terça-feira, 1 de novembro de 2011

OBSTIPAÇÃO(Prisão de ventre) E ACUPUNTURA



Obstipação e diarreia são consequências de alterações dos movimentos intestinais. Esta queixa refere-se à dificuldade em defecar.
Em MTC chama-se Bian Bi.

DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA
Plenitude Calor no Intestino Grosso e Estômago
Obstipação, fezes secas e dificuldade em defecar de 3 em 3 ou 8 em 8 dias, fezes em forma de bola tipo ovelha, dor que agrava à palpação, urina escura, face vermelha, sede, mau hálito, sensação de calor nos intestinos, distensão abdominal, dor, língua vermelha com capa amarela e pulso rápido.
Plenitude Calor do Fígado/Vesícula Biliar
Obstipação, sensação de calor nos intestinos e hipocôndrio, dor hipocondríaca que melhora com frio e agrava com calor, pele local vermelha e quente ao toque, face vermelha, olhos vermelhos, irritabilidade e tendência para acessos de raiva, zumbidos, tonturas, cefaleia que melhora com aplicações de frio, grande agitação física e psíquica, boca e garganta seca e possíveis ulcerações na mucosa bucal, sabor amargo na boca, língua vermelha com capa amarela, pulso rápido, cheio e forte.

Estagnação de Qi do Fígado
Obstipação, dificuldade em defecar apesar do paciente sentir urgência em faze-lo, arrotos com frequência, dos hipocondríaca tipo distensão, sensação de opulência abdominal e intercostal, distensão abdominal, apetite pobre, língua normal com capa fina e varicosidades sub-linguais, pulso tenso ou em corda.
Vazio de Sangue do Fígado
Obstipação com fezes secas, tonturas, face pálida, palpitações, visão nublada, lábios pálidos, unhas quebradiças em casos mais severos, língua pálida com bordos pálidos, pulso fraco e em corda.
Vazio de Qi do Baço e Pulmão
Obstipação, desejo de defecar mas incapaz de o fazer, ausência de desconforto abdominal, fezes normais ou moles, transpiração espontânea, astenia física e mental, respiração curta, voz fraca, língua pálida e caoa branca, pulso fraco e suave.
Vazio de Yang do Rim
Obstipação, frio generalizado, muito comum na 3ª idade, lombalgia que agrava com frio e melhora com calor, poliúria, língua pálida com capa branca, pulso profundo e lento.
Vazio de Yin do Rim
Obstipação, suores nocturnos, preferência por aplicações de frio no abdómen, lombalgia que melhora com frio e agrava com calor, urina escura, suores nocturnos, febre vespertina, agitação física e psíquica, boca e garganta secas, língua vermelha sem capa, pulso fino, rápido e superficial.

ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para obstipação: 25E, 37E, 25B, 6TA.
Os pontos 25E e 25B são pontos de órgão do Intestino Grosso, o ponto 37E é o ponto mar-inferior e o 6TA é conhecido enquanto ponto sintomático para obstipação.Outros pontos a usar: 6R em casos de Vazio de Yin ou muito calor, 12VC.
Selecção de pontos de acordo com os padrões clínicos:
Plenitude Calor no Intestino Grosso e Estômago: 15BP, 4IG, 44E
O ponto 15BP é mais um ponto local que vai beneficiar a acção do ponto 25E, o ponto 4IG elimina calor e o ponto 44E é o segundo ponto Shu o que o torna bom para eliminar calor.Outros pontos a usar: 2IG, 6R (este último ponto é mais aconselhado em quadros de Vazio de Yin).
                                          Plenitude Calor Fígado/Vesícula Biliar: 2F, 43VB, 5TA
Uma vez que já se encontra presente o ponto 6TA no protocolo base, então, podemos prescindir do ponto 5TA.
Estagnação de Qi do Fígado: 3F, 6VC, 34VB
3F e 34VB são pontos especifícos para mover o Qi do Fígado. 6VC vai mobilizar o Qi no AI.Outros pontos a usar: 32B, 30E, 4BP. Outra combinação possível consiste em usar os 4 portões.
Vazio de Sangue do Fígado: 10BP, 8F, 17B
17B e 10BP são especifícos para o Sangue e 8F é o ponto de tonificação do Fígado.Outros pontos a usar: 20B e 36E caso o Vazio de Sangue esteja associado a Vazio de Qi e 6R caso se encontre associado a quadros de calor que esgotam os líquidos orgânicos.
Vazio de Qi do Baço e Pulmão: 36E, 20B, 13B, 12VC
Os pontos 20B e 13B são os pontos de assentimento do Baço e Pulmão, respectivamente. O ponto 12Vc é o ponto de órgão do Estômago e um forte tonificante do Qi. O 36E é um dos principais pontos para tonificar o Qi. Neste caso, uma vez que o 36E fica perto do 37E, podemos prescindir deste último.Outros pontos a usar: 30E, 4BP, 6BP, 2BP, 6VC, 17VC, 9P.
Vazio de Yang do Rim: 4VG, 23B, 3R
4VG, 23B e 3R é uma combinação base para tonificar o Yang do Rim.Outros pontos a usar: 8VC, 6VC, 4VC, 7R, 1R, 6BP.
Vazio de Yin do Rim: 6BP, 3R, 6R
6BP e 3R é uma combinação base para o Vazio de Yin. 6R gera líquidos orgânicos e tonifica Yin do Rim. A combinação também pode ficar 6BP, 6R.Outros pontos a usar: 7R (é ponto de tonificação e também é importante para os líquidos orgânicos), 2R.
Pontos sintomáticos para sintomas mais relevantes:
Irritabilidade: 13VB, 6MC
Apetite pobre: 36E, 12VC, 4BP
Lombalgia: 23B, 25B, 40B
Tonturas: 20VB, 20VG
Zumbidos: 2VB, ponto da raiz do nervo vago
Distensão abdominal: 14F, 13F
Suores nocturnos: 6C, 7R
Boca e garganta seca: 6R, 22VC

2 comentários:

  1. Dra. fiz consulta com fisio, depois de sofrer um horror nas mãos de urologistas despreparados. Acabei sendo diagnósticado com CPPS, Dor Pélvica Crônica, agravada pela constipação. Tenho um problema de sensibilidade reduzida no puborretal e esfincter posterior. A Acunputura pode ajudar?

    ResponderExcluir
  2. logico que pode, ela pode acabar com seu problema

    ResponderExcluir