segunda-feira, 25 de março de 2013

A visão da ACUPUNTURA ESTÉTICA sobre as ESTRIAS

ACUPUNTURA NÃO INVASIVA
Laser Ecoo Fibras

A Medicina Tradicional Chinesa, segundo Yamamura, no Livro Dourado da Acupuntura em Dermatologia e Estética, considera a integração do homem com as forças do Universo. Utiliza o princípio do Yin e do Yang. “Onde há o Yin, há o Yang, ou seja, o Céu e a Terra. Não pode haver Yin sem o Yang, nem Yang sem Yin. O Yang puro é o Céu, o Yin turvo é a Terra. A Energia da Terra sobe como as nuvens, a Energia do Céu desce como a chuva.” Portanto, forças opostas e complementares, em constante movimento, transformando-se infinitas vezes.

A estética é a saúde que transparece no exterior, é o corpo em sua forma que demonstra o equilíbrio. As estrias são uma desarmonia , aumentando o bloqueio, a estagnação e a deficiência do Qi (Energia) e do Xue (Sangue), onde estão envolvidos os Zang-Fu (Órgão e Vísceras).

Escreve Ysao Yamamura em "Livro Doourado da Acupuntura em Dermatologia e Estética", que as alterações na pele podem ser entendidas dentro da teoria do Yin e do Yang. A pele também se relaciona com Pi (Baço/Pâncreas), que é a Terra e o Fei (Pulmão) formando o Canal Unitário Tai Yin que tem a função de sustentar e nutrir o seu filho, o Metal. Neste ciclo de geração, estabelece-se uma relação Mãe-Filho, Terra-Metal. A epiderme relaciona-se com o Metal (Pulmão) a derme com a Terra (Baço/Pâncreas). Ainda, a epiderme relaciona-se com a Energia da Defesa, Wei Qi e com os Líquidos Orgânicos, Jin. A derme com os três aspectos energéticos: Qi, Jin e Xue (Sangue). É o Fei (Pulmão) que dirige a Energia da respiração e a Energia de todo o organismo, expirando a Energia do Impuro e inspirando a Energia do Puro Celeste. O Fei rege a difusão e se manifesta externamente na pele, acelerando a distribuição do Qi Xue (Energia do Sangue) e do Jin Ye (Líquidos Orgânicos). Quando a atividade funcional do Fei (Pulmão) for insuficiente poderá haver obstáculos na Via das Águas e nas trocas metabólicas, nas quais é o Gan (Fígado) que favorece a subida enquanto que o Fei (Pulmão) a descida. A estagnação do Qi do Gan gera Fogo, podendo agredir o Fei (Pulmão) e diminuir os fluidos, levando à Secura. Além disto, o Fei (Pulmão) perde a função de Purificação, e o Qi do Gan (Energia do Fígado) não consegue realizar a Drenagem. É o Pi (Baço/Pâncreas)que rege a derme, portanto sua a nutrição e sustentação. O sistema de defesa Shen-Fei (Rins-Pulmão), onde o Fei (Pulmão) difunde o Wei Qi (Energia de Defesa) para a pele e para os músculos, sendo o Shen (Rins) a raiz do Wei Qi, aquecendo a pele e os músculos. Shen, que está acoplado com ao Pangguang (Bexiga) e ao Shen-Yang (Yang do Rim), fornece energia ao Pangguang para transformar os fluidos, onde uma parte límpida ascende superficialmente ao longo do Meridiano da Bexiga de forma a interagir com o Wei Qi (Energia de Defesa) . Além disto, o Meridiano do Pangguang (Bexiga) do Du Mai (Vaso Governador) difundem o Qi para toda a região dorsal (área Yang Maior), estando conectados com Shen (Rins).



PROTOCOLO DE TRATAMENTO

TALASSOTERAPIA; aplicação de Algas Vermelhas nas estrias em movimentos circulares, atuando como esfoliante e nutritivo.

LASER Ecco Fibras;
Luz azul 30 segundos em cada ponto (em varredura) sobre a área das estrias com as Algas Vermelhas.

Limpar a área com água e sabão neutro.

Aplicação pontual com laser infravermelho 6 jaules/cm 2 em movimento zig zag pela borda da estria

Aplicação pontual de laser vermelho cont. 4 jaules/cm2

PERIODICIDADE

Duas vezes por semana durante um mês.
Segundo mês uma sessão semanal.

No tratamento das estrias utilizamos os conceitos da tradicional Acupuntura Sistêmica aliando às novas técnicas como o LASER e a ELETROESTIMULAÇÃO. Esta é a integração do milenar com o moderno. Para a saúde e para a beleza "atemporal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário