terça-feira, 1 de novembro de 2011

CÁLCULOS RENAIS E ACUPUNTURA

Cálculos renais são cristais que se formam no sistema urinário (rim e ureteros, por exemplo), provocando o aparecimento de sintomas como dor tipo cólica muito intensa, disúria e/ou hematúria.
Consoante a localização dos cálculos podem existir diferenças na localização da dor. Nos cálculos renais a dor incide nos membros inferiores do lado afectado. Quando há movimento dos cálculos renais produz-se dor muito severa. A dor irradia pelo uretero até chegar ao períneo. Existem sensibilidade local ao toque e o Rim pode sentir-se inchado. Existe hematúria (sangue na urina).

Os cálculos no uretero provocam uma dor aguda associada a hematúria. Se as pedras se encontrarem no terço superior do uretero a dor localiza-se na região costovertebral e irradia para o bordo superior da crista ilíaca e abdómen lateral. Quando os cálculos descem a dor acompanha irradiando para a pélvis, vulva ou testículos. O Rim pode sentir-se inchado.
Se existirem cálculos vesicais a disúria é mais severa no fim. A dor localizada no baixo abdómen irradia para o períneo. Dificuldade em interromper a micção e a hematúria tende a surgir no fim da micção. Urina frequente e urgente. Por vezes os cálculos podem sentir-se através do toque rectal.
Se os cálculos se encontrarem na uretra existe disúria, retenção urinária, urina em gotas. Cálculos na parte anterior da uretra pode observar-se inchaço e sentir-se dor no local onde o cálculo se encontra.
Em MTC pode classificar-se de 3 formas diferentes: Sha Lin (disúria por urolítiase), Shi Lin (disúria por cálculos) e Xue Lin (disúria complicada por hematúria).
Patologias ocidentais como cálculos renais ou infecção urinárias encontram-se bem explicados nos clássicos chineses sob o nome de síndromes Lin. Noutro artigo esporei toda a análise sintomática dos síndromes Lin e correspondente variação dos padrões patológicos.

DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA
Humidade-Mucosidade-Calor no AI
Dor tipo cólica no baixo abdómen e zona lombar, dor contínua, dor agrava com calor, sensação de calor e peso local, urina em gotas ou anúria súbita, polaquiúria, urgência em urinar, hematúria, piúria, urina acompanhada de areia, urina amarela, escassa e escura, preferência por aplicações locais de frio, obstipação, língua vermelha com capa amarela e pegajosa, pulso deslizante e rápido.
Estagnação de Qi
Dor tipo distensão, urina acompanhada de areia, retenção urinária, distensão no hipocôndrio e baixo abdómen, náuseas, vómitos, hematúria, língua com varicosidades sublinguais, pulso em corda.
Estase de Sangue
Dor fixa tipo facada, possível palpação local de massas, hematúria, diminuição do débito urinário, possível anúria súbita ou urina em gotas, urina acompanhada de areia, língua púrpura com varicosidades subliguais, pulso tenso.
Vazio de yang do Rim e Baço
Doença prolongada, dor crónica tipo moinha que agrava com frio e melhora com calor e pressão, polaquiúria, urina acompanhada de areia, frio generalizado, aversão ao frio, fezes moles ou diarreia, urina em gotas de cor clara, astenia, lombalgia, fraqueza dos membros inferiores, língua pálida e inchada, pulso lento, profundo e fino.
Vazio de Yin do Rim e Fígado
Doença prolongada, urina em gotas, urina escura, urina acompanhada de ureia, sensação de queimadura no trato urinário, suores nocturnos, febre vespertina, sensação de calor nas palmas das mãos e plantas dos pés, língua vermelha sem capa, pulso fino, superficial e rápido.

ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para cálculos renais: 23B, 28B, 6BP, 3VC, 3R
Os pontos 23B e 28B são os pontos de assentimento do Rim e Bexiga respectivamente. O ponto 3VC é o ponto de alarme da Bexiga. A combinação 6BP e 3R é muito usada no tratamento de problemas urinários e é muito útil no alívio da dor. Assim temos uma combinação do pontos anteriores e posteriores, locais e distais, com pontos sintomáticos.
Outros pontos a usar: 40B                                                       
Selecção de pontos de acordo com os padrões clinicos:
Humidade-Calor no AI: 8F, 9BP, 66B, 2R
Esta é uma combinação de pontos baseada nos 5 pontos shu. Os pontos 9BP e 8F são 5º pontos Shu e como tal eliminam quadros de Humidade no AI. Os pontos 66B e 2R são os 2º pontos Shu dos órgãos afectados com a queixa principal e tem como função eliminar Calor. O ponto 8F tanto elimina Humidade como calor.
Outros pontos a usar: 40B, 28E.
Estagnação de Qi: 3F, 34VB, 4F
Os pontos 34VB e 3F são pontos base para mover o Qi do Fígado e tem acção no AI. O ponto 4F move o Qi do Fìgado e alivia lombalgia decorrente da estase de Qi do Fígado.
Outros pontos a usar: 18B, 30E, 32B, 5F, 40VB.
Estase de Sangue: 10BP
Neste caso o ponto 10BP seria suficiente para respeitar os nossos critérios de mobilizaçao do Sangue.
Vazio de Yang do Baço e Rim: 20B, 4VG, 7R
O ponto 20B é o ponto de assentimento do Baço. Os pontos 4VG e 7R fazem a tonificação do Yang do Rim. Outros pontos importantes como 3R, 6BP e 23B já se encontram no protocolo base.
Outros pontos a usar: 12VC, 2BP, 36E.
Vazio de Yin do Rim e Fígado: 18B, 8F
A adicionar aos pontos 6BP e 3R (combinação base para a tonificação do Yin) usamos o ponto 8F (ponto de tonificação do Fígado) e 18B que é ponto de assentimento. Outros pontos como 23B já se encontram presentes. O ponto 7R ainda tem importância para restabelecer os líquidos orgânicos.
Selecção de pontos sintomáticos para sintomas relevantes:
Obstipação: 6TA, 37E
Lombalgia: 40B, 23B, 3ID, 5F, 40VB
Hematúria: 10BP, 5R, 6F, 8BP
Suores nocturnos: 7R, 6C
Febre: 4IG, 5TA
Diarreia: 25B, 37E, 4BP, 30E
Dor hipocondríaca: 34VB, 14F, Dannagxue

2 comentários:

  1. olá, eu gostaria de saber quais são suas referências bibliográficas da parte da MTC, é para usar em um artigo....
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. AONDE ESTÃO LOCALIZADOS ESTES PONTOS NO CORPO

    ResponderExcluir