terça-feira, 1 de novembro de 2011

MENSTRUAÇÃO IRREGULAR E ACUPUNTURA

Como o nome indica, este problema refere-se a alterações anormais do ciclo menstrual, da quantidade de sangue ou da cor do sangue.
No que concerne ao ciclo menstrual em si há que tomar em consideração 3 alterações básicas: ciclo curto, ciclo longo, ciclo irregular(1).
Em MTC chama-se Yue Jing Bu Tiao (menstruação irregular).
Na menstruação irregular costumam estar associadas alterações de ciclo e quantidade de perda de sangue. Apesar disto nos ciclos curtos costumam existir perdas profusas enquanto que nos ciclos longos as perdas costumam ser escassas (Yanfu, 2002).
A cor do sangue menstrual, quantidade, caracterização do sangue menstrual, tipo de ciclo associados a outros sintomas acompanhantes e à língua e pulso decidem qual o diagnóstico correcto em termos de MTC (Yanfu, 2002).
O diagnóstico pode ser feito ou através da análise imediata dos padrões clínicos ou partindo da queixa especificada (ciclo curto, ciclo longo, etc…).
Ciclo curto é caracterizado por ocorrer 3 a 5 dias antes do normal ocasionalmente. Se ocorrer por mais de 3 ciclos seguidos é considerado mórbido (Yanfu, 2002).
Ciclo longo é caracterizado por ocorrer 7 dias após o normal. A menstruação ocorre de 40 em 40 dias aproximadamente. Só se o ciclo se atrasar por 3 vezes consecutivas é que é considerada mórbida. Caso contrário pode ser normal. Existem 3 pontos de diagnóstico importantes: (I) a menstruação ocorre 7 dias mais tarde que o normal por 3 ciclos consecutivos, (II) exclui-se a possibilidade de gravidez e (III) exclui-se a possibilidade de doença hemorrágica se menstruação aparecer meio mês após o normal com hemorragia vaginal moderada e dor abdominal (Yanfu, 2002).
Irregularidade do ciclo menstrual é caracterizado por este ocorrer 7 dias antes ou 7 dias depois do normal.
Perdas excessivas de sangue significa que existe um aumento do fluxo de sangue ou existe um aumento do número de dias que a menstruação dura, regra geral, mais de 7 dias. Existem 3 chaves de diagnóstico importantes: (I) menorreia aumenta bastante e pára passado um tempo, (II) perdas excessivas aparecem juntamente com ciclos longos ou curtos e (III) perdas profusas ou incessantes podem indicar a existência de metrorragias ou metrostaxis (Yanfu, 2002).
Menstruação escassa significa que a quantidade de perdas sanguíneas diminuiu ou o número de dias diminuiu para 2. Os pontos chave de diagnóstico são: (I) ciclo menstrual normal mas com perdas menores, (II) a paciente não toma contraceptivos que podem alterar os sintomas (Yanfu, 2002).


DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA
Plenitude Calor no Sangue
Ciclo curto, menstruação aparece 7 dias ou mais antes do tempo previsto, em alguns casos pode aparecer 2 vezes por mês, hemorragia profusas com sangue vermelho vivo ou escuro e pegajoso e/ou espesso com possível presença de coágulos (Yanfu, 2002), sensação de calor e preferência pelo frio, sede e vontade de beber líquidos frios, lábios e boca secas, febre, agitação física e psíquica, opressão torácica, irritabilidade e acessos de raiva, urina escura e escassa, fezes secas, língua vermelha com capa amarela e espessa, pulso cheio, forte e rápido.
Vazio de Qi
Ciclo curto, hemorragias profusas de sangue pálido que podem durar algum tempo, astenia física, sonolência, palpitações, anorexia, fezes moles, agravamento da astenia após o período menstrual, suores espontâneos que podem agravar na altura da menstruação, respiração curta, sensação de vazio no abdómen inferior(2), língua pálida e marcada pelos dentes, pulso fino e fraco.
Vazio de Yin
Ciclo curto, menstruação escassa, sangue de cor escura (arroxeado) e pegajoso(3), febre vespertina, sensação de calor no peito, solas dos pés e palmas das mãos, urina escura, boca e garganta secas(4), língua vermelha sem capa e seca, pulso fino e rápido.
Vazio de Sangue
Ciclo longo, pouca perda de sangue de cor pálida, dor abdominal tipo moínha que melhora com pressão, sem coágulos, superior a 40-50 dias, dor no abdómen inferior que melhora com pressão, sensação de vazio no abdómen inferior, visão turva, unhas quebradiças, insónia, tonturas, palpitações, língua pálida, pulso fraco e fino.
Vazio por Frio no sangue
Ciclo longo, perdas escassas, sangue de cor escura (pode ser quase negro) e com coágulos, dor abdominal que alivia com calor, membros frios, aversão ao frio, língua de cor escura com capa branca e pulso profundo e tenso.
Estase de Frio no útero
Ciclo longo, perdas em pequena quantidade de sangue de cor escura (pode ser quase negro) e com coágulos, período menstrual associado a dor fixa que agrava com frio e melhora com calor, membros frios, língua com capa branca e pulso tenso.
Estagnação de Qi
Ciclo longo, perdas de pouca quantidade, dor tipo distensão no abdómen inferior e região hipocondríaca, perdas de cor vermelho escuro, presença de coágulos, distensão ou dor mamária, distensão ou dor no hipocôndrio e baixo abdómen, opressão torácica, depressão, língua com varicosidades sublinguais e pulso tenso em corda.
Estagnação de Qi do Fígado
Ciclos variados com perdas sanguíneas diferentes de ciclo para ciclo(5), sangue de cor escura, distensão no hipocôndrio e abdómen inferior, alterações psiquiátricas (irritabilidade, raiva ou preferência por cantar), dor que agrava à palpação, distensão mamária, depressão, língua com varicosidades sublinguais e pulso tenso em corda.
Humidade-Mucosidade
Perdas escassas(6), sangue de cor clara e pegajoso, sensação de peso no baixo abdómen ou no corpo todo, opressão torácica e náusea, leucorreia pegajosa, língua pálida com capa branca, espessa e pegajosa, pulso deslizante.
                                        
Estagnação de qi do Fígado com calor no sangue
ciclo curto, perdas excessivas, sangue de cor avermelhada ou arroxeada e pegajoso, distensão do hipocôndrio e mamas, depressão, agitação psíquica, raiva, sabor amargo na boca, boca e garganta secas, urina amarela escura, fezes secas e obstipação, língua vermelha com capa amarela, pulso rápido e em corda (Yanfu, 2002).
Vazio de Yin e Yang do Rim
Ciclos variados com perdas variadas(7), sangue de cor mais clara ou pálida, lombalgia, fraqueza dos membros inferiores, tonturas, zumbidos, noctúria, língua normal ou pálida, com pulso fraco e profundo.

ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para menstruação irregular: 6VC, 3VC, 6BP, zigongxue.
Esta é uma combinação muito simples com 2 pontos locais e 1 distal.
Outros pontos a usar: 4VC, 2VC, 32B, 11R, 12R, 13R.
Selecção de pontos de acordo com os padrões clínicos:
Plenitude Calor no Sangue: 10BP, 2F, 11IG
Esta é uma combinação muito forte para eliminar calor. O ponto 11IG é um ponto geral muito usado, o 10BP é especifico para eliminar calor do Sangue e o 2F elimina calor do Fígado (uma vez que o Fígado armazena o Sangue quando existem quadros de calor no Sangue considera-se que o Fígado também está envolvido).
Outros pontos a usar: 4IG, 5TA, 14VG, 2BP, 2R, 3F, 1BP.
Vazio de Qi: 36E, 30E
Neste caso recorre-se à combinação de pontos do mesmo meridiano locais e distais com grande acção em tonificar o Qi.
Outros pontos a adicionar: 4VC, 4BP, 20B, 23B.
Vazio de Yin: 3R
Uma vez que no protocolo base já se encontra o ponto 6BP decidimo recorrer somente ao 3R.
Outros pontos a usar: 7R.
Vazio de Sangue: 10BP, 36E
O 10BP é um ponto para tonificar o Sangue e o 36E tanto tonifica o Sangue como o Qi.
Outros pontos a usar: 4IG que tal como o 36E tem acção de tonificção do Qi e Sangue forte; 17B.
Estase de Frio no útero: 4VC, 30E
Mais uma vez recorremos a 2 pontos locais muito bons no tratamento de quadros de frio (seja por excesso ou deficiência).
Outros pontos a usar: 36E, 4VC.
Estagnação de Qi do Fígado: 34VB, 3F, 36E
34VB e 3F são pontos específicos para mover Qi do Fígado e 36E move o Qi em geral sendo muito usado.
Vazio de Yin e Yang do Rim: 4VC, 23B, 3R
Esta é uma combinação base para garantir um fortalecimento do Yuan Qi e do Rim.
Outros pontos a usar: 7R, 4VG, 14R.
Pontos sintomáticos para sintomas mais relevantes:
Ciclo curto: 10BP
Ciclo longo: 29E, 10BP
Ciclo variados: 3F
Hemorragia profusa: 8BP
Astenia: 36E, 12VC
Opressão torácica: 17VC, 6MC
Distensão mamária: 41VB, 17VC, 18E, 40VB, 5TA
Respiração curta: 22VC, 7P
Tonturas: 20VB, 20VG
Zumbidos: 2VB, raiz do nervo vago
Dor hipocondríaca: 14F, 3F, 6MC
Febre vespertina: 4IG
Garganta seca: 6R, 22VC
Dor local: 32B

Nenhum comentário:

Postar um comentário