sábado, 22 de outubro de 2011

REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM BEBÊS E ACUPUNTURA

Consiste no refluxo de conteúdo alimentar presente no estomago para o esôfago, normalmente com pH ácido. O refluxo contém material ácido que atinge a faringe até a boca, provocando ardor, queimação, mal-estar e em alguns casos extremos, até a morte.
ANATOMIA GÁSTRICA
O esôfago é dividido em duas porções: uma mais longa, no tórax; e a outra mais curta, em baixo, na cavidade abdominal. É nesta ultima que se estabelece um mecanismo de válvula que é composto por vários elementos, o mais importante dele é o Esfíncter inferior do esôfago, composto por feixes de musculatura lisa, que permite o fechamento do esôfago, impedindo assim o refluxo do conteúdo do estômago. O bebe pode regurgitar leite depois de mamar, ou ter soluços. Também poderão ocorrer sintomas como tosse, após o regurgitamento, onde o bebe ficará desconfortável, às vezes por momentos sem respiração e com aparência arroxeada. Quase sempre esses sintomas são de pequena ocorrência, mas na presença da doença chamada refluxo mais grave os sintomas exarcebarão. Cerca de 50% de todos os bebes apresentam algum tipo de refluxo.
O REFLUXO É GRAVE?
A maioria dos bebes se cura, normalmente, após um ano de vida, à medida que o músculo do Esfíncter se fortalece. Quando o problema persiste após essa data é importante observar o ganho de peso dos bebes com refluxo, pois o bebe perderá o apetite em função da irritação esofágica, pois esse conteúdo é ácido.
Se a regurgitação entrarem no sistema respiratório, o bebe pode adquirir problemas como tosse persistente, sinusites, otites e pneumonias.
DIAGNÓSTICO
É feito na investigação clínica, nas descrições dos sintomas e no uso de Raios-X do sistema digestivo.
TRATAMENTO CLÍNICO
É feito nos casos mais graves onde poderão ser receitados antiácidos e medicamentos anti-refluxos.
TRATAMENTO POR ACUPUNTURA
Após avaliação na medicina tradicional chinesa, trabalhamos com pontos específicos na orelha do bebe, usando sementes e realizamos o laser acupuntura nos pontos reflexógenos da orelha. Com acupuntura estimulamos o funcionamento correto da válvula cárdia que fica entre o esôfago e o estomago promovendo o funcionamento correto desta e dos movimentos gástricos, fazendo com que ela feche após a passagem do alimento, evitando assim que ele retorne e cause a queimação ácida. Os resultados são evidentes logo nas primeiras sessões.

Caso Clínico (Tratamento)



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário