segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Tratamento de Alzheimer com acupuntura

A Acupuntura e a Medicina Chinesa são uma eficaz alternativa no tratamento de doenças neurodegenerativas, tais como a doença de Alzheimer, sequelas de acidente vascular cerebral e de doença de Parkinson, males que afetam grande parte da população geriátrica.

Doenças neurodegenerativas segundo a Medicina Oriental

Doenças Neurodegenerativas são caracterizadas por uma deterioração progressiva. Suas manifestações clínicas são determinadas pela localização e pela gravidade de cada caso. Sua origem pode ser identificada na deficiência da essência do rim, pelo bloqueio do canal do cérebro ou ambos.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a causa de doenças neurodegenerativas está no rim, órgão responsável pelo controle dos ossos e medula. De acordo com esse ponto de vista, a estagnação do sangue e a acumulação de catarro nos rins são consideradas causas e não sintomas. Assim, o tratamento desse tipo de doença consiste em tonificar o rim para eliminar o catarro e remover a estagnação do sangue.

Tratamento

De acordo com a tradição da medicina oriental, o espírito (shen) habita o coração e o cérebro, e é afetado pelo estado de saúde mental e físico de uma pessoa. Quando o espírito é afetado, ocorre a deterioração das funções mentais que podem resultar em delírio e demência, acompanhado de sintomas físicos semelhantes às complicações do AVC.

O tratamento dessas doenças consiste em despertar o espírito (shen), abrindo os orifícios sensoriais e estimulando o cérebro. Segundo o Dr. Hua Long Zhang, diretor de Bai Lou Hospital de Tianjing, na China, os pontos de acupuntura dos canais Yin devem ser selecionados.

Seleção dos Pontos Principais: Neiguan (P6), Renzhong (Du 26) e Sanyinjiao (SP6)
- Neiguan (P6) tem a função de nutrir o coração, acalmar o espírito e promover a circulação do Qi e do sangue;
- Renzhong (Du 26) abre orifícios sensoriais, estimula o cérebro e desperta o espírito. A combinação de Neiguan (P6) e Renzhong (Du 26) é usada para aumentar a força contrátil do coração e do débito cardíaco da circulação sanguínea para o cérebro;
- Sanyinjiao (Sp 6) é o ponto de encontro dos três canais yin do pé. Sanyinjiao (Sp 6) nutre o rim e tonifica a medula para melhorar a função do cérebro;

Alguns pontos locais:
- Jiquan (H 1), Chize (Lu 5), Weizhong (UB 40), e hegu (LI 4) são pontos locais que abrem os canais e melhoram a circulação do Qi e do sangue;
- Jiquan (H 1), Chize (Lu 5), e hegu (LI 4) são usados para tratar paralisia e tremores de braços e mãos, e Weizhong (UB 40) é usado para a paralisia das pernas;
- Fengchi (20 GB), Yifeng (SJ 17), Wangu (GB 12) e Tianzhu (UB 10) são quatro excelentes pontos que ajudam os pacientes com problemas de articulação da fala ou aspiração freqüente de partículas de alimentos, levando a infecções respiratórias.
- Shanshangdien (ponto trovão superior) e xiashangdien (ponto mais baixo de trovão) são dois pontos extraordinários que foram descobertos através de ensaios clínicos e experiências. Eles são extremamente potentes e devem ser reservados para aqueles pacientes que têm paralisia parcial ou completa. Shanshangdien está localizado na parte lateral do pescoço, no mesmo nível da maçã de Adão, entre a cabeça e o esterno clavicular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário