sábado, 4 de fevereiro de 2012

MOTILIDADE GASTROINSTESTINAL E ACUPUNTURA SISTÊMICA




A constipação intestinal é queixa comumente encontrada nos pacientes, principalmente nas mulheres. Tal situação pode ser fruto de diversos desequilíbrios energéticos no organismo. Diversos órgãos podem estar afetados. Obviamente que o Intestino Grosso é o mais acometido. Porém quando falamos de alterações energéticas devemos pensar de maneira mais ampla.

O Pulmão tem importante e indispensável papel na defecação, pois seu Qi (energia) descende para o Intestino Grosso, promovendo a defecação, logo, quando o Qi do Pulmão não descende, teremos dificuldade em eliminar fezes. O pulmão é comumente acometido por fatores patogênicos (vento, frio, umidade, calor) que são causas de desarmonias.

O Baço e o estômago têm papel importantíssimo no transito dos alimentos no tubo digestivo. O estômago promove a trituração e descendência dos alimentos, portanto seu Qi descende. Um estômago deficiente leva a um trâsito intestinal deficiente e um bolo alimentar mal triturado. O baço promove a separação dos líquidos e alimentos do estômago, e deve ter sua função preservada para manter a boa digestão. Sendo o estômago a origem dos líquidos, oun seja, o órgão que recebe os líquidos ingeridos, tem papel importante também na umidificação do bolo alimentar, o que facilita a eliminação.

O fígado é um orgão que comumente atrapalha a digestão, visto que o seu excesso de energia pode transbordar para o intestino grosso (contradominância) ou invadir o estômago (superdominância).

Um estudo realizado pelo PUBMED realizou uma revisão da literatura quanto aos efeitos da acupuntura e eletroacupuntura na motilidade intestinal. Concluiu-se que tais procedimentos são capazes de alterar a motilidade intestinal, e que os pontos mais estudados e utilizados nas pesquisas são E36 (Estômago - ST36) e CS6 (Pericárdio - PC6). Porém existe uma grande carência de estudos neste assunto e maiores pesquisas são necessárias para comprovar os resultados

Leia mais em: Auton Neurosci. 2010 Apr 2. Gastrointestinal motility disorders and acupuncture. Yin J, Chen JD.http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20363196

Nenhum comentário:

Postar um comentário