quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Síndromes do rim

As síndromes do rim podem ter efeito em qualquer parte do corpo, pois os rins são a fonte do yin e yang para o corpo inteiro. Eles são o local de armazenamento para a essência, a substância responsável pelo crescimento, fertilidade e vitalidade, portanto, os rins estão sujeitos apenas às síndromes de deficiência. Os padrões de qi, yin ou yang deficientes geralmente estão relacionados a uma síndrome de deficiência correspondente dentro dos rins. Da mesma forma, um esgotamento a longo prazo em qualquer órgão eventualmente esgota os rins.
Deficiência do yang do rim: o yang do rim é a fonte do fogo metabólico (o calor necessário para a digestão e outras funções corpóreas) para o corpo inteiro. Quando o yang do rim está esgotado, os sintomas são mãos e pés frios, poliúria clara ou retenção de água e edema, urina noturna, palidez, dores lombares e nos joelhos, baixo impulso sexual, apatia e aversão a ambientes frios. Essa condição crônica pode corresponder às condições ocidentais de nefrite, hipotiroidismo, insuficiência adrenal, dor lombar crônica, depressão e disfunção sexual. O tratamento envolve tonificar o "fogo do portal da vida" aplicando o calor do moxabustão em um ponto abaixo da segunda vértebra lombar. A fórmula herbária padrão é a rehmannia oito (Ba Wei Di Huang Wan), que contém ervas que nutrem os rins juntamente com estimulantes metabólicos quentes como casca de canela (rou gui) e aconite (fu zi).
Deficiência de yang do rim com inundação de água suja: esta síndrome exibe todos os sintomas acima descritos de deficiência de yang, mas nesse caso a falta de yang leva à debilidade na transformação dos fluídos (os fluídos não se movem para seus locais apropriados e, em vez disso, se acumulam em órgãos ou membros). Os sintomas específicos relacionados com essa falha metabólica incluem edema na parte inferior do corpo, estufamento abdominal, náuseas, dificuldade para respirar, tosse ou asma com muco fino e pequenas quantidades de urina clara. Essa síndrome pode corresponder à insuficiência cardíaca congestiva ou nefrite. O tratamento consiste em tonificar o yang do rim como acima descrito, com a adição de ervas diuréticas como sementes de Plantago (che qian zi) e casca de raiz de gengibre (sheng jiang pi).
Deficiência de yin do rim: essa condição de deficiência de calor se deve ao esgotamento do yin. Os sintomas de deficiência de yin são: bochechas vermelhas, sudorese noturna, "calor nos cinco palmos", boca seca, língua vermelha com pouca ou nenhuma saburra e pulso fino e rápido. Além disso, também ocorrem os sintomas de esgotamento específicos dos rins, como urina concentrada, emissões de sêmen noturnas, ejaculação precoce, impulso sexual hiperativo, vertigem, zunido nos ouvidos, insônia e dores lombares e nos joelhos. Esse padrão pode coincidir com o diagnóstico ocidental de lumbago, hipertensão, diabetes, hipertiroidismo e desordens psicológicas ou emocionais. A fórmula-base padrão para todas as variedades de deficiência de yin do rim é a rehmannia teapills (Liu Wei Di Huang Wan).
Deficiência de essência (jing) do rim: a essência do rim é responsável pelo crescimento, desenvolvimento e reprodução. Crianças com essa deficiência podem apresentar retardo no fechamento da moleira, crescimento lento, desenvolvimento tardio para falar e andar ou retardamento mental. Os adultos podem apresentar envelhecimento prematuro, osteoporose, perda de dentes e cabelo, infertilidade e memória fraca. Em crianças, a síndrome é inteiramente genética. Nos adultos, o padrão surge com a idade avançada ou "trabalho em excesso sem descanso". O tratamento consiste em tonificar o yin e yang do rim e o equilíbrio de ervas quentes e frias é indicado para o indivíduo nessa situação. Além disso, ervas são usadas para fortalecer especificamente a essência, como o fruto de ligustro (nu zhen zi) e a cuscuta (tu si zi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário