatores patogênicos exógenos, vento, umidade e calor, os quais obstruem a circulação do sangue. Quando a doença evolui para a cronicidade, o sangue não é nutrido o que provoca deficiência de sangue, que evolui para vento. Levando à má nutrição dos canais e colaterais que se manifesta com a queda das escamasé uma enfermidade que se transforma em calor ou vento-umidade.  
O pulmão controla a pele e influencia o Qi (energia) defensivo. Por ser totalmente exterior de todos os sistemas, então é invadido com maior facilidade dificultando a função de defesa.
A emoção característica do Pulmão é a Tristeza que afeta diretamente o Coração. A Tristeza esgota o Qi e gera a deficiência do Qi e pode afetar o fígado (Gan).
O conceito do pulmão na psoríase se torna absolutamente evidente, pois haverá comprometimento da estrutura defensiva do corpo e da pele e uma possível falha no sistema de defesa do organismo.
Poderá ocorrer comprometimento do Rim e do próprio fígado, assim como comprometimento dos fluidos corpóreos.
Estas são causas que estariam relacionadas ao desequilíbrio energético, provocando uma desarmonia básica dos padrões, de acordo com os sistemas internos (Zang Fu), como por exemplo:  Pulmão (Pontos:  P9, VC4, R6, BP6, VC12, P7, B13), Fígado (Pontos:  F2, F14,VC17, VC22, CS6, P7, IG11) e Rim (Pontos:  VC4, R3, R6, R10, R9, BP6).  
A acupuntura tem sido utilizada no tratamento da psoríase durante muitos anos.  Estudos mostram a aplicação de agulhas filiformes em pontos como: E36 (acuponto do canal de energia do estômago com ação de circular a energia e o sangue), VG14 (acuponto do canal de energia do vaso governador que controla o calor), B12 (acuponto do canal de energia da bexiga que controla o vento), BP10 (acuponto do canal de energia da bexiga que nutre e circula o sangue).  A acupuntura apresenta bons resultados no tratamento de enfermidades.  A MTC possui uma diferença importante da medicina moderna:  nenhuma doença é idiopática, e quando se atinge de forma eficaz a causa, a enfermidade tem cura.  
Não existe uma forma de se acabar definitivamente com a psoríase, mas é possível se conseguir a remissão total da doença, obtendo-se a cura clínica.  Ainda não é possível, no entanto, afirmar que a doença não vá voltar após o desaparecimento dos sintomas.
Lembrando que a acupuntura trata o equilíbrio emocional, controlando o nervosismo, ansiedade e impaciência, onde vai refletir diretamente no aparecimento da doença.  A estratégia do tratamento é minimizar a severidade da lesão melhorando a qualidade de vida do paciente. 
Recomendações:
* Hidrate muito bem a pele, para evitar seu ressecamento excessivo que favorece a possibilidade de desenvolver lesões;
* Exponha-se com cuidado e moderadamente ao sol, mas antes passe um creme hidratante ou terapêutico. Você vai ter de usá-lo a vida inteira;
* Evite a ingestão de bebidas alcoólicas;
* Procure não se desgastar emocionalmente. O estresse tem papel importante no aparecimento das lesões. Como não é uma tarefa fácil, procure ajuda de um profissional se considerar necessário;
* Não fuja de encontros sociais e de lazer por causa das lesões.  Psoríase não é contagiosa e, se você se afastar de tudo e de todos, pode comprometer o estado emocional e aumentar o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário