terça-feira, 6 de dezembro de 2011

RIM – FISIOLOGIA E PATOLOGIA

Para Medicina Tadicional Chinesa, o Rim representa a “RAIZ DA VIDA”, o “Qi Pré Celestial”. Em outras palavras, de forma mais ocidental, para os chineses o Rim é o órgão que armazena todo o material genético proveniente dos pais. A herança em forma de DNA, a essência da vida, conhecida como JING.

Importantes transformações energéticas acontecem no Rim, e por isso se diz que ele é a base do Yin e do Yang para todo o corpo. Alguns estudiosos dizem que o tempo que vivemos na Terra é proporcionalmente maior, quanto mais forte é o Rim, quanto mais potente é a herança genética de cada um.

O Rim possui inúmeras funções de extrema importância, a saber:
A) Armazenar a Essência (Jing) –> Como falado anteriormente, o Rim é responsável por guardar a herança genética dos pais, o DNA, as características individuais de cada ser vivo.
B) Controlar os líquidos corpóreos –> Como na medicina Ocidental, o Rim tem a função de transformar fluídos que já não são mais necessários no corpo em urina, e eliminar essa substância .
C) Controlar a recepção do Qi –> O Qi (energia que circula no corpo) é formada de 2 componentes: o Qi pré celestial (que o Rim armazena, a herança genética) e o Qi pós celestial, que depende daquilo que comemos e do ar que respiramos. O Rim é responsável por receber o Qi que vem do Pulmão.

Neste momento é interessante relembrar que: Quando comemos o Baço transforma Gu Qi (= Qi dos alimentos), quando respiramos, Coração e Pulmão transforma o Zhong Qi (= Qi torácico, Qi do ar que respiramos). Gu Qi + Zhong Qi = Wei Qi (= energia de defesa) e Ying Qi (= energia nutritiva). Essa equação se dá no Pulmão.

As energias transformadas pelo Pulmão passam pelo Rim, que se juntarão ao Jing (Qi pré celestial) e ocorrerá a seguinte equação: Jing + Ying Qi = Yuan Qi (= Energia Original, que possui a função de abastecer todos os meridianos do corpo)

Sendo assim, justifica-se a função do Rim de “Controlar a Recepção do Qi”.

D) Produzir a medula, abastecer o cérebro e controlar os ossos –> Responsável pela transformação do Qi original que nutre todo o corpo, o Rim tem a capacidade de abastecer o cérebro, controlando assim a produção de medula óssea. Crescimento, desenvolvimento ósseo dependem da força de produção de Qi do Rim.

E) Abrir-se nos ouvidos, manifestar-se no cabelo –> a capacidade de ouvir depende do Rim. Se o indivíduo apresenta zumbidos, ou diminuição da audição, certamente o problema está relacionado ao Rim.

A espessura e cor dos cabelos também depende do Rim. Cabelos muito finos ou que ficam brancos em idade precoce mostram a deficiência energética do Rim.
F) Controlar os dois orifícios inferiores –> o controle da urina e das fezes depende da capacidade do Rim em controlar os orifícios. Pessoas que possuem descontrole fecal ou urinário precisam fortalecer o Rim. Pessoas portadoras de lesão medular que têm o controle de excreção afetado, afetam diretamente o meridiano do Rim e tudo o que ele é capaz de controlar no corpo.

Por isso é frequente a observação de pacientes lesados medulares que possuem fraqueza óssea, queda de cabelo, falta de vontade de viver, fraqueza energética dentre outros sintomas.

G) Abrigar a força de vontade –> a alegria de viver, o gosto pela vida dependem da força do Rim. Pessoas inseguras ou que se sentem desencorajadas à primeira dificuldade são portadoras de uma deficiência energética do Rim. Muitas vezes o tratamento inicial desses sintomas dependem apenas de uma ingesta maior de água, que é o grande “nutridor” deste órgão.

Além destas muitas funções, o Rim é um dos mais difíceis órgãos para se estudar na Medicina Tradicional Chinesa, visto o tamanho de sua importância.

Para o Chinês, o Rim é tão importante quanto Coração ou Pulmão, considerados os principais órgãos vitais para medicina ocidental.

Por ser tão importante, resolvi dividir este post em 2, para que os blogueiros de plantão possam estudar e tirar suas dúvidas sobre a função do Rim para somente depois conseguirmos entender as patologias em que ele se envolve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário