terça-feira, 1 de novembro de 2011

Herpes zoster zona e Acupuntura

De início abrupto e desencadeada por vírus, esta patologia caracteriza-se pelo aparecimento de bolhas que seguem o percurso de um determinado trajecto nervoso fazendo-se acompanhar de dor.
As zonas mais afectadas são: face, peito, abdómen e coxa.
No início a pele aparece vermelha e existe dor. Depois aparecem bolhas com forma cinto que também se fazem acompanhar por dor, febre, alterações de apetite ou outros sintomas.
2 a 3 semanas após, as vesículas secam e formam crosta. A crosta desaparece sem deixar cicatrizes. Em alguns casos a dor permanece mesmo após o desaparecimento da crosta das vesículas.

DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA
Humidade-Calor
Eritema, sensação de queimadura local, dor que alivia com aplicações de frio, grupos de bolhas na zona afectada, fezes moles, sensação de peso na zona afectada, língua vermelha com capa amarela pegajosa ou seca, pulso deslizante e rápido.
Plenitude Calor do Fígado
Erupções papulares acompanhadas de dor e sensação de calor, alivio com aplicações de frio, sabor amargo na boca, febre, irritabilidade, tendência para acessos de raiva, sede com vontade de beber líquidos frios, língua vermelha com capa amarela e pulso rápido em corda.
Estagnação de Qi e estase de Sangue
Formação de bolhas de cor vermelha acastanhada, dor tipo facada muito fixa, língua púrpura com varicosidades sublinguais, pulso tenso.

ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para Herpes Zoster: 4IG, 11IG, 10BP, 40B, 3F, 6BP, pontos locais.
Estes pontos são seleccionados consoante o meridiano afectado. Os pontos locais são pontos que se colocam em redor da região afectada.
Selecção de pontos de acordo com os padrões clinicos:
Humidade-Calor: 9BP
Pontos como 6BP para eliminar Humidade ou 4IG e 11IG para eliminar Calor já se encontram no protocolo base. Como tal, neste caso, decicidmos recorrer somente ao ponto 9BP para eliminar Humidade:
Outros pontos a usar: 36E, 12VC, 2º pontos shu consoante o meridiano afectado.
Plenitude Calor do Fígado: 2F, 43VB
Estes são 2 pontos específicos para eliminar Calor do Fígado e Vesícula Biliar. Pontos gerais como 4IG e 11IG já se encontram no protocolo base.
Outros pontos a usar: 14VG, 2º pontos Shu consoante os meridianos afectados.
Estagnação de Qi estase de Sangue: 17B, 34VB
O ponto 17B, juntamente, com o 10BP move o Sangue e o ponto 34VB juntamente com o ponto 3F move o Qi do Fígado.
Outros pontos a usar: 36E, 6VC, 12VC, 17VC.
Pontos sintomáticos para sintomas relevantes:
Fezes moles: 37E, 25B
Febre: 14VG, 5TA
Sabor amargo na boca: 40VB
Irritabilidade: 24VG, Yintang.

Nenhum comentário:

Postar um comentário