quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Estudo de Caso sobre o efeito da Auriculoterapia em um paciente com Hipertireoidismo



Resumo: Este trabalho constituiu-se de uma pesquisa de caráter qualitativo que mostra a ação da auriculoterapia sobre as taxas sangüíneas de T3, T4 e TSH de uma paciente que sofre de hipertireoidismo. O interesse de realizar um estudo sobre este tema surgiu devido ao fato de ter conhecido uma colega que sofre desta doença e de presenciar  os sintomas maléficos que a mesma produz no paciente.
Foi realizado então um estudo de caso com uma voluntária que havia realizado tratamento medicamentoso, conseguindo normalizar as taxas sangüíneas de T3, T4 e TSH. Esta pesquisa teve como objetivo manter essas taxas sangüíneas normalizadas após o uso do tratamento medicamentoso.
A partir daí, foi feita uma avaliação de acupuntura, traçada uma ação terapêutica com uma sessão semanal de auriculoterapia durante cinco meses, no período de abril a agosto de 2004. No final do estudo pôde-se observar que a auriculoterapia tem valor significativo na manutenção da normalidade das taxas sangüíneas de T3, T4 e TSH. 

Fonte: http://www.cieph.com.br/reforma_visual/downloads/Monografias/monografiajulianadaltoe.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário