terça-feira, 1 de novembro de 2011

Depressão e Acupuntura

Um estado de letargia e tristeza é a característica distintiva da depressão. Durante esta fase os pacientes perdem o interesse pela vida, pelos seus projectos sociais e desenvolvem uma personalidade pouco social.
DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA
Estagnação de Qi do Fígado
Depressão, distensão hipocondríaca, distensão abdominal, eructações, apetite pobre, movimentos intestinais anormais, língua com varicosidades sublinguais, pulso em corda.

Estagnação de Qi que gera calor
Depressão, irritabilidade, sabor amargo na boca, boca e garganta secas, dor tipo distensão no hipocôndrio, zumbidos, face vermelha, olhos vermelhos, obstipação, língua vermelha com capa amarela, pulso rápido em corda.
Humidade-Mucosidade no Baço
Depressão, sensação de peso no corpo ou mais localizada na cabeça, astenia física, sonolência, alterações de apetite, aumento de peso, fezes moles, língua pálida com capa branca a e pegajosa, pulso deslizante.
ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para depressão: 40E, 7MC, 23VG.
Este é um conjunto de 3 pontos (1 local e 2 distais) com acção sobre a mente.
Selecção de pontos de acordo com os padrões clinicos:
Estagnação de Qi do Fígado: 34VB, 6TA, 14F, 6MC
Esta é uma combinação de pontos de 2 pares de meridianos diferentes: (1) Shao Yang com os pontos 34VB e 6TA e (2) Jue Yin com os pontos 14F e 6MC. Todos estes pontos são especifícos para mover o Qi do Fígado.Outros pontos a adicionar: 17VC, 3F, 5TA, 41VB, 4BP.
Estagnação de Qi que gera calor: 43VB, 3F, 5TA, 14F
Neste caso recorremos a uma combinação de pontos do mesmo meridiano no sentido de mover o Qi do Fígado e uma combinação de pontos do mesmo par de meridianos (Shao Yang) com os pontos 43VB e 5TA com o objectivo de eliminar Calor e regular Qi do Fígado e Vesícula Biliar.Outros pontos a adicionar: 2F, 34VB, 20VB.
Humidade-Mucosidade no Baço: 9BP, 12VC, 8E, 36E
9BP, 36E e 12VC é uma combinação base que permite eliminar Humidade e fortalecer o Baço. O ponto 8E é um ponto local que elimina Humidade da cabeça. Neste caso temos uma combinação de pontos do mesmo meridiano, um local e outro distal, com função de eliminar Humidade da cabeça (36E e 8E).Outros pontos a adicionar: 6BP, 20B.
Pontos sintomáticos para sintomas relevantes:
Zumbidos: 2VB, 41VB, 5TA
Opressão torácica: 6MC, 17VC
Fezes moles: 25E, 25B, 37E

Nenhum comentário:

Postar um comentário