quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PADRÕES CLÍNICOS MTC - Conheça os sintomas do Vazio de Sangue

O Vazio de Sangue não significa necessariamente perdas consideráveis de sangue ou deficiente produção de sangue como entendido na medicina ocidental. Nos padrões clínicos que envolvem o sangue podemos encontrar: (1) vazio de sangue, (2) estase de sangue, (3) plenitude calor no sangue ou (4) perda de sangue.
Convém sublinhar que o Vazio de Sangue é também uma forma de Vazio de Yin, e, como tal exalta o Yang (pode provocar descontroles muito grandes a nível do Yang que vão até ao Acidente Vascular Cerebral – AVC). Manifesta-se através dos seguintes sintomas:
Astenia: tal como no Vazio de Qi ou Yang uma das marcas características é a falta de motivação para agir, o aprofundar de uma ligeira apatia que se pode agravar. A astenia no Vazio de Sangue tem uma componente psicológica de agitação típica deste padrão, ou seja, à noite o corpo não mexe mas a mente não pára quieta e daqui compreende-se o sintoma de insônia (1); O sintoma de astenia deve-se ao facto de ser o baço o principal órgão responsável pelo Gu Qi que vai ajudar a produzir sangue.

Insonia: este aspecto já falado está relacionado com o impacto que o vazio de sangue tem a nível do coração e com a sua relação com o yin. No entanto não deve confundir-se a insônia por vazio de sangue e a insônia por vazio de yin. Na primeira, o doente, tem dificuldade em adormecer enquanto que na segunda ele adormece bem mas acorda muitas vezes durante a noite.
Amenorreia: é a ausência do ciclo menstrual pois no Vazio de Sangue o corpo tende a economizar sangue diminuindo as suas perdas menstruais tanto em quantidade, como no número de dias de fluxo, como no aumento de intervalo entre os dias em que há fluxo. Pode dar-se a ausência completa de menstruação (amenorreia) ou uma diminuição das perdas. Também se pode dar um vazio de sangue devido a perdas excessivas. Este sintoma está muito relacionado com o fígado que é o órgão responsável pelo armazenamento do sangue.
Alterações de memória: as alterações de memória estão relacionadas com a descontinuidade dos processos mentais em que a pessoa fala sobre um assunto e, a meio, passa para outro assunto sem fazer ligação. A pessoa quebra os raciocínios a meio, tornando-se incapaz de se lembrar do que diz, pensou ou fez. As alterações de memória exprimem o impacte do Vazio de Sangue ao nível do Coração.
Alterações de visão: em particular dificuldade em ver à noite, designado como hemeralopia. Este sintoma exprime o impacte do Vazio de Sangue sobre o Fígado pois todas as alterações do globo ocular estão relacionadas com o Fígado. Uma vez que o sangue é armazenado pelo fígado um vazio de sangue pode facilmente provocar sintomas relacionados com este órgão.
Tremura interna: com o Vazio de Sangue, o corpo não aquece tanto e um dos sintomas que se pode desmarcar é a tremura interna. Não se pode confundir com tremura física que se deve a patologia músculo-tendinosa que é um sintoma típico do Fígado, é mais uma sensação do que uma manifestação física. O tremor externo físico, tem a ver com a patologia músculo-tendinosa funcional relacionada com o Fígado. Outro sintoma comum é a tontura e a parestesia. Estes sintomas devem-se à relação do sangue com o fígado.
Agitação mental: juntamente com a insônia pode surgir ansiedade ou depressão.
Pele seca e unhas quebradas e brancas: pele seca e cabelo seco juntamente com os sintomas de unhas pálidas e quebradiças são típicas de casos mais graves de vazio de sangue. A componente yin do sangue consiste, também, em umedecer os tecidos. Em casos mais graves esta função falha e surgem sintomas de secura. Prurido na pele é outro sintoma que pode surgir.
Língua: apresenta-se pálida. Um vazio de sangue do fígado pode caracterizar-se por bordos pálidos na língua. Esta também se pode apresentar ligeiramente seca uma vez que existe falta de líquidos orgânicos. A língua pálida também denuncia a associação existente entre o sangue e o coração.
Pulso: apresenta-se fino como é característico dos quadros de vazio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário