quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PADRÕES CLÍNICOS MTC - Conheça os sintomas da estase de sangue

A estase de sangue é um padrão que denuncia uma série de sintomas que são associados à interrupção da circulação sanguínea, tal como entendida na MTC.
Existe sempre uma associação entre a estagnação de qi e a estase de sangue pois é o livre fluir do qi que permite a mobilidade do sangue. É muito comum estes 2 padrões encontrarem-se associados. Por outro lado factores externos como o frio também podem provocar padrões de estase de sangue.
O vazio de sangue, o vazio de qi ou a plenitude calor no sangue também podem provocar padrões de estase de sangue. Muitas vezes existem pequenas diferenças sintomáticas derivadas do padrão causal da estase de sangue.

1 – problemas menstruais: é muito comum a existência de padrões de estase de sangue manifestarem-se com sintomas menstruais. A estase de sangue pode provocar dismenorreia (dor que aparece antes do período menstrual), ciclo longo, hemorragias uterinas ou mesmo amenorreia. A estase de sangue também provoca o aparecimento de coágulos durante as perdas mensais;
2 – Síndrome doloroso: a dor é uma manifestação da paragem do livre fluir do Sangue ou do Qi. Se na estagnação de qi a dor é tipo distensão (mais distensão que dor), na estase de sangue ela caracteriza-se por ser fixa (pode ser móvel na estagnação de qi), tipo facada (ou picada). Tende a agravar à noite e a melhorar com o movimento. A sensação de distensão da estagnação de qi também tende a melhorar com o movimento. Mas o seu agravamento não está associado com a noite;
3 – Massas e tumores: de acordo com a medicina chinesa a paragem da correta circulação do Qi ou do Sangue conduz à produção de massas corporais ou tumores que podem ser palpáveis ou não. Estas massas tendem a ser fixos e tem localização prevalente na zona abdominal.
4 – Língua: apresenta-se arroxeada com varicosidades sublinguais. Consoante a existência de Vazio de Sangue ou outros síndromas a língua pode evidenciar alterações.
5 – Pulso: apresenta-se tenso e rápido;
6 – lábios e unhas: tal como a língua os lábios e as unhas podem apresentar-se arroxeados.Consoante a estase de sangue afete diferentes órgãos pode apresentar pequenas diferenças sintomáticas. A estase de sangue no coração ou no fígado manifestam-se com dor. A dor vai ser, sempre, tipo facada e fixa podendo agravar à noite (quando o fígado armazena o sangue agravando ainda mais a condição de estase). No entanto ela vai localizar-se em zonas diferentes: na estase de sangue do coração a dor manifesta-se no peito e na estase de sangue do fígado a dor manifesta-se na região do hipocôndrio.
Menstruação com coágulos escuros e dor pré-menstrual indica uma afecção do útero. Hematêmese (vômitos de sangue) e língua arroxeada indica uma estase de sangue no estômago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário