quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PADRÕES CLÍNICOS MTC - Conheça os sintomas do Vazio de Yang

O Yang representa o calor do organismo. Quando este se encontra em falta o corpo apresenta um conjunto de sinais e sitomas clínicos de frio uma vez que existe pouco calor. Em termos de natureza da patologia o vazio de yang é muito semelhante ao vazio de qi. O qi também é de natureza quente e se num vazio de qi se afirma que a sua função de transformar se encontra afectada, neste caso fala-se da sua função de aquecer.
Em termos clínicos o vazio de yang não é mais que um vazio de qi agravado. Como disse atrás, as suas naturezas são semelhantes. O Yang é responsável pelo aquecimento do corpo, pelo que uma diminuição de Yang se exprime por sintomas de frio e cansaço como veremos:
Astenia:
a diminuição do Yang, tal como o Sangue ou o Qi, implica uma diminuição da atividade corporal e a falta de motivação para agir. No entanto, no Vazio de Qi e de Yang não existe a componente de agitação psicológica do Vazio de Sangue e a astenia do Vazio de Yang é muito mais acentuada que no Vazio de Qi, em que a pessoa ainda consegue realizar algum trabalho. A astenia também pode ser provocada por quadros de estagnação de qi mas isso não será abordado neste artigo;
Lentidão:
a função Yang de transportar, ativar encontra-se diminuída e como tal o paciente sentirá uma diminuição da sua capacidade para agir rapidamente, este sintoma liga-se intimamente com o sintoma anterior. A lentidão é um agravamento, uma situação muito pior que o esgotamento por esforço típico do Vazio de Qi;
Frio:
a função de aquecimento não atua e a pessoa tem sensação de frio pelo corpo todo, com particular ênfase nas extremidades (mãos e pés). Este é o sintoma mais caracteristicamente distintivo do Vazio de Yang. Trata-se de um conjunto de sintomas que se agrupam sob esta designação como frio nas mãos, nos pés, sensação de frio na região pré-cordial, agravamento dos sintomas pelo frio, medo ou aversão ao frio com o uso de mais roupa que o normal para a época do ano (estes sintomas também são comuns quando existe invasão de frio externo). O doente com Vazio de Yang vai baixando a temperatura do corpo ao longo do dia. O paciente com Vazio de Yin apresenta os sinais contrários pois a temperatura sobe.
Suor espontâneo:
o consequente aumento do Yin Qi leva a um aumento dos líquidos orgânicos pelo que o paciente começa a sofrer de suores sem qualquer estímulo. Como o Yang se encontra diminuído existe uma dificuldade de contenção dos líquidos que se acompanha de um vazio do wei qi (qi defensivo): o Wei Qi é o qi que controla a abertura das glândulas sudoríparas. A diferença entre o vazio de qi e vazio de yang é que no vazio de qi existe sudação espontânea sem grande gravidade enquanto que no vazio de yang pode ser profusa.
Edema:
inchaços em qualquer parte do corpo devido ao aumento dos líquidos orgânicos. Também pode ser um sinal de órgão, nomeadamente do Baço e do Rim. Estes dois tipos distinguem-se, pois o edema do Baço é generalizado, enquanto que o edema do Rim localiza-se abaixo da cintura, em particular, nos pés. A distribuição do edema é a mesma que a da astenia.
Poliúria:
o aumento dos líquidos orgânicos exprime-se a todos os níveis pelo que o doente pode apresentar um aumento no débito urinário. Este aumento do débito urinário pode manifestar-se de 3 formas: o paciente aumenta o número de idas à casa de banho (polaquiúria) sem aumentar a quantidade de urina que expele; o doente vai o mesmo número de vezes à casa de banho mas aumenta o débito urinário normal ou o paciente aumenta o débito e o número de vezes que vai á casa de banho. Devido ao aumento dos líquidos orgânicos a urina tem tendência a apresentar-se pálida. Algo a que muitas vezes não se dá atenção em clínica consiste em associar este sintoma aos hábitos de vida do paciente uma vez que o consumo de líquidos influencia fortemente a validade semiológica deste sintoma.

Fezes moles:
novamente encontramos uma consequência do aumento de líquidos orgânicos. Este é outro sintoma que se pode relacionar com os sintomas de órgão, em particular com o Baço. É um sintoma típico de um Vazio de Qi ou de Yang do Baço. Neste caso o Intestino Grosso também se encontra afetado. Em pacientes idosos é possível existirem casos de obstipação provocados por vazio de qi. No entanto, tanto o vazio de qi como, muito especialmente, o vazio de yang estão associados ao aparecimento de diarreia ou fezes moles.
Dor abdominal e borborismos:
não é comum o aparecimento deste sintoma e quando aparece dizemos que existe um Vazio de Yang do Intestino Delgado. É, na verdade, um Vazio de Yang do Baço com todos os sintomas típicos mas com dor abdominal como um sintoma que se desmarca. A este padrão específico designamos de Vazio de Yang do Intestino Delgado. Note-se que neste caso existe dor que agrava com frio e melhora com calor e pressão local. Também existe um grande desejo de beber líquidos quentes ou mornos.
Cara pálida:
face pálida deve-se à diminuição do calor corporal e aumento do frio;
Língua pálida:
é um sintoma típico do Vazio de Qi, Vazio de Sangue e Vazio de Yang. Deve-se ao aumento de frio interno devido a um quadro de vazio. No vazio de yang além do frio também existe um aumento dos líquidos orgânicos pelo que a língua também se pode apresentar inchada.
Pulso fino, lento e profundo:
o pulso fino é indicativo de um vazio e como tal manifesta-se em todos os síndromas de vazio, o pulso lento é característico de uma diminuição do Yang, apesar de poder existir sem a presença desta patologia e pode nem ser um sinal patológico: frio externo a actuar no corpo apresenta pulso lento e é um sinal patológico (o pulso, porém também se apresenta tenso), pessoas de certa idade possuem pulso lento sem se considerar como patológico, atletas que façam provas de resistência apresentam pulso mais forte e lento mas não é um sinal patológico.
Estes são os sintomas gerais do Vazio de Yang. Este tipo de padrão clínico costuma afectar mais determinados órgãos como o Baço, o Pulmão, o Rim, Coração e Estômago. Neste caso tem de existir uma associação entre estes sintomas gerais e os sintomas do órgão envolvido. Podemos apresentar um exemplo para o Vazio de yang do Coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário