terça-feira, 1 de novembro de 2011

ICTERÍCIA E ACUPUNTURA

De acordo com a Medicina Ocidental este sintoma pode surgir devido a uma vasta série de problemas que afectam o Fígado e a Vesícula Biliar desde hepatite infecciosa a colecistite.
Caracteriza-se por coloração amarela dos olhos, pele e urina.
Diagnóstico de acordo com a Medicina Chinesa
Clinicamente podemos dividir em 3 tipos: icterícia Yang, icterícia Yin e a icterícia aguda.

ICTERÍCIA YANG
Olhos e pele amarelos e lustrosos, início súbito e duração curta, febre, urina amarela escura e escassa, sede, sensação de peso no corpo, náusea, vómitos, distensão abdominal, língua vermelha com capa pegajosa e amarela, pulso rápido, em corda.
Humidade-Calor com predominância de Calor
Corpo e olhos amarelos brilhante, urina amarelo escura, febre e sede, agitação, sensação de opulência abdominal, náusea e vómito, obstipação e boca seca com sabor amargo, língua vermelha com capa amarela pegajosa ou seca, pulso rápido em corda
Humidade-Calor com predominância de Humidade
Corpo e olhos amarelos pouco ou nada brilhantes, sensação de peso na cabeça, sensação de opulência no abdómen e peito, distensão abdominal, aversão a comida com gordura, distensão abdominal, sensação de peso, náusea, fezes moles, língua vermelha com capa amarela e pegajosa, pulso rápido e deslizante.
ICTERÍCIA AGUDA
Ataque agudo e súbito, pele amarela tipo ouro escurecido, febre alta e muita sede e vontade de beber líquidos frios, opulência abdominal, dor hipocondríaca que agrava com pressão, hematemeses, língua vermelha com capa amarela e seca, pulso rápido e deslizante.
ICTERÍCIA YIN
Pele amarela pálida ou escurecido (sem brilho), aparecimento gradual e duração longa, sensação de peso, perda de apetite, astenia, aversão ao frio, fezes moles, língua pálida com capa branca, pulso profundo e lento são alguns dos principais sintomas que os principais quadros energéticos manifestam. Pequenas variações são possíveis como:
Humidade-Frio
Icterícia (cor amarela tipo fumo de cigarro), anorexia, alterações digestivas, astenia, aversão ao frio, sensação de peso, fezes moles, fadiga mental (diminuição da capacidade de estudo, memorização e/ou abstração), língua pálida com capa branca e pegajosa, pulso deslizante e lento ou profundo.
Estase de Sangue
Icterícia de cor escura, dor hipocondríaca fixa que tende a agravar à noite, massas no hipocôndrio, urina amarelo escura, língua púrpura com varicosidades sub linguais, pulso tenso.
Vazio de Qi do Baço gera Vazio de Sangue
Icterícia, palidez, astenia física e agitação mental que agrava à noite, anorexia, fezes moles, dificuldades em fazer as digestões, preferência por líquidos mornos, língua pálida com capa fina e branca, pulso fino e fraco.

ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para icterícia: 9VG, 19B, 34VB, 24VB
Neste protocolo base 3 pontos são locais (9VG, 19B, 24VB) e 1 é distal (34VB). A combinação apresenta pontos sintomáticos para problemas da VB entre os quais se encontram os pontos de órgão aliados a um ponto mar-inferior.
Icterícia Yang: Humidade-Calor com predominância de Calor: 9BP, 4IG, 43VB, 2F
Neste caso demos preferência à selecção de pontos que eliminam calor (4IG, 43VB, 2F)  – 3F seria outra escolha possível – e seleccionamos pouco pontos para Humidade (9BP).
Outros pontos a usar: 6BP para Humidade, 11IG, 14VG e 44E para eliminar calor.
Humidade-Calor com predominância de Humidade: 9BP, 6BP, 12VC, 11IG
Pelo contrário, neste caso demos prevalência a pontos que eliminassem Humidade (9BP, 6BP, 12VC). Pontos como 36E e 20B também fortalecem BP e eliminam Humidade.
Icterícia aguda: 34E, 6F, 14VG
Neste caso recorremos a um ponto forte para eliminar os sintomas de calor (14VG) e 2 pontos de emergência para combater os sintomas agudos (34E e 6F).
Icterícia Yin:
Humidade-Frio: 6BP, 36E, 2BP, 12VC
O ponto 2BP é essencialmente tonificante, o 6BP elimina Humidade mas tem uma acção muito forte de tonificação do Qi do BP e os pontos 36E e 12VC tanto eliminam Humidade como tonificam o Qi do BP. O ponto 9BP seria outra escolha possível.
Estase de Sangue: 17B, 10BP, 36E
Os pontos 17B e 10BP são especifícos para o Sangue; o ponto 36E move Qi e Sangue.
Outros pontos a usar: 4IG seria um bom auxiliar do 36E e 3F seria bom para mover o Qi do Fígado.
Vazio de Qi que gera Vazio de Sangue: 36E, 10BP, 18B, 20B
Neste caso recorreu-se ao 17B para tonificar Sangue e ao 36E que tanto tonifica Qi como Sangue. Os pontos 18B e 20B são pontos de Assentimento do BP e F respectivamente e contribuem para uma maior eficácia da acção tonificante dos outros 2 pontos.

Pontos sintomáticos para outros sintomas relevantes:
Febre: 14VG, 11IG, 4IG, 5TA
Náuseas, vómitos: 6MC
Boca seca e sabor amargo na boca: 6R, 43VB
Hematemeses: 6P, 34E
Obstipação: 6TA
Fadiga mental: 8E, 20VG
Fraqueza generalizada: 4VG, 4VC, 6VC
Distensão abdominal: 6VC
Digestões lentas: 36E, 12VC
Fezes moles: 25E, 37E
Massas abdominais: Pígen

Nenhum comentário:

Postar um comentário