sábado, 4 de fevereiro de 2012

Excesso de trabalho e os declínios na saúde




De acordo com a teoria da Medicina Tradicional Chinesa, o excesso de trabalho constitui-se como o principal fator de declínio na saúde. O repouso é de extrema importância para a saúde do organismo humano e deve ser respeitado por nós. No mundo atual, o capitalismo nos leva à exaustão fisíca pelo trabalho. O homem vem trabalhando cada vez mais e pior, sem qualidade alimentar e sem o repouso adequado.
Energeticamente, o excesso de trabalho depaupera energeticamente os rins, posteriormente o Baço e Estômago, levando a um comprometimento sistêmico a longo prazo. Os rins são responsáveis pela essência pré-celestial, uma forma de energia que herdamos dos nossos pais, que nos dá a vitalidade e a longevidade. Quando a essencia pré-celestial está baixa, ocorre o envelhecimento precoce. Surgem sinais como cabelos brancos, problemas de joelho, coluna e doenças frequentes devido a baixa imunidade. Uma vez abalada não há como repor a essência pré-celestial, uma vez que ela fatalmente declina no decorrer dos anos, sendo mais rápida nas mulheres do que nos homens. Porém o estilo de vida é decisivo no controle da essência.
O fato agrava-se mais quando associado a um excesso de trabalho temos uma alimentação irregular e deficitária, pois a alimentação adequada  retarda o declinio fisiológico da essência. Atividade sexual excessiva nos homens também é fator agravante.
A acupuntura atua na tonificação do rim depauperado pelo estilo de vida errado, bem como da correção de outros sistemas afetados. O paciente também é orientado quanto aos seus atos equivocados. O prognóstico de um desequilíbrio como este não é dos melhores, uma vez que o prejuizo na essência é irreversível. O que se consegue é atenuar os desconfortos gerados pela síndrome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário