sábado, 4 de fevereiro de 2012

Homem de 65 anos sofre hemorragia intracraniana e infarto cerebelar após sessão de acupuntura na Coréia

Um homem de 65 anos, visitou o hospital com dor de garganta aguda posterior e vertigem de 3 dias de duração. Esses sintomas se desenvolveram de repente durante a acupuntura realizada por um acupunturista não habilitado na área posterior do pescoço. A dor de cabeça era muito grave associada a náuseas e vômitos e a dor de garganta tinha irradiada para a área suboccipital. Sua pressão arterial era 170/80 mmHg e outros sinais vitais eram estáveis.  O exame neurológico revelou disartria leve e ataxia. Rigidez do pescoço também foi notada. A Tomografia computadorizada revelou hemorragia intracraniana ao redor da medula e cerebelo. 






Suspeitamos que uma agulha de acupuntura profunda e penetrante em região posterior do pescoço pode ter ferido a artéria vertebral. A ocorrência de infarto e hemorragia é muito apresentação incomum. Em nosso paciente, a lesão vascular direta pode ter sido causado pela agulha de acupuntura, que por sua vez, poderia ter causado a hemorragia intracraniana. O mecanismo possível para o infarto da medula e cerebelo pode ser devido ao vasoespasmo ou trombose da artéria vertebral.


Procure sempre um profissional habilitado. Preferencialmente um profissional de saúde de nível superior com título de especialista em acupuntura sistêmica. Evite acidentes!





Nenhum comentário:

Postar um comentário