quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Síndromes do coração


As síndromes do coração e do pericárdio podem se manifestar tanto fisicamente (algumas condições circulatórias como mãos e pés frios) como em distúrbios mentais e emocionais.

Insônia na Medicina Tradicional Chinesa
A insônia é uma reclamação comum
entre as pessoas com síndromes do coração
O coração rege o sangue aos vasos e é o lar da mente e do espírito. Geralmente, as influências nocivas externas não afetam o coração diretamente, mas sim o pericárdio, a bolsa ao redor do coração que é conhecida na medicina chinesa como a "protetora do coração". O pericárdio é considerado o sexto órgão yin, mas suas funções geralmente estão associadas ao coração. Escudo entre o coração e o exterior, o pericárdio protege o coração da invasão de fatores patogênicos externos.
Em quase todas as desarmonias do coração, as palpitações são um sintoma-chave. Essa palpitação do coração ocorre em ambos os padrões: de excesso e de deficiência.

Deficiência do qi do coração: as palpitações são o sintoma-chave neste padrão de deficiência. Outros sintomas são: sudorese espontânea (sudorese sem esforço ou superaquecimento), fadiga física e mental, depressão, rosto pálido e pulso fraco, especialmente na área do coração - pulso esquerdo. Esse padrão pode corresponder à fadiga crônica, neurastenia (fraqueza física e mental crônica), ou doenças cardíacas envolvendo músculos, válvulas ou vasos. O princípio do tratamento para essa deficiência é tonificar o qi do coração com tônicos de qi padrão como o ginseng (ren shen), juntamente com ervas que agem especificamente sobre o coração, como a schizandra (wu wei zi) e a biota (bai zi ren).
Deficiência de yang do coração: essa síndrome tem todos os sintomas da deficiência de qi do coração com o acréscimo dos sintomas de frio: sensação de friagem nos membros ou no corpo inteiro, rosto, língua e lábios arroxeados devido ao frio que estagna a circulação, e pulso lento, agitado e intermitente. A deficiência de yang do coração é mais profunda e mais séria que a deficiência do qi e geralmente corresponde ao diagnóstico ocidental de doença cardíaca autêntica. O tratamento é tonificar o yang do coração com moxabustão e ervas como o ginseng (ren shen) e a aconite (fu zi).
Nota: aconite é uma erva altamente tóxica e deve ser usada apenas em fórmulas preparadas e supervisionadas por praticantes qualificados da Medicina Tradicional Chinesa.
Colapso do yang do coração: uma versão mais severa que a deficiência de yang do coração, o colapso de yang do coração produz todos os sintomas da deficiência de qi e yang mais sudorese gelada copiosa, frio extremo nos membros, respiração muito fraca, pulso pequeno e shen anormal que precede um estado de letargia. Os diagnósticos ocidentais correspondentes são: choque ou ataque cardíaco e, portanto, essa síndrome requer internação. Na China, a pessoa recebe tratamento herbário enquanto hospitalizada. O tratamento típico é um gotejamento intravenoso de sálvia (dan shen), doses orais de ginseng (ren shen) e aconite (fu zi).
Deficiência do sangue do coração: esse padrão de deficiência que envolve o sangue produz sintomas de palpitações, temeridade, propensão a se assustar facilmente, insônia, sonhos excessivos, desassossego mental, esquecimento, vertigem, rosto e língua pálidos, e pulso fino e pequeno. A insônia é devida a uma quantidade insuficiente de sangue para proporcionar uma base calma para o espírito. Essa síndrome corresponde à anemia ou desequilíbrios emocionais e seu tratamento é tonificar o sangue do coração com ervas como a angelica sinensis (dang gui) e fruto de longan (long yan rou).
Deficiência do yin do coração: essa síndrome de calor deficiente produz bochechas vermelhas, sudorese noturna "calor nos cinco palmos", boca seca, sede de pequenas quantidades de água, desassossego mental, insônia, palpitações, febre baixa, esquecimento, sonhos excessivos, língua vermelha com pouca ou nenhuma saburra, e pulso pequeno e rápido. Uma pessoa com essa deficiência tem dificuldade para dormir ininterruptamente, pois a condição do coração a acorda. Como o coração é o lar do espírito, a falta de calma que nutre o yin ou o sangue no coração resulta em agitação. A hipertensão e o hipertiroidismo podem coincidir com esse padrão que é tratado com ervas que limpam o coração e tonificam seu yin como a emperor's teapills (Tian Wang Bu Xin Dan).
Fogo do coração ascendente: esse padrão de calor em excesso produz sintomas que incluem rosto vermelho, boca seca com desejo de grande quantidade de água, lábio vermelho e saliências na língua com possíveis úlceras e dor, sabor amargo na boca, urina quente, desassossego mental, insônia e pulso cheio e rápido. Os sinais de calor em excesso são mais fortes que os do calor devido à deficiência de yin. Algumas condições ocidentais correspondentes são infecção do trato urinário, hipertensão ou infecção na língua. O tratamento visa limpar o coração e acalmar o espírito com acupuntura e ervas como brotos de semente de lótus (lian zi xin) e coptis (huang lian).
Estagnação do sangue do coração: esta séria condição do coração tem sintomas de dor aguda e pungente na área do coração que pode se irradiar para o braço, rosto e língua arroxeados, fadiga, palpitações e pulso agitado, fino ou intermitente. Às vezes, essa condição ocorre juntamente com a deficiência do yang ou qi do coração e inclui os sintomas comuns a esses padrões. Doenças ocidentais correspondentes são: angina pectoris, arteriosclerose coronária ou pericardites (todas requerem intervenção médica intensiva). O tratamento envolve estabilizar o qi e vitalizar o sangue com estimulantes circulatórios como a sálvia (dan shen) e a panax pseudoginseng (san qi).
Fleuma quente lesando o coração: essa condição de excesso é caracterizada pelo calor excessivo que causa rosto e olhos vermelhos, comportamento irracional e possivelmente violento, fala incessante em tom alto, raiva, língua vermelha com saburra amarela gordurosa e pulso rápido e escorregadio. Ela corresponde ao diagnóstico ocidental de doença mental, mania ou encefalite. O tratamento para fleuma quente que lesa o coração é acalmar o espírito e dissipar o calor e a fleuma com acupuntura e ervas como a coptis (huang lian) e a Borneol (bing pian).
Fleuma obscurecendo a abertura do coração: nesta condição, que está relacionada com a síndrome acima, porém com menos calor, os sintomas incluem língua pálida com saburra branca, confusão mental, fala dificultada (sussurrar de forma disparatada para si mesmo), som da fleuma na garganta e possível perda de consciência. Algumas doenças ocidentais correspondentes são: apoplexia, epilepsia, retardamento mental ou doença mental. O princípio do tratamento é limpar a fleuma e reavivar a consciência com acupuntura no couro cabeludo e ervas que eliminam a fleuma e despertam o espírito, como o calamus (shi chang pu).
Síndromes do pericárdio: a principal síndrome do pericárdio é conhecida como "coração que esmaga o pericárdio", que é caracterizada por febre alta, confusão mental, convulsões e, possivelmente, coma. Esse padrão pode aparecer em doenças febris agudas como febre alta, como encefalite ou pericardite, na qual a súbita temperatura alta afeta a consciência. O tratamento inclui o uso de pontos de acupuntura no meridiano do pericárdio, juntamente com ervas que limpam o calor em excesso, como a raiz de árvore de peônia (mu dan pi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário