segunda-feira, 25 de março de 2013

Acupuntura Sistêmica no diagnóstico , prevenção e tratamento do câncer.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1979 editou uma lista com 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de acupuntura.




Câncer é o reflexo de um processo,que geralmente começou há pelo menos uma década ou mais, ou seja, antes mesmo da manifestação dos sintomas. O câncer, dentro da visão da Medicina Tradicional Chinesa, é considerado uma doença geral com uma manifestação local. O sistema adoeceu! A pessoa como um todo deve ser tratada! A acupuntura apresenta excelentes resultados como tratamento complementar, reduzindo consideravelmente os efeitos colaterais da quimioterapia, radioterapia e cirurgias, enquanto aumenta a imunidade e recupera o equilíbrio do organismo. Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, as causa das doenças estão relacionadas a uma série de fatores. Algumas são consideradas externas, como as seis influências nocivas: vento, frio, calor, secura, umidade e calor de verão. Outras, podem ser consideradas como causas internas, como as sete emoções: raiva, alegria excessiva, preocupação, pensamento obsessivo, tristeza, medo e choque. Outros fatores que podem estar atuando no surgimento de doenças são as escolhas dos alimentos, o estilo de vida e acidentes. Quando a vitalidade e as defesas imunológicas estão fortes, dificilmente uma doença por invasão de fator patogênico externo se desenvolve. Para o médico e acupunturista, professor Sohaku Bastos existe um consenso na comunidade científica de que é o estresse um dos grandes causadores das doenças contemporâneas, seja ele físico, mental, social, laboral ou ambiental. Não resta a menor dúvida que são o estresse e o erro alimentar os maiores responsáveis pelo desvio catabólico (morte celular) que leva à degeneração do organismo. O papel das emoções é fator fundamental para a manutenção da saúde ou o surgimento da doença. Encontramos em Giovanni Maciocia, que as emoções são estímulos mentais que além de influenciarem nossa vida afetiva, produzem efeitos no funcionamento orgânico.

O primeiro efeito de uma tensão emocional no corpo é afetar a própria circulação de energia (Qi). É natural que a tensão emocional afete a Mente, prejudique a circulação de energia e rompa o mecanismo do equilíbrio e livre fluxo da vida. A visão dos Órgãos Internos como esferas físico-mental-emocionais de influência é um dos aspectos mais importantes da Medicina Tradicional Chinesa. As emoções que afetam os órgãos internos, de forma geral, são a Raiva afetando o Fígado; a Alegria afetando o Coração; o Estado de ficar pensativo afetando o Baço; a Aflição afetando o Pulmão e Baço; a Tristeza afetando o Pulmão; o Medo afetando o Rim; o Choque afetando o Coração. Por outro lado, também o estado dos Órgãos Internos afeta o estado emocional, um Órgão Interno desequilibrado pode geral emoções negativas. Como exemplo, o Rim da Medicina Chinesa, corresponde ao órgão rim real sob um nível anatômico, ao Qi e à Essência (Jing), ao Cérebro, força de vontade e direção sob um nível mental, e ao medo sob um nível emocional. Todos os níveis interagem um com outro simultaneamente. Assim, um estado de medo e ansiedade por um longo período de tempo pode fazer o rim ficar deficiente. Ao mesmo tempo, se o Rim se tornar deficiente, por excesso de trabalho, poderá provocar sentimentos de medo e ansiedade. Quando o Qi (energia) estagna pode conduzir a estase do Sangue , especialmente nas mulheres. A estase de Sangue afetará particularmente o Coração, o Fígado e o Útero.

Desta forma, quando alguém sofreu com problemas emocionais por muito tempo, há freqüentemente sinais de Calor que podem estagnar o Fígado, Coração Pulmão ou Rim. Com o tempo o Calor pode se transformar em Fogo, que é mais intenso, mais secante e afeta mais a Mente. Isto causa mais agitação e ansiedade. O rompimento do Qi,causado pelas emoções, pode também com o tempo, também produzir a formação de Fleuma. A Fleuma obstrui os orifícios da Mente e se torna uma causa adicional de perturbação emocional e mental. Para a nutricionista e especialista em Dietética Chinesa Deise Lopes, o câncer é um amontoado de células desreguladas que escapa do controle do sistema imunológico, cresce e se multiplica, formando um tecido anormal. Falta a informação genética que diz a um tecido quando ele deve parar de crescer. As células desajustadas buscam no sangue, em especial, alguns aminoácidos, que as ajudarão a crescer num ritmo acelerado. Quando as células não estão multiplicando nem impondo risco imediato é chamado de tumor benigno. Quando estão se multiplicando é chamado de tumor maligno. A malignidade é uma mutação provocada por um agente pseudo-enzimático que apareceria na célula por diversas influências químicas, físicas e parasitárias, em especial os radicais livres, que são os principais suspeitos de causarem a lesão inicial que dá origem ao câncer. Assim, o câncer resulta de inúmeros fatores, segundo National Cancer Institute, Cancer Control Objectives for the Nation. 1985-2000, como a exposição excessiva a carcinógenos alimentares ou não; a ingestão insuficiente de antioxidantes; o sofrimento emocional prolongado; o sistema imunológico debilitado; a pouca capacidade de se desintoxicar; a vida sedentária; a depleção do solo; o processamento de alimentos; e a radiação de baixa freqüência. O que corresponde aos conceitos da Acupuntura, em Maciocia, onde câncer é visto como uma síndrome de estagnação de mucosidade.

Esta é a causa mais comum de formação de massas abdominais. A raiva reprimida, a frustração, o ressentimento, o ódio podem gerar Estagnação de Qi no Fígado e, em longo prazo, estase de Sangue no Fígado. Quanto à nutrição, a alimentação irregular ou o consumo excessivo de alimentos frios e crus podem gerar a formação de Frio no aquecedor inferior. O frio contrai e naturalmente interfere na circulação de Qi e Sangue. Também, o consumo excessivo de alimentos gordurosos prejudica o Baço e leva à formação de Umidade e Mucosidade. Há ainda interação entre a Mucosidade e a Estase de Sangue: uma pode gerar ou agravar a outra. Entretanto, entre todos os fatores a resistência diminuída vem primeiro. O sistema imunológico produz um grande número de células NK (Natural Killer Cell são um tipo de linfócito glóbulos brancos do sangue, pertencentes ao ramo inato do sistema imunológico), que conseguem destruir a maior parte das células cancerosas. Se uma pessoa ingere muita bebida alcoólica, que suprime a capacidade do sistema de defesa, a probabilidade de o câncer evoluir é maior. Uma das principais linhas de defesa consiste em realizar a desintoxicação das substâncias prejudiciais produzidas externa e internamente. É bastante provável que as pessoas propensas a contrair câncer tenham um potencial baixo de desintoxicação. Acupunturista Tatiana Intelizano em seu artigo, Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa no Tratamento do Câncer, afirma que a Acupuntura com suas técnicas complementares representa um grande potencial para a cura do câncer .

Referencias sobre o tratamento de tumores na Medicina Tradicional Chinesa datam mais de 2000 anos. Atualmente, a tecnologia a serviço do homem gerou conhecimento e ampliou a luta contra o câncer, os tratamentos convencionais, eficientes, mas extremamente tóxicos, provocam diversos efeitos colaterais como náuseas, vômitos, dor, depressão e imunossupressão. A acupuntura hoje tem por objetivo, atuar como coadjuvante ao atenuar os sintomas relativos ao câncer e amenizar os efeitos colaterais dos tratamentos convencionais de quimioterapia e radioterapia. A acupuntura também participa no tratamento do tumor, pois trata o paciente como um todo, estimulando o sistema autoimune. A acupuntura age na função hepatológica, imune e humoral (é uma subdivisão da imunidade adquirida onde a resposta imunológica é realizada por moléculas existentes no sangue, denominadas de anticorpos, produzidos pelos linfócitos B).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1979 editou uma lista com 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de acupuntura Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, no qual expõe os resultados destas pesquisas. Neste documento foi analisada a eficácia da acupuntura. Em especial sobre o tratamento do Câncer apresentou os seguintes resultados: Reações adversas ao tratamento de radioterapia e/ou quimioterapia: náuseas, vômitos e falta de apetite foram eliminadas em 93% dos casos; tontura e cansaço foram minimizadas consideravelmente. Perda de leucócitos acupuntura: aumento dos leucócitos em 87% dos casos moxa: aumento dos leucócitos em 90% dos casos Dor causada por câncer analgesia imediata: efeito em 70% dos casos (similar à medicação convencional) analgesia prolongada: efeito em 92% dos casos (superior à medicação convencional) Desta forma é possível continuar com o tratamento convencional da quimio e reduzir o arsenal de medicações para conter os efeitos colaterais além de otimizar as estratégias para vencer o câncer. Entre as pessoas que venceram o câncer existem relatos freqüentes de transformações em várias áreas: nutricional, psicológica e espiritual. Lembrando sempre, que o organismo funciona por processo integrado, onde mente e corpo interagem. Quando o paciente está em tratamento para o câncer, é a acupuntura um método complementar capaz de restaurar o equilíbrio do organismo ao mesmo tempo em que controla os efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia. Pela acupuntura o paciente é conduzido com segurança à desintoxicação e à bio-regeneração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário