quarta-feira, 20 de março de 2013

Uma ajuda para aliviar as dores de cabeça

(Jupiterimages/photos.com)


O meio principal utilizado pelas pessoas para deterem uma dor de cabeça é o uso de analgésicos.
As pessoas não foram educadas para compreender seus estados de saúde, relacionando-os com suas emoções e tensões, ou com sua alimentação, com o clima e outros aspectos. Foram educados a tomar remédios, que eliminam as condições finais dos processos, sem que entendam os motivos verdadeiros dos seus problemas de saúde.
Mas, as dores de cabeça podem ter dezenas de motivos diferentes: tensão emocional, tensão no pescoço, pressão baixa ou alta, distúrbios no fígado ou no estômago, infecção, sinusite, meningite, resfriado entre outros.
Na medicina tradicional chinesa identificam-se e relacionam-se as regiões da cabeça com os canais de energia (meridianos), que por sua vez relacionam-se a órgãos ou funções afetadas. De um modo geral, podemos relacionar essas dores com as regiões da cabeça da forma como apresentada na tabela abaixo.
Mtc 1
Certamente, essa é só uma forma geral, bem simples e inicial para podermos relacionar as cefaleias e suas causas.
Existem doenças graves, como AVC e tumores, que também ocasionam dores de cabeça. Por isso necessita-se ponderação: se uma dor de cabeça é muito intensa ou prolongada, repete-se com frequência, ou está associada a tonturas, vômitos e outros sintomas, é preciso procurar ajuda médica competente rapidamente.
Algumas dicas para as dores de cabeça simples
O objetivo não é se aprofundar e ensinar a tratar de todos os tipos de cefaleia: para isso é preciso procurar médicos ou terapeutas que pratiquem a medicina tradicional chinesa ou profissionais naturalistas, naturopatas ou naturólogos, que são aqueles que normalmente tratam das cefaleias sem remédios químicos e abordam suas causas reais.
Focalizando as regiões com base na tabela anterior, para os sintomas apresentados abaixo, recomenda-se os possíveis tratamentos.
Tratamento 1
Resfriados e enxaquecas
Existem outros casos bastante comuns de cefaleias, devidos ao resfriamento (resfriado) e à gripe. O resfriado ocorre, em geral, por exposição ao vento-frio, à chuva ou à umidade.  Nesses casos – a menos que exista febre além dos 38 ºC – pode-se tomar chá quente de gengibre+canela, sopa de cebolinha, e usar própolis na forma de 30 gotas 3 vezes ao dia, até a melhora total.
Se a febre já ultrapassa os 38,5 ºC é preciso tomar a própolis da mesma forma, dar chá de gengibre+camomila+hortelã e cobrir bem a pessoa até ela transpirar bastante.
A gripe, como é provocada por vírus, precisa de um antibiótico natural, que pode ser a própolis (tomar como dito acima), ou o alho (1 cápsula ou xícara de chá 3 vezes ao dia) ou a equinácea (1 cápsula 2 vezes ao dia), e de um chá descongestionante, como alecrim+eucalipto+gengibre+hortelã+sálvia, 3 vezes ao dia.
Existem as enxaquecas, que tendem a ser, em geral, devidas a questões emocionais não reconhecidas e afetam tanto o fígado como o sistema vascular (especialmente na região da cabeça).
Para essas, é necessário evitar alimentos que afetem o fígado, como chocolates, gorduras, aspartame e adoçantes artificiais, álcool, corantes, enlatados, embutidos, queijos gordos, glutamato monossódico, doces fortes, bebidas que contém cafeína e outros estimulantes – café, coca-cola, guaraná, chá mate, chá preto e comidas pesadas. Tomar 1 copo de suco de uva-roxa, 3 vezes ao dia, longe das refeições.
O gengibre tem um ótimo efeito sobre as enxaquecas. Um chá de gengibre+tília+boldo-do-Chile+melissa (Melissa officinalis) pode ser excelente.
Para o aspecto emocional envolvido, aconselha-se uma consulta com um profissional da terapia floral. Caso isso seja impossível, os florais Fuchsia (FES), Agrimony (Bach), Snapdragon (FES), Willow (Bach), Chamomile (FES) e Hibiscus (FES), podem ser excelentes se tomados juntos por 30 ou 40 dias, na dose de 4 gotas 4 vezes ao dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário