sábado, 4 de fevereiro de 2012

Diferenças na resposta cortical entre Acupressura (do-in) e Eletroacupuntura

x
O Do-in é uma técnica de origem japonesa que utiliza os pontos de acupuntura, seja chinesa ou japonesa, para tratar desequilíbrios energéticos dos mais variados tipos. Esta técnica pode ser utilizada em situações de emergência, em dores de cabeça, dores musculares, situações de stress e ansiedade. Muitas pessoas não acreditam que uma simples pressão na pele pode trazer benefícios ao corpo, desde que o estímulo seja aplicado no local adequado. Para sedação aplicamos pressão contínua, para tonificação aplicamos pressão intermitente. Condições de dor são consideradas excessos de energia, portanto devemos sedar.



A eletroacupuntura é uma variante da acupuntura na qual são aplicados estímulos elétricos em agulhas inseridas nos pontos de acupuntura. Qualquer ponto de acupuntura pode receber estímulos elétricos. Cada ponto terá o seu efeito de acordo com a corrente utilizada e sua função energética. Os estímulos são gerados por equipamentos específicos e modulados pelo profissional acupunturista.

Um estudo recente avaliou a diferença entre do-in e eletroacupuntura no que diz respeito ao poder do estímulo a nível cerebral, mais especificamente no córtex cerebral sensitivo, uma área denominada S1. Sabemos que a acupuntura pode estimular a neuroplasticidade cerebral, induzindo sua reorganização em casos de lesão. Ficou comprovado que tanto a eletroacupuntura quanto o Do-in sãocapazes de estimular o cérebro somatossensorial e que são úteis no tratamento de suas lesões, pois estimulam a reorganização dos neurônios pela neuroplasticidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário