terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O que pode causar doenças no Rim?

1) Fraqueza Hereditária O Qi pré-Celestial de cada pessoa é formado na
concepção da união das essências do Rim dos pais. A constituição herdada dependerá, em geral,
da força e da quantidade das Essências dos pais, e de forma específica, da época da concepção.
** Pais com vidas saudáveis e mães que optam por ter seus filhos até no máximo 35 anos, terão filhos mais saudáveis, com mais e melhor essência pré celestial.
- Se a essência dos pais forem fracas, isso pode se manifestar no desenvolvimento como: desenvolvimento ósseo debilitado, retardamento mental, tórax de pombo, dorso debilitado, incontinência, enurese, perda dentária e cabelos ralos.
2) Tensão Emocional : A emoção do Rim é o medo. Isso inclui a ansiedade e o choque emocional. Na MTC diz-se que o medo faz o Qi descer nas crianças, manifestando-se por enurese (xixi na cama).
Nos adultos o medo faz o Qi subir. Situações persistentes de ansiedade podem induzir ao Calor por deficiência de Yin dentro do Rim. O calor à cabeça causando boca seca, rubor malar, inquietude mental e insônia.
3) Atividade Sexual Excessiva: Depaupera a Essência do Rim, principalmente em homens, através da ejaculação. Nas mulheres, a essência se esgota mais facilmente com menstruações e partos.
4) Doença Crônica: Todas as doenças crônicas, independentemente dos órgãos afetados acabam por fim, afetando o Rim (ou o Yin ou o Yang do Rim).
5) Excesso de Trabalho: Isso significa trabalho tanto sentido físico como mental. O trabalho físico excessivo ou o exercício por um período prolongado debilita o Yang do Rim.
O trabalho excessivo por muitos anos, no sentido de trabalhar muitas horas sem descanso sob tensão, debilita o Yin do Rim.
OBS: Excesso de trabalho –> debilita o Yang do Rim
Falta de respouso adequado –> debilita o Yin do Rim
** Se as duas coisas acontecem em conjunto: trabalha-se demais e descansa-se de menos, temos uma deficiência do Yin e do Yang do Rim.
6) Senilidade: A Essência do Rim declina com a idade, e na verdade, a MTC vê esse processo de envelhecimento como o resultado de um decréscimo a Essência do Rim por toda a vida.
A senilidade não é, então, uma causa de doença, e sim o declínio fisiológico da Essência do Rim. Porém, o processo de envelhecimento pode trazer doenças, mesmo que “envelhecer faça parte da vida”, o organismo se torna mais frágil em algumas situações.
Conhecendo os principais sinais e os sintomas, bem como os motivos que causam doenças no Rim, já podemos conhecer o nome dos Padrões que podem existir neste órgão:
Padrões de Deficiência do Rim
1) Deficiência do Yang do Rim: Sintomas de dor nas costas, sensação de frio, urina clara
e abundante, tinido, joelhos fracos, edema nas pernas, infertilidade. Língua pálida e úmida.
É necessário lembrar que quando falta ao corpo a energia Yang (que é representada pelo calor) o que temos são sintomas de frio, como demonstrado neste padrão.
2) Deficiência do Yin do Rim: Sintomas de dor nas costas, sudorese noturna, dificuldade
de ouvir, emissões noturnas, tinido, depressão. Língua normal, sem revestimento. Pulso flutuante e vazio. Assim como no caso anterior, quando falta ao corpo a energia Yin (que é representada pelo frio), o que temos são sintomas de calor, como a sudorese. Além disso o paciente pode sentir calor, garganta seca, sede, insônia, entre outros.
3) Falta de Firmeza do Qi do Rim : Sintomas de gotejamento após a micção, secreção vaginal
crônica, dor nas costas, fraqueza nos joelhos, ejaculação precoce, prolapso do útero, abortos
recorrentes. Língua pálida.
A causa desse padrão é principalmente o absudo da atividade sexual, bem como partos muito próximos. A atividade física excessiva também pode ocasionar esse padrão. O que se vê é uma inabilidade do rim em realizar suas funções, deixando o paciente sem controle de algumas funções simples do corpo, como por exemplo o ato de urinar, ou ainda manter-se em pé sobre joelhos fortes.
4) Rim falhando em receber o Qi: Sintomas de respiração curta pelo esforço, lombalgia,
urina clara, asma, transpiração espontânea, membros frios, inchaço da face. Língua pálida.
Neste caso, o Rim está falhando em receber energia do Pulmão, que, de acordo com os 5 movimentos representa seu órgão Mãe. Quando o filho “rejeita” a energia da mãe, ocorrerão sintomas do órgão mãe neste indivíduo, visto que a energia que não passa para frente ficará estagnada no órgão de origem. Exemplo: Asma. Teoricamente, a asma é um sintoma do Pulmão, porém, neste caso aparece no Rim, pois se o Rim “rejeita” a energia do Pulmão, esta energia ficará estagnada no Pulmão, causando sintomas de estagnação de Qi neste órgão.
5) Deficiência da Essência do Rim: Sintomas em crianças: mau desenvolvimento ósseo,
retardamento mental; em adultos: fraqueza nos joelhos, queda de cabelo, fraqueza da atividade sexual, distração, clareza mental diminuída. Língua sem revestimento ou pálida. Pulso flutuante e vazio.
Na grande maioria das vezes, este padrão é originado na concepção: Pais e mães com vidas desequilibradas, que abusam de fumo, má alimentação, estresse emocional, drogas, bebidas alcoólicas, trabalham muito e não descansam podem gerar filhos com a essência debilitada.
Mães que possuem muitos filhos, acabam por lesar a essência do filho mais novo. A cada parto é concedido uma quantidade “x” de essência da mãe, sendo assim, a mãe tem mais essência para dar ao primeiro filho que ao segundo, e via de regra, os filhos mais novos são os que possuem a saúde mais debilitada.
Visto que o RIM representa a Essência, a energia Pré Celestial, não existem padrões de Excesso neste órgão. Seria como imaginar um indivíduo com “Excesso de Jing”, o que jamais ocorre,uma vez que é a essência, o Jing que determina quantos anos vamos viver neste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário