terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A ARTRITE SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Segundo a Medicina Ocidental,  a artrite é a inflamação das articulações. Em sentido amplo: é conjunto de sintomas e sinais resultantes de lesões articulares produzidas por diversos motivos e causas, na maioria das vezes desconhecida.
Sempre que uma doença tem motivo desconhecido, ela acaba sendo considerada uma doença “auto-imune”, em que o corpo “luta” contra si próprio, gerando inflamações de repetição em áreas diferente do organismo. A Artrite é considerada uma doença reumática e afeta mais as mulheres do que homens, e está presente principalmente na fase adulta.
Seus principais sintomas são: dor e rigidez articular e muscular que normalmente melhoram quando o corpo é aquecido.
Sabendo destes dados, vamos discutir o que é a Artrite segundo a Medicina Tradicional Chinesa, quais seus tratamentos e seu prognóstico.
Para a Medicina Tradicional Chinesa a artrite se enquadra como Síndrome da Obstrução Dolorosa, conhecida também como Síndrome Bi.
A Síndrome Bi é caracterizada por dor músculo-articular causada por invasão de fatores patogênicos externos, ou seja, por invasão de frio, umidade, calor ou vento. Estes fatores, quando dentro do corpo, impedem a energia e o sangue de circular, assim, os músculos ficam mal nutridos e ficam impossibilitados de se contrair e mover os ossos, o que gera dor.
Quando os fatores patogênicos não são expulsos do corpo, eles podem agravar a doença, gerando a Síndrome Bi do tipo óssea, onde as consequências vão além do sistema músculo esquelético, afetando também os órgãos internos.
É necessário lembrar, que para que haja a invasão de fatores patogênicos no corpo, a imunidade do paciente precisa estar baixa. Invasões de repetição de fatores patogênicos externos podem levar o paciente à condição de doente crônico.
Existem 5 tipos de Síndrome Bi:
1) Síndrome Bi de Vento: é caracterizada por sensibilidade e dor nos músculos e limitação do movimento que ora afeta uma articulação, ora afeta outra. É conhecida como “a dor que se move de uma junta para a outra”. O vento é o causador mais habitual da síndrome Bi. Um exemplo clássico seria o torcicolo gerado em uma pessoa que passou a noite com o ventilador virado para o próprio corpo durante a noite.
2) Síndrome Bi de Umidade: caracterizada por dor, sensibilidade e inchaço dos músculos e juntas, com sensação de peso e formigamento dos membros. A dor afeta articulações específicas do corpo e acontece principalmente por exposição excessiva ao clima úmido.
3) Síndrome Bi de Frio: caracterizada por dor severa de uma determinada junta ou músculo, com limitação do movimento e geralmente afeta somente um dos lados do corpo. É o fator patogênico mais comum na artrite, visto que os sintomas da doença pioram no inverno e em baixas temperaturas.
4) Síndrome Bi de Calor: é proveniente de qualquer um dos 3 tipos anteriores. Neste caso, quando o fator patogênico não foi expulso, a reação do organismo é gerar uma inflamação. A esta inflamação, damos o nome de “Calor”. Ocorre uma deficiência da energia Yin do corpo, ressecando os fluídos, deixando os músculos e juntas ainda mais rígidos.
Neste estágio existe dor, calor, vermelhidão e inchaço das juntas, limitação de movimento e dor severa. Na fase aguda, o paciente pode vir a ter febre e excesso de sede.
5) Síndrome Bi Óssea: é considerada uma doença Crônica. Pode se desenvolver a partir de qualquer um dos 4 tipos anteriores. A obstrução persistente dos fatores patogênicos gera mucosidade intensa, afetando não somente os músculos e juntas, mas também as os órgãos internos.
É o tipo em que ocorre obstrução severa da circulação de Energia e Sangue, o que afeta, em longo prazo, o Fígado e o Rim.
Mas a pergunta principal é: Em qual dos tipos de Síndrome Bi está envolvida a Artrite??
- Na realidade, quando um indivíduo é diagnosticado com Artrite, de fato ele já está na fase de Síndrome Bi de Calor, onde a persistência dos fatores patogênicos gerou uma inflamação generalizada dos músculos e juntas ou ainda,  poderá estar na fase de Síndrome Bi Óssea, onde o Rim, principal responsável pelos ossos na medicina chinesa, também já se encontra afetado. Nesta fase é comum que se encontre até mesmo deformidades ósseas.
E por qual razão a artrite piora com o frio e melhora com o calor e a movimentação?
Tanto na Síndrome Bi de Calor quanto na Síndrome Bi Óssa, o principal problema está no fato de que a energia e o sangue encontram dificuldades de circular e nutrir os músculos e ossos. Quando o clima está frio, existe um “congelamento” adicional da circulação, e o que antes era ruim, fica ainda pior.
Quando o doente se movimenta, ou se aquece, acontece a dilatação dos vasos, permitindo uma melhora da nutrição dos ossos e músculos, permitindo da movimentação e a diminuição da dor.
Existe tratamento para a Artrite, segundo os conhecimentos acima expostos, dentro da visão Chinesa?
Sim. O importante é identificar dentro dos padrões acima, qual o fator patogênico mais presente do indivíduo que sofre de Artrite. E o tratamento mais eficaz, será aquele em que se utiliza pontos para REMOVER O FATOR PATOGÊNICO EXTERNO.
Quando o indivíduo se encontra nas fases de Síndrome Bi de Calor ou Óssea, além de remover os fatores patogênicos, é necessário fortalecer os Rins e o Fígado.
Seguem abaixo sugestões de pontos para o tratamento:
** Lembrando  que o tratamento deve possuir pontos locais para dor, pontos distais  e pontos que removam fatores patogênicos.
Os principais pontos distais utilizados são: P7, IG4, E40, BP5, C5, ID3, B60, R4, CS6, TA5, VB41 e F5.
Para o  local afetado temos:
A) Pescoço – VB39, ID3, TA5, TA8, B60
B) Ombro – TA5, IG4, P7, TA1, E38, B58
C) Cotovelo: IG4, TA5, IG1.
D) Pulso: E36, BP5, VB40.
E) Dedos da mão: não possui pontos distas. (sugestão pontos bashi).
F) Lombar: B40, B60, B59, B62.
G) Sacro: B40, B58.
H) Quadril: VB41, B62.
I) Joelho: BP5, ID5.
j) Tornozelo: não possui pontos distas.
l) Dedos dos pé: IG4.
** Pontos para expelir o vento : B12, VB31, VB39, VG14, TA6.
** Pontos para expelir o frio: E36, VC6, ID5, B10, VG14, VG3, B23, VC4 – neste caso é necessária a utilização de moxa.
** Pontos para expelir a Umidade: BP9, BP6, VB34, E36, B20 – a moxa pode ser utilizada.
** Pontos para expelir o Calor: E43, IG4, IG11, VG14 – A moxa é PROIBIDA
** Pontos para fortalecer os ossos, rim e fígado: B11, VB39, B17
Em Resumo:
- A Artrite é uma doença crônica conhecida como Síndrome Bi na Medicina Tradicional Chinesa. A grande maioria dos casos pertence a classe crônica, ou seja, Síndrome Bi de Calor ou Síndrome Bi óssea.
- Por ser uma doença da influência climática, pessoas que moram em ambientes muito frios ou úmidos estão mais sujeitas a ter artrite.
- O tratamento consiste em remover o fator patogênico que causa a doença, através dos pontos de acupuntura que retiram do corpo o frio, a umidade, o calor e o vento além de tratar pontos locais e distais de dor.
- No caso da doença estar evoluída, deve-se proteger os órgãos rim e fígado, usando pontos que tonifiquem a energia, o sangue, a medula ou os próprios pontos de tonificação destes órgãos.
Para  a Medicina Chinesa a Artrite pode não possuir cura, mas sem dúvida é possível manter um paciente sem os sintomas da doença por longos e longos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário