sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Envelhecimento está relacionado ao rim

"O envelhecimento faz parte do ciclo normal da vida e não deve ser sinônimo de doença. Na visão oriental, ele decorre do enfraquecimento da essência, base material da vida, e relacionada ao rim conforme a teoria dos cinco elementos" Para ter uma pele viçosa e jovial, comece a respirar adequadamente e mantenha uma alimentação saudável.  Por quê?  Segundo a teoria dos *cinco elementos da medicina chinesa, por exemplo, a pele se relaciona com o elemento metal, com o Fu intestino grosso e com o Zang pulmão.
Nesse conceito, ela é vista como um sistema de trocas e relação do interior com o exterior, por isso é onde estão os meridianos ou canais de energia da acupuntura.
Devido a essa ligação, respirar bem é fundamental para a saúde da pele. Já o vínculo com o intestino grosso a torna sensível a alimentos, principalmente quando estes ficam retidos em estado de putrefação no corpo, como na constipação intestinal. Por ser o tecido mais externo, ela é um dos tecidos afetados quando há deficiência de energia e sangue no organismo. Isso reforça a importância de um cuidado integral.

A face, por exemplo, é considerada um microsistema: cada órgão tem uma área de influência. Problemas localizados como: olheiras, rugas de expressão e manchas podem ter relação com disfunções de certos órgãos. Por exemplo: o fígado está relacionado com as bochechas e os olhos, então um problema nesse órgão facilita a tendência para ter acne, pele oleosa, manchas e flacidez. Já as regiões do nariz e malar - situada entre as bochechas e a base do nariz - estão ligadas ao pulmão, por isso a pessoa pode desenvolver mais facilmente ressecamento e eczema. O rim está relacionado ao queixo e às pálpebras inferiores, por isso a tendência a desenvolver manchas, olheiras, flacidez e rugas.
O envelhecimento faz parte do ciclo normal da vida e não deve ser sinônimo de doença. Na visão oriental, ele decorre do enfraquecimento da essência, base material da vida, e relacionada ao rim conforme a teoria dos cinco elementos. Ele pode ser adiado se a pessoa tomar cuidados para reforçar os três níveis de existência: Shen (espírito), Qi (energia vital) e Jing (matéria). Para se ter uma pele bonita no rosto, principalmente, devem ser evitados os fatores que causam envelhecimento, tais como exposição a fatores atmosféricos, alimentação inadequada e excesso de desgaste emocional. Para auxiliar, recomendam-se tratamentos que reforcem a energia do rim e a circulação de energia e sangue na pele.
Vegetais à flor da pele
Para revitalizar a pele, as pessoas podem fazer uso também de vegetais usados pela sabedoria popular com esse intuito e com atividades reconhecidas cientificamente. É o caso da laranja. Na mitologia grega é o pomo de ouro que Hércules rouba do jardim das Hesperides.  Seu principal flavonóide, responsável por muitas de suas ações benéficas à saúde, se chama hesperidina em homenagem a essas personagens mitológicas. Ele e bioflavonóides como rutina, naringina, neohesperidina, entre outros, têm ação antioxidante que protege a pele contra radicais livres, além de atividade antiinflamatória, antialérgica e protetora do DNA e das enzimas contra tóxicos e radiação. Seus óleos essenciais têm potencial antisséptico, podendo ser usados em desodorização.

O cuidado que se deve ter é com a cumarina que provoca **fotossensibilização. Apenas as preparações sem essa substância podem ser aplicadas sobre a pele. A oliva é outro exemplo. Todos os componentes do seu óleo têm atividade antioxidante protegendo contra radicais livres, também auxilia em filtros solares, previne rugas e têm ação antiinflamatória e antimicrobiana. Segundo a mitologia grega, a Oliveira foi resultado da briga entre Poseidon e Palas Atena pelo domínio da cidade de Athenas.  A deusa ofertou aos mortais a árvore de onde se extraía um óleo das propriedades maravilhosas para a saúde e a beleza, e assim conquistou seus habitantes.  Poseidon determinou então que esse óleo nunca se misturasse com água.
Já a hortelã é uma planta de origem incerta, pois há mais de 4 mil anos já era cultivada e conhecida de vários povos, entre chineses, árabes, gregos, romanos e persas. O nome menta vem de Minthes, uma ninfa grega que se apaixonou por Plutão, deus do mundo subterrâneo.  Perséfone, mulher de Plutão descobriu que estava sendo traída e transformou Minthes numa planta rasteira para ser pisada por todos que passassem. Contudo, Minthes era tão bela e cheirosa que Zeus, tocado com sua sorte, decidiu que ela guardaria essas qualidades.  Assim ela se transformou numa planta tão delicada, cheirosa e saborosa, que ninguém se atrevia a pisá-la. Cientificamente está provado que seus óleos essenciais mentol e carvona têm propriedades antisséptica, antiinflamatória, relaxante muscular, protetora contra o câncer e através de atividade antioxidante e protetora do DNA têm potencial de uso em fotoproteção.

Diversos vegetais têm propriedades benéficas à pele. Basta que se tenha o cuidado de verificar se ele tem substâncias que provoquem fotossensibilização, por exemplo, além de conhecer o potencial da planta para verificar se está de acordo com o tratamento desejado.
*água, fogo, madeira, metal e terra

**Fotossensibilização: reação da pele à luz solar, tendo inflamação, quando em contato com a substância
Atenção!
Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário