terça-feira, 1 de novembro de 2011

ZUMBIDOS E SURDEZ E ACUPUNTURA



Zumbido é caracterizado pelos pacientes como um som tipo campainha nos ouvidos.
Surdez é a perda de capacidade de ouvir.
DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA

Invasão de vento externo
Aparecimento súbito de zumbidos ou surdez, zumbidos agravam com exposição ao vento e frio, febre e calafrios, aversão ao frio, dores generalizadas, rigidez na nuca, ausência de sudação, cefaleia, língua com capa fina e branca, pulso flutuante.
Em padrões de vento-calor é possível existirem outros sinais clínicos como: dor leve no ouvido, sensação de ligeira obstrução dentro do ouvido, capacidade auditiva ligeiramente reduzida e membrana do ouvido ligeiramente vermelha.
Subida de Yang do Fígado
Aparecimento súbito de zumbidos ou surdez, aparecimento destes sintomas está associado a estados de instabilidade emocional, irritabilidade, tendência para acessos de raiva, tonturas, cefaleia, sabor amargo na boca, face vermelha, olhos vermelhos e secos, suores nocturnos, boca e garganta seca, língua vermelha com capa fina e amarela, pulso rápido e em corda.
Os zumbidos de aparecimento súbito apresentam-se muito intensos com som elevado e diminuição da capacidade auditiva. No entanto, como a subida de yang é uma consequência do vazio de yin, se este padrão for o mais intenso, o paciente pode apresentar os sintomas de vazio de yin. Também é possível que sinta alteração de sintomas que denúncia agravamentos momentâneos do vazio de yin que gera subida de yang.

Humidade-Mucosidade
Zumbidos de aparecimento súbito, sensação de peso na cabeça, em particular, no canal auditivo, dilatação abdominal, agravamento por exposição a ambientes húmidos, língua com capa pegajosa, pulso deslizante.
Outras variações da humidade-calor, como a humidade-calor no Fígado e Vesícula Biliar podem apresentar: dor relativamente severa dentro do ouvido que pode irradiar para a face, febre e frio alternados que agravam os outros sintomas. Nos padrões de Humidade-calor os zumbidos podem ter aparecimento súbito, apresentam som muito alto e diminuição da capacidade auditiva.
Vazio de Yin e Yang do Rim
Zumbidos de som baixo mas persistentes, aparecimento gradual, alivio com pressão local, zumbidos de som baixo tipo cigarra, agravamento pelo esforço físico, perda de audição crónica, tonturas, lombalgia, fraqueza dos membros inferiores, língua rosada e pulso fino e fraco.

ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para zumbidos: 2VB, ponto da raiz do nervo vago, 6TA.
Nesta combinação temos pontos locais e um distal. Um dos pontos locais faz parte da auriculopunctura mas com efeitos muito bons no tratamento dos zumbidos. 2VB e 6TA é uma combinação de pontos do mesmo par de meridianos.
Outros pontos a adicionar: 5TA, 41VB, 17TA, 19ID, 21TA.
Selecção de pontos de acordo com os padrões clínicos:
Invasão de Vento externo: 20VB, 16VG, 12VB
20VB e 12VB são 2 pontos proximais ao ouvido com função de eliminar Vento. 16VG fica na nuca e tem como função não só eliminar vento mas também aliviar alguns sintomas deocrrentes deste quadros como tonturas ou rigidez na nuca ou mesmo cefaleia occipital a existir.
                                     
Subida de Yang do Fígado: 20VB, 3F, 6BP, 3R
20VB e 3F acalmam o Yang do Fígado enquanto que os pontos 6BP e 3R tonificam o Yin.
Outros pontos a usar: 2F, 43VB, 5TA, 6MC.
Humidade-Mucosidade: 36E, 8E, 12VC
36E e 8E é uma combinação de pontos de mesmo meridiano, um local e o outro distal, com função de eliminar Humidade da cabeça. O ponto 12VC, tal como o 36E, eliminam Humidade e fortalecem o Baço (é mais fácil eliminar Humidade se o Baço se encontrar forte).
Outros pontos a adicionar: 4BP, 2BP, 20B.
Vazio de Yin e Yang do Rim: 4VG, 4VC, 6BP
Esta combinação é muito boa para fortalecer o Qi do Rim e dar energia ao corpo.
Outros pontos a adicionar: 3R, 7R, 23B.
Pontos sintomáticos para sintomas relevantes:
Irritabilidade: Yintang
Suores nocturnos: 6C, 3ID
Cefaleia temporal: 8VB, 41VB, 5TA
Cefaleia parietal: Sishencong, 20VG, 1R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário