terça-feira, 1 de novembro de 2011

Infertilidade e acupuntura



A infertilidade feminina pode ser diagnosticada em 2 situações distintas: (1) mulher que nunca teve filhos não consegue engravidar ao longo de 3 anos de tentativas, sem nesse período ter usado contraceptivos, e recorrendo sempre a um homem saudável e (2) uma mulher que já foi mãe tenta engravidar ao longo de 2 anos, sem sucesso.

DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA
Vazio de Yin do Rim
Incapacidade em engravidar após mais de 3 anos a tentar, ciclo curto ou irregular, perdas escassa com sangue vermelho vivo ou mais escuro, sem coágulos, agitação física e psíquica, tonturas, zumbidos, febre vespertina, suores nocturnos, boca e garganta secas, urina escura, língua vermelha sem capa, pulso fino e rápido.

Vazio de Yang do Rim
Incapacidade em engravidar após mais de 3 anos a tentar, menstruação irregular (ciclo longo ou ciclo irregular), perdas escassas e de cor pálida, possível amenorreia, poliúria, polaquiúria, aversão ao frio, dismenorreia que melhora com pressão e calor e agrava com frio, dor tipo moinha, língua pálida e inchada, pulso fino, profundo e lento.
Vazio de Sangue do Fígado
Infertilidade, perdas escassas com sangue vermelho pálido, sem coágulos, dismenorreia tipo moinha que agrava após as menstruações e melhora com pressão, astenia física, visão nublada, tonturas, língua pálida, pulso fino.
Estagnação de Qi do Fígado
Infertilidade, distensão hipocondríaca e no baixo abdómen, menstruação irregular, síndrome pré-menstrual com grande irritabilidade, dismenorreia durante o período menstrual, possível amenorreia ou perdas escassas de sangue mais escuro, presença de coágulos, língua com varicosidades sublinguais e pulso em corda.
Estase de Sangue
Infertilidade, dismenorreia que agrava antes e tende a melhorar à medida que o período menstrual decorre, dor tipo facada muito fixa, possível palpação de massas, amenorreia ou ciclo longo com sangue de cor vermelho acastanhado, presença de coágulos, língua de cor vermelha ou púrpura com vericosidades sublinguais, pulso tenso.
Estase de Frio no útero
Infertilidade, ciclo longo ou ciclo irregular, perdas escassa de sangue vermelho mais escuro, dismenorreia que melhora com calor e agrava com frio, dor forte que agrava com palpação, frio no útero, língua com capa branca e espessa, pulso tenso e lento.
Humidade-Mucosidade no útero
Infertilidade, sensação de peso no baixo abdómen, obesidade, ciclo longo, possível amenorreia, perdas escassas de sangue espesso e pegajoso, leucorreia pegajosa, tonturas, opressão abdominal e torácica, língua com capa pegajosa e pulso deslizante.

ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para infertilidade: zigongxue, 6BP, 3VC, 32B
Deste conjunto de pontos só o 6BP é um ponto distal.
Caso, para não prolongar o tratamento, desejemos usar pontos só à frente podemos retirar o 32B e alterá-lo por outros pontos como 2R, 3R, 11R, 12R, 13R, 14R ou 8BP.
Selecção de pontos de acordo com os padrões clinicos:
Vazio de Yin do Rim: 23B, 2R, 13R
Os pontos 2R e 13R fazem uma combinação de pontos do mesmo meridiano locais e distais que tem capacidade de tonificação do Yin. A estes pontos adiciona-se o 23B que é ponto de assentimento do Rim, não esquecendo que já se encontram no protocolo base os pontos 6BP e 3Vc que também possuem capacidade de tonificação do do Yin.
                                          Vazio de Yang do Rim: 23B, 4VG, 4VC
Esta é uma combinação de pontos locais, todos eles com grande capacidade de recuperação do Yang.
Outros pontos a usar: 1R, 2R, 3R, 7R e 3VG.
Vazio de Sangue do Fígado: 10BP, 8F, 3R
Ao ponto para tonificar o Sangue (10BP) adicionamos o ponto de tonificação do Fígado (8F) e o ponto de fortalecimento do Rim (3R).
Estagnação de Qi do Fígado: 3F, 34VB
Estes 2 pontos movem o Qi do Fígado. Esta é uma combinação de 2 pontos distais de meridianos acoplados.
Outros pontos a usar: 36E, 6VC.
Estase de Sangue: 10BP, 3F
Neste protocolo temos um ponto para mover o Sangue (10BP) e outro para mover o Qi (3F).
Outros pontos a usar: 17B.
Estase de Frio no útero: 4VC, 36E, 30E
O 4VC tonifica o Yang e e aquece o corpo. Os pontos 36E e 30E fazem uma combinação de pontos do mesmo meridiano locais e distais muito forte a tonificação do Qi e, consequentemente, no aquecimento do corpo.
Humidade-Mucosidade no útero: 28E, 9BP, 40E
28E é um ponto local para eliminar Humidade e 40E é um ponto distal, do mesmo meridiano, para eliminar Mucosidade. O ponto 9BP elimina Humidade.
Outros pontos a usar: 6VC.
Pontos sintomáticos para sintomas relevantes:
Poliúria: 7R
Suores nocturnos: 6C
Agitação psíquica: Yintang
Amenorreia: 29E
Dismenorreia: 32B
Leucorreia: 26VB
Visão nublada: 37VB, 20VB, qiuhou, shangming.

Nenhum comentário:

Postar um comentário