quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Síndromes do pulmão

Síndromes do pulmão

Síndromes do pulmão e febre
A febre pode ser um sinal de
vento-frio ou vento-calor
As síndromes do pulmão são comuns, já que os pulmões estão em contato direto com o ambiente externo. Assim, eles são os órgãos mais sujeitos a ataques por influências nocivas externas.
Eles também são suscetíveis a desordens de deficiência de yin e secura devido a sua necessidade por um ambiente um pouco úmido para funcionar. Cada órgão tem seu clima "favorito", e um ambiente úmido ajuda na função dos pulmões. Como os pulmões regem o qi, eles afetam a energia do corpo inteiro e apresentam deficiência de qi.
Deficiência de qi do pulmão: essa síndrome é caracterizada por falta de ar, voz fraca, sudorese espontânea, tosse fraca crônica, fadiga, rosto pálido, resfriados freqüentes, pulso fraco e língua pálida. Algumas condições ocidentais correspondentes podem ser: asma, enfisema, bronquite crônica, alergias, baixa função imunológica, Aids e câncer. O princípio do tratamento é tonificar o qi do pulmão com ervas como ginseng (ren shen) e astragalus (huang qi).
Deficiência de yin do pulmão: um padrão de deficiência crônica, a deficiência de yin do pulmão produz sintomas como a sudorese noturna, febre baixa, tosse seca, pequenas quantidades de fleuma ou ausência de fleuma, boca seca, sede, bochechas vermelhas, distorções vocais (voz fraca, rouquidão, mudanças de timbre), calor nos "cinco palmos" (palma, sola e esterno), língua vermelha com pouca ou nenhuma saburra e pulso pequeno e rápido. Os diagnósticos ocidentais são: tosse de fumante, tuberculose, dor de garganta crônica ou bronquite crônica. O tratamento é tonificar o yin do pulmão e dissipar o calor da deficiência com ervas como rehmannia (sheng di huang) ou ophiopogon (mai men dong).
Vento-frio: essa síndrome de excesso aguda produz calafrios, possivelmente febre moderada, congestão nasal, cefaléias, dores na parte superior do corpo, tosse com fleuma clara ou branca facilmente expectorável e pulso apertado, flutuante. O resfriado comum, bronquite aguda e os estágios iniciais de pneumonia são considerados condições de vento-frio na Medicina Tradicional Chinesa. O princípio do tratamento é "aliviar o interior" com ervas quentes e diaforéticas como a efedra (ma huang).
Vento-calor: esse padrão agudo difere um pouco do vento-frio devido à influência do calor. Os sintomas incluem febre acima de calafrios, tosse alta com fleuma amarela, dor de garganta, e pulso rápido e flutuante. O tratamento envolve ervas refrescantes que liberam o exterior, como honeysuckle (jin yin hua) ou menta-do-campo (bo he).
Fleuma úmida bloqueando o pulmão: quantidades copiosas de fleuma clara ou branca é o principal sintoma dessa síndrome de excesso. Outros sintomas são falta de ar, estufamento no peito, saburra espessa e gordurosa na língua, pulso escorregadio e agravamento dos sintomas ao deitar. As condições ocidentais correspondentes são: bronquite crônica com episódios agudos, asma e bronquiectasia. O tratamento envolve ervas que eliminam a fleuma dos pulmões como a pinellia (ban xia).
Estagnação da fleuma quente: um sério padrão de excesso interno, a estagnação da fleuma quente, produz sintomas como falta de ar, sede, tosse alta e freqüente com fleuma verde-amarelada ou com sangue, odor de peixe na boca, constipação, urina escura, dor no peito, febre alta, língua vermelha com saburra espessa amarela, e pulso escorregadio e rápido. Os diagnósticos ocidentais podem ser abscesso pulmonar, bronquite aguda ou pneumonia. Ervas antibióticas refrescantes, como a dokudami (yu xing cao) e a escutelaria (huang qin), são usadas.
Umidade lesando o pulmão: sintomas dessa síndrome incluem tosse seca, saburra seca e com rachaduras na língua, perda de voz, nariz ressecado, garganta seca e dolorida e pulso flutuante e rápido. Ainda que essa síndrome compartilhe alguns aspectos da deficiência de yin, o ataque de secura no pulmão é agudo e externo, enquanto a deficiência de yin é crônica e interna. Outro fator diferencial é a falta de sinais de calor deficiente como sudorese noturna e "calor nos cinco palmos". Algumas condições ocidentais correspondentes são: resfriado comum, bronquite aguda, pneumonia em estágio avançado, alergia e desidratação devido a um ambiente extremamente seco. Ervas que umedecem os pulmões e aliviam o exterior, como phragmites (lu gen) e kudzu (ge gen), são usadas.
Na próxima página, descubra sobre as síndromes que afetam o baço, um órgão vital para a digestão e o sistema circulatório, e como tratar das síndromes de baço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário