quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Síndromes do fígado

As síndromes do fígado são comumente vistas na prática clínica, pois o estresse e toxicidade da vida moderna (dieta pobre, químicas em nossos alimentos e ambiente, estresse, trabalho em excesso, etc.) afetam o fígado. Como o fígado desempenha um papel central no fluxo suave do qi e na emoção do corpo, a desarmonia do fígado pode afetar qualquer um dos outros órgãos. Geralmente, as desordens do ciclo menstrual ou doenças relacionadas ao estresse indicam um problema com o fígado.
Estagnação do qi do fígado: este é um dos diagnósticos mais comuns na Medicina Tradicional Chinesa. Quando o qi do fígado está parado, os sintomas de frustração, irritabilidade, ansiedade, estufamento no peito, desordens menstruais e indigestão podem ocorrer. Essa condição de excesso também pode surgir em uma pessoa que tenha passado por depressão ou frustrações duradouras, criando um ciclo vicioso de causa e efeito. Algumas condições ocidentais que se encaixam nesse padrão são: tensão pré-menstrual, depressão, hepatite ou fadiga crônica. O tratamento com acupuntura geralmente tem um efeito imediato no alívio dos sintomas. Uma fórmula clássica conhecida como Xiao Yao Wan ("Free and Easy Wanderer Pills") também é muito eficaz no tratamento dessa síndrome do fígado.
Ascensão do fogo do fígado: esse padrão de calor excessivo afeta principalmente a parte superior do corpo, já que o calor sobe naturalmente. O rosto inteiro fica vermelho, com sinais e sintomas adicionais de olhos vermelhos, raiva, cefaléia, zunido nos ouvidos (zumbido), gosto amargo na boca, insônia, constipação, urina escura, língua vermelha com saburra amarela, e pulso cheio e rápido. A condição pode surgir da estagnação duradoura do qi devido à raiva, alcoolismo ou desequilíbrios crônicos do fígado que se desenvolvem em padrões de calor. Alguns diagnósticos ocidentais correspondentes são: hipertensão, alcoolismo, hipertiroidismo, hepatite aguda, infecção da vesícula biliar, infecção no ouvido e conjuntivites. O tratamento envolve eliminar o calor e regular o fígado com acupuntura e fórmulas herbáceas como Long Dan Xie Gan Wan.
Umidade-calor do fígado e vesícula biliar: quando a umidade se acumula em um corpo e se combina com o calor no fígado e vesícula biliar, essa síndrome de excesso se desenvolve. Seus sintomas são icterícia e urina escura, que são causadas pela estagnação da bílis amarela que se retrai e é excretada através da pele e da urina. Os sintomas adicionais incluem falta de apetite, aversão a alimentos gordurosos, problemas digestivos, gosto amargo na boca, náusea, vômito, diarréia quente, língua vermelha com fina saburra amarela gordurosa e pulso rápido e escorregadio. Na medicina ocidental, a maioria desses sintomas são típicos de hepatite aguda ou infecção da vesícula biliar, mas esse padrão também pode corresponder a herpes, secreções vaginais, dor nos testículos e eczema. O princípio do tratamento é eliminar o calor e drenar a umidade com ervas como a raiz de ruibarbo (da huang), genciana (long dan cao) e artemísia (yin chen hao).
Vento do fígado movendo-se internamente: como o fígado é o responsável pelo fluxo suave do qi, quaisquer movimentos corpóreos anormais geralmente estão relacionados aos desequilíbrios do fígado devido ao vento. Este vento interno é considerado um padrão de excesso, mas ele pode surgir de uma variedade de causas, como a deficiência do sangue, calor em excesso ou deficiência do yin do fígado. Os sintomas básicos envolvem movimentos anormais como tremores, espasmos, tiques, rigidez e convulsões. Vertigem, cefaléia e dificuldade para falar também podem ocorrer. Os sinais da língua e do pulso dependem do padrão subjacente que causou a agitação do vento, mas o pulso geralmente é fino, um sinal típico de desequilíbrio do fígado. Esse padrão é visto em pacientes com apoplexia e naqueles com mal de Parkinson e em casos de convulsões associados a febre alta, tétano e hipertensão. A acupuntura pode ser um tratamento muito eficaz, como também as ervas que dissipam o vento e o calor do fígado, como a gastrodia (tian ma), uncaria (gou teng) e crisântemo (jua hua). Se o problema é causado pelo esgotamento, a deficiência subjacente deve ser tonificada. Por exemplo, se o vento é devido ao yin deficiente do fígado, o tratamento deve ser em ambos: tonificar o yin do fígado e eliminar o vento.
Estagnação do frio no canal do fígado: o meridiano do fígado circula as áreas genitais, assim, as doenças localizadas nos órgãos reprodutores geralmente são associadas com um bloqueio nesse meridiano. Esta síndrome é caracterizada por dor na virilha, baixo ventre e testículos e é aliviada pela aplicação de calor. Este padrão geralmente corresponde a uma hérnia, mas também pode estar presente em desordens menstruais do tipo frio e infertilidade. O tratamento envolve aquecimento com moxa e uso de ervas que regulam o qi e aquecem o meridiano do fígado, como a galangal (gao liang jiang) e semente de lichia (li zhi he).
Deficiência do sangue do fígado: esta síndrome tem os sintomas típicos da deficiência do sangue: rosto e língua pálidos, vertigem, pele seca e pulso fino. A condição dos olhos e unhas são indicações do estado do fígado, assim os sintomas podem incluir unhas quebradiças e pálidas, visão borrada, coceira nos olhos, cegueira noturna e distorções visuais como pontos e manchas flutuantes. O fluxo menstrual pode ser escasso ou inexistente e a falta de nutrição dos tendões pelo sangue do fígado pode levar à dor, entorpecimento ou cãibras nas pernas. Os possíveis diagnósticos ocidentais são: anemia, desnutrição, hipertensão, desordens menstruais e problemas oculares. O tratamento envolve tonificar o sangue com tônicos sangüíneos padrão como a angélica sinensis (dang gui), rehmannia cozida (shu di huang) e polígono multiflora (he shou wu), juntamente com ervas que especificamente nutrem o fígado como o fruto do lício (gou qi zi).
Deficiência de yin do fígado: Essa síndrome exibe os sinais usuais de "calor nos cinco palmos": bochechas vermelhas, sudorese noturna, língua vermelha sem saburra e pulso fino e rápido. Sintomas adicionais específicos do fígado são vertigem, irritabilidade, e olhos secos e irritados. O tratamento envolve tonificar o yin do fígado e eliminar o calor com fórmulas feitas com crisântemo, lício e rehmannia pills (Qi Ju Di Huang Wan).
Elevação do yang do fígado: se a deficiência do yin do fígado continuar sem tratamento, o calor da deficiência sobe para a cabeça. Conhecida como elevação do yang do fígado, ela produz sintomas adicionais de cefaléia e raiva. Esta é uma síndrome intermediária: mais severa que uma deficiência de yin simples, mas menos severa do que o fogo do fígado. Os possíveis diagnósticos ocidentais são: anemia, hepatite crônica, hipertensão, problemas oculares, menopausa e desordens menstruais. O tratamento envolve a sedação do yang em excesso do fígado com fórmulas como a combinação de gastrodia e uncaria (Tian Ma Gou Teng Yin). Se os sintomas de elevação do yang são especialmente severos, ervas pesadas que assentam o yang, como o cálcio de ostra (mu li), são acrescidas.

Vida desequilibrada
Joe é um executivo de 40 anos com um estilo de vida muito estressante, que freqüentemente trabalha além do horário normal. Ele toma café constantemente para "manter sua energia", e suas refeições normalmente consistem em salgados comprados em uma máquina. Seus colegas reclamam que ele é propenso a surtos de fúria repentina sem razão plausível e, portanto, mantêm distância dele.
Ele sempre parece ter o pescoço rijo e seu rosto e olhos estão sempre vermelhos. Seu médico está muito preocupado com sua pressão alta e sua esposa já avisou que o deixará se ele não parar de gritar com ela por motivos insignificantes. Este é o caso clássico de excesso de yang ou fogo no fígado, causado pelo estilo de vida e dieta de Joe.
Os sintomas podem ser aliviados com acupuntura e terapia herbária. Porém, para alcançar o cura definitiva, a vida de Joe precisa de uma grande revisão. Além de trabalhar menos, a mudança mais importante que ele deve fazer é eliminar o café, já que ele superaquece diretamente o fígado. Como a ausência de cafeína também pode causar sintomas similares, o chá verde é um bom substituto inicial. Apesar de ainda conter um pouco de cafeína, o chá verde tem uma energia refrescante que prejudica muito menos o fígado. E ela pode ser diminuída ou eliminada posteriormente sem causar desconforto.

Uma dieta bem equilibrada também é essencial, pois a dieta deficiente prejudica o fígado e também leva à deficiência do qi e a uma conseqüente ânsia por estimulantes. Exercícios e técnicas de redução de estresse também ajudarão a diminuir a pressão sangüínea e a criar um apetite por boa alimentação.

Assim que o fígado de Joe se acalmar com as mudanças em seu estilo de vida, acupuntura e terapia herbária, ele ficará menos propenso a surtos de fúria. Então, ele poderá ingerir tônicos refrescantes como o ginseng americano, que proporcionará energia extra sem criar todos os efeitos colaterais do café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário