quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Síndromes dos órgãos internos na Medicina Tradicional Chinesa

As síndromes dos órgãos internos requerem que um praticante de medicina chinesa realize primeiramente um diagnóstico geral antes do início do tratamento. Nesse aspecto, a Medicina Tradicional Chinesa é similar à medicina ocidental. Porém, um praticante da medicina chinesa usa métodos diferentes para realizar o diagnóstico. Ele leva em consideração os oito parâmetros, as substâncias vitais e as influências nocivas.
Depois de estabelecer um diagnóstico geral, o próximo passo é determinar quais sistemas de órgãos estão afetados. Esse procedimento lógico leva a um diagnóstico final que é específico o suficiente para habilitar o médico a preparar um plano de tratamento direcionado.
Por exemplo, um paciente pode ter sudorese noturna crônica, irritabilidade e sede (sintomas gerais de deficiência de yin), mas nesse ponto, o médico ainda não sabe qual sistema de órgão deve nutrir. Conhecendo as funções normais dos órgãos, o médico pode descobrir sintomas adicionais de palpitações, insônia e falta de memória, concluindo que a deficiência de yin afeta principalmente o coração. O plano de tratamento deve então incluir uma fórmula herbária para nutrir o yin do coração.
Raramente todos os sintomas clássicos de uma síndrome típica estão presentes. De fato, é mais comum apenas alguns poucos sintomas ocorrerem, e esses geralmente surgem de dois ou três padrões de doença simultâneos. Por exemplo, uma pessoa pode ter deficiência crônica do qi do baço com apenas os sintomas de falta de apetite e fezes diarréicas. A mesma pessoa também pode ter estagnação do qi do fígado, cujo único sintoma é a síndrome pré-menstrual mensal. Se a pessoa contrai um resfriado sobre essas doenças subjacentes, seus sintomas envolvem três padrões de desarmonia separados.
Versões iniciais e intermediárias de síndromes podem ter padrões sintomáticos muito sutis e, portanto, requerem as habilidades de diagnóstico de um médico experiente. É importante lembrar que as funções dos órgãos na Medicina Tradicional Chinesa podem se sobrepor àquelas de seus similares ocidentais, mas eles também têm funções totalmente distintas. Por essa razão, é perigoso tentar descobrir uma correspondência padrão entre as duas.
Por exemplo, um frio no peito pode ser diagnosticado como uma condição pulmonar sob ambos os sistemas, mas a asma pode ser uma condição do rim nos diagnósticos médicos da Medicina Tradicional Chinesa. Ambos os sistemas médicos têm suas próprias potencialidades, mas uma tentativa de artificialmente vincular os dois geralmente pode torná-los menos eficazes. Tentar tratar a gripe simplesmente com ervas da medicina chinesa que têm qualidades antivirais é menos eficaz do que obter um diagnóstico agudo (vento-calor, por exemplo) e usar uma fórmula tradicional para esse vento-calor.
Nas próximas páginas, leia mais sobre as síndromes que afetam órgãos específicos e as várias condições de desequilíbrio que compõem a base para um plano de tratamento tradicional eficaz. Lembre-se de que muitas dessas descrições são para versões severas das síndromes. A descrição de cada padrão lista a gama completa de severidade, desde um conjunto moderado de sintomas até doenças que ameaçam a vida. Se a intervenção ocorre nos estágios iniciais, é possível restaurar o equilíbrio antes que os sintomas se tornem mais severos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário