terça-feira, 25 de outubro de 2011

ESTRIAS


O que são estrias?
As estrias atróficas  são lesões ou cicatrizes na pele, provocadas pelo alargamento e rompimento das fibras(camada profunda da pele)quando passam por pressões excessivas, ocasionando dessa forma o “sulco””. A derme (pele) humana é sustentada por fibras elásticas,  compostas de colágeno e elastina e necessita de cuidados para mantê-la saudável. O rompimento das fibras elásticas formam o chamado “sulco”, que seria a primeira manifestação da pele. No começo, eles possuem coloração violeta e depois se tornam esbranquiçados, na medida em que se cicatrizam. Os lugares mais propícios ao aparecimento são: seios, as coxas, as nádegas e o ventre (principalmente durante a gravidez). Neste último caso, as estrias são vistas como vestígios da gestação, quando o ventre tem dificuldades de voltar a seu formato original após a dilatação, ou mesmo durante a gravidez, quando a gestante não hidrata corretamente a pele durante os nove meses.
A pele externa apresenta-se em forma de  “riscas” que  variam na  cor, espessura e região afetada. As estrias que respondem melhor ao tratamento são as mais finas e recentes, atingindo inclusive o sexo masculino.Além disso, diferentemente da celulite e  obesidade,  não estão diretamente ligadas à gordura localizada.
Elas afetam 90% das mulheres brasileiras, mas felizmente possuem tratamentos cada vez eficazes

Causas do aparecimento ou agravamento da estria

O estiramento das fibras pode ser causado por crescimento rápido (onde a pele não acompanha o ritmo dos hormônios), emagrecimento ou aumento rápido de peso, hereditariedade, gestação sem os cuidados devidos, roupa apertada, desequilíbrio hormonal e exercícios físicos com sobrecarga de peso e/ou impacto ou medicações - esteróides.Há estudos que mostram que  mulheres de origem caucasiana tem maior disposição para obter as estrias, já as de descendência africana e asiática apresentam poucas queixas.

Formas de controle do problema

As estrias não perdoam ninguém, estão presentes nos indivíduos sedentários ou fisicamente ativos . A atividade física principalmente  exercícios de impacto, podem provocar o estiramento excessivo da derme e a  musculação sem a instrução correta acaba em  resultar num estiramento da pele, pois sobrecarrega a capacidade elástica da fibra.  Por outro lado, a  falta de exercícios prejudica  a boa  circulação sanguínea, diminuindo o viço da pele. O mais importante é ter ciência que o equilíbrio no cuidar-se é a chave para um bom resultado na prevenção e tratamento da estria.
Evitar o aparecimento do problema é sempre a melhor solução,já que a estria tem controle e não o desaparecimento total. Deve-se buscar o tratamento que contemple os cuidados básicos e necessários para o tratamento: alimentação focada à estimular o colágeno da pele ou restauradores da mesma ; adotar atitudes positivas (ex. extirpar os vícios de sua vida) ; buscar formas de driblar o stress; adquirir o hábito do cuidado diário da pele (através de cosméticos indicados de preferência pelo médico) e utilizar o recurso do mercado, que lhe forneça as informações necessárias para que fique seguro.
Os tratamentos utilizados atualmente para o combate à estria são:
-Dieta + Exercícios físicos
-Cremes hidratantes; nutritivos ou esfoliantes
-Microdermoabrasão
-Peeling
-Intradermoterapia
-Intradermoterapia + Peeling
-Carboxiterapia
-Acupuntura Estética :
que tem como base a Eletroacupuntura e utiliza também a nutrição voltada a Medicina Chinesa quando bem aceita pelo paciente (tratamento coadjuvante). A Acupuntura Estética é uma área que está em ascensão e que tem demonstrado bons resultados. Caso opte por esse tratamento, haverá um ganho  não só estético, mas também energético (diferencial de outras técnicas existentes no mercado).Até mesmo para aqueles que decidem pela  lipoaspiração (imaginando obter resultado sem esforço) há cuidados para manutenção da cirurgia,  indicada para pacientes que ainda não possua muitas marcas. As mudanças de hábito também serão necessárias, mas deve ser algo satisfatório e não comprometa sua nutrição.
Resultado da Primeira sessão de eletroacupuntura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário