terça-feira, 1 de novembro de 2011

Prolapso Rectal e Acupunctura

Este problema refere-se à descida anormal do recto. Regra geral os pacientes apresentam uma história longa de diarreia. Em certos casos a mucosa rectal, pode inclusivamente sair para fora do anús. Prolapso parcial é quando a mucosa sai um pouco do anús e prolapso completo é quando sai toda a parede do recto (apresenta uma mucosa longa com dobras circulares).
Em MTC é chamado de Tuo Gan (prolapso rectal).



DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA
Colapso de Qi
Prolapso rectal que surge em consequência de longo esforço físico, também pode surgir em ataques de tosse ou quando se faz muito esforço para defecar, pode desenvolver-se ao longo do tempo primeiro com uma sensação de afundamento do anús enquanto defeca e agravar ao longo do tempo, inicialmente vai ao sítio sem ajuda da mão mas posteriormente precisa da ajuda da mão, a mucosa anal apresenta-se vermelha pálida, astenia física, face pálida, língua pálida e marcada pelos dentes, pulso fino e lento.

Vazio de Yang do Rim
Prolapso rectal, lentidão física, aversão ao frio, sensação de conforto no anús com aplicação de calor, poliúria, impotência, lentidão física, agravamento do prolapso com esforço em defecar, lombalgia, fraqueza dos membros inferiores, língua pálida e inchada, pulso fino, profundo e lento.
Humidade-Calor no Intestino Grosso
Prolapso rectal acompanhado de sensação de peso e calor local (queimadura), preferência por aplicações locais de frio, febre, sede e vontade de beber bebidas frias, obstipação, sensação de peso abdominal mesmo após defecar, língua vermelha com capa espessa, amarela e pegajosa ou seca, pulso deslizante e rápido.

ACUPUNCTURA
Selecção de pontos para prolapso rectal: 1VG, 20VG, 57B, 33B, 34B
Os pontos 33B, 34B e 1VG são pontos locais muito bons no tratamento de problemas rectais. O ponto 57B é ponto sintomático para hemorróides e para prolapso rectal. O ponto 20VG é outro ponto sintomático para este tipo de problema. Neste conjunto de pontos temos 2 combinações de pontos locais e distais e do mesmo meridiano.
Outros pontos a usar: 1VC, 25B, 31B, 32B, 37E, 58B, erbai.
                                    
Selecção de pontos de acordo com os padrões clinicos:
Colapso de Qi: 4VC, 36E, 30E
Adicionando estes pontos ao 20VG ficamos com uma boa combinação para fortalecer o Qi. A combinação 36E e 30E é uma combinação de pontos locais e distais do mesmo meridiano sendo ambos muito bons para recuperar o Qi.
Outros pontos a usar: 6BP, 4BP, 20B.
Vazio de Yang do Rim: 4VG, 23B, 3R
Esta é uma combinação base para tratar Vazio de Yang do Rim.
Humidade-Calor no Intestino-Grosso: 37E, 9BP, 4IG
O ponto 37E é ponto mar-inferior e elimina Humidade-Calor do IG. O ponto 4IG elimina Calor e, juntamente, com o ponto 37E faz uma combinação de pontos do mesmo nível energético. O ponto 9BP elimina Humidade.
Outros pontos a usar: 28E, 25B.
Pontos sintomáticos para sintomas relevantes:
Poliúria: 6R, 6BP, 3VC
Impotência: 2R, 2VC
Lombalgia: 23B, 25B, 40B
Obstipação: 6TA, 25B, 37E
Febre: 5TA, 11IG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário