quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Síndromes da vesícula biliar e bexiga

As síndromes da vesícula biliar e bexiga urinária podem ser causadas ou exacerbadas por problemas com outros órgãos. A vesícula biliar é afetada pelo fígado e a bexiga urinária é afetada pelos rins.

É por isso que a vesícula biliar está ligada ao fígado numa relação yin/yang e pela proximidade física. O fígado produz a bílis, enquanto a vesícula biliar armazena-a e secreta-a. Uma vesícula biliar forte ajuda a pessoa a ser confiante e decisiva, mas desequilíbrios nesse órgão podem levar à indecisão e timidez.
A bexiga urinária realiza as funções de receber a água residual dos rins e excretá-la do corpo. Como ela tem uma relação yin/yang semelhante com os rins, uma deficiência na bexiga urinária geralmente está relacionada a uma deficiência nos rins. Os rins não têm síndromes de excesso, portanto, qualquer padrão excessivo no trato urinário é diagnosticado como uma desarmonia da bexiga urinária.
Umidade-calor da vesícula biliar: esta síndrome é descrita na seção sobre síndromes do fígado sob o título "Umidade-calor do fígado e vesícula biliar".
Fleuma lesando a vesícula biliar: quando a vesícula biliar está fraca e sob a influência da umidade, essa síndrome pode se desenvolver. Seus sintomas são vertigens, visão borrada, náuseas, fácil suscetibilidade a sustos, indecisão, pesadelos, vômito com gosto amargo, dor leve ou distensão na área das costelas, língua pálida e inchada com saburra branca pastosa, e pulso instável e escorregadio. As condições ocidentais correspondentes podem incluir desordens emocionais ou psicológicas, hipertensão (especialmente em pessoas acima do peso), e sintomas de menopausa. O tratamento para essa síndrome inclui fórmulas herbáceas que acalmam o espírito e eliminam a fleuma da vesícula biliar, como a decocção de aquecimento da bexiga da bílis (Wen Dan Tang).
Umidade-calor da bexiga urinária: esse padrão de excesso apresenta sintomas de dor e distensão no baixo ventre, poliúria com sensação de queimação e produção de urina escura, possíveis pedras ou sangue na urina, dor lombar e pulso rápido e instável. A língua torna-se vermelha com uma saburra fina, pastosa e amarelada, especialmente a parte traseira da língua, que corresponde ao queimador inferior. Alguns possíveis diagnósticos ocidentais correspondentes são: infecção do trato urinário, pedras no trato urinário ou doenças da próstata. O princípio do tratamento é eliminar a umidade-calor do queimador com ervas como Dianthus (qu mai), Philodendron (huang bai) e Andrographis (chuan xin lian).
Bexiga urinária deficiente e fria: se o qi ou yang do rim está esgotado, essa deficiência pode ocorrer na bexiga. Os sintomas são: poliúria clara e copiosa, dificuldade ocasional para urinar, incapacidade de reter a urina, enurese, sensação de frio e dor no baixo ventre ou região lombar, pulso profundo e fraco e língua pálida, úmida e inchada com fina saburra branca. Essa síndrome pode ser diagnosticada como uma infecção crônica do trato urinário ou doença da próstata, e o tratamentro envolve moxabustão sobre o baixo ventre. A terapia herbária se concentra em tonificar o yang do rim com ervas como a Rehmannia (shu di huang), Aconite (fu zi) e casca de canela (rou gui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário