terça-feira, 1 de novembro de 2011

HIPERTENSÃO E ACUPUNTURA



A hipertensão costuma ser assintomática e nunca foi definida como doença ou como padrão clínico dentro da medicina chinesa. A sua análise contemporânea é baseada nos sintomas que maioritariamente afectam estes pacientes. Nesta obra analisamos estes sintomas como pertencendo à hipertensão. No entanto devemos ter em consideração de que estes sintomas e a variação de padrões clínicos a ele associados também se verificam noutros casos em que os pacientes não sofrem desta maleita.
Em MTC a hipertensão pode dividir-se nas seguintes categorias: Xuan Yu (vertigens) e Tou Tong (cefaleia).
Hipertensão de acordo com a MTC
Existem 4 padrões principais no diagnóstico da hipertensão. Esses padrões são: Plenitude Calor do Fígado; Mucosidades que afectam o AS; Subida de Yang devido a Vazio de Yin; Vazio de Yin e Yang do Rim.

Diagnóstico de acordo com a Medicina Chinesa
Plenitude Calor do Fígado
Hipertensão, cefaleia (generalizada, no vértice ou nas têmporas) e tonturas que agravam com calor e estados de irritabilidade, face vermelha, olhos vermelhos, hemorragia nasal, boca e garganta secas, irritabilidade e/ou tendência para acessos de raiva, língua vermelha com capa amarela, pulso forte e rápido
Mucosidade que ascende ao AS
Hipertensão, Cefaleia e tonturas acompanhadas por sensação de peso, sensação de peso no corpo, sensação de opulência torácica, alterações de apetite, língua com capa branca e pegajosa, pulso deslizante.
Subida de Yang do Fígado devido a Vazio de Yin
Hipertensão, Tonturas, cefaleia, acessos de calor, zumbidos, insónia, irritabilidade, dormência ou tremor dos membros, sintomas agravam com irritabilidade ou calor, lombalgia que melhora com pressão e está associada a cansaço, fraqueza dos membros inferiores e zona lombar, urina escura, língua vermelha sem capa ou com capa muito fina, pulso fino, superficial e rápido.
Vazio de Yin e Yang do Rim
Hipertensão, tonturas, zumbidos, cefaleia, lombalgia tipo moinha que melhora com pressão, alterações urinárias (micção nocturna), fraqueza dos membros inferiores, astenia física, palidez e maçãs do rosto vermelhas, membros frios, sede, pulso lento e profundo, língua pode apresentar-se normal ou com tom avermelhado pálido e com capa.

ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para a Hipertensão: 20VB, 11IG, 4IG, 36E.
O ponto 20VB é ponto de reunião da VB e dos meridianos Yang wei; elimina calor da cabeça e olhos e acalma a cefaleia. Os pontos 11IG e 4IG eliminam calor e baixam a pressão arterial. O ponto 36E é outro ponto experimental com bons resultados no tratamento da hipertensão.
Além destes pontos base ainda podemos usar 10BP, 40E e 3F. Também existem relatos do uso do ponto 2R para tratar hipertensão sistólica.
Selecção de pontos para os padrões clínicos:
   




























































































































































Plenitude Calor do Fígado: 2F, 43VB
Estes 2 pontos eliminam calor do Fígado e VB. O ponto 3F também pode ser usado pois acalma o Yang do Fígado. Estes pontos associados aos pontos base (que acalmam o Yang ou eliminam calor) faz um tratamento forte.
Mucosidade que ascende ao AS: 40E, 17VC, 6MC
40E elimina Mucosidade e os pontos 17Vc e 6MC regularizam o AS.
Subida de Yang do Fígado devido a Vazio de Yin: 3F, 6BP, 3R, 8F
O ponto 3F acalma o Yang do Fígado e os restantes fazem a tonificação do Yin do Fígado. Atente-se à presença do ponto 20VB, no protocolo base, que acalma o Yang do Fígado.
Outros pontos a adicionar seriam o 18B e 23B pois são pontos de assentimento dos referidos órgãos.
Vazio de Yin e Yang do Rim: 4VC, 6BP, 4VG, 23B, 2R
4VC fortalece o Qi do Rim, 4VG e 23B com moxa fortalecem o Yang e 6BP e 2R ajudam a tonificar o Yin.
Pontos sintomáticos para sintomas mais relevantes:
insónia e irritabilidade: 7C, 43VB, 13VB
obstipação: 6TA
náuseas ou vómitos: 6MC, 36E
tonturas severas: 20VG, 20VB, 8E, Sishencong

Nenhum comentário:

Postar um comentário