segunda-feira, 25 de março de 2013

ACNE & ACUPUNTURA



O que é segundo a MTC e como tratar sem agulhas!

Para a Medicina Tradicional Chinesa, segundo YAMAMURA (2010), o momento de aparecimento da acne coincide com os períodos etários citados no Su Wen, ou seja, nas meninas por volta dos 14 anos e nos meninos em torno dos 16, indo até 21 e 25 anos respectivamente. O hormônio masculino está relacionado como Jim Shen (Essência dos Rins) e o feminino com Gan Qi (Energia do Fígado). Os principais fatores emocionais envolvidos são raiva, revolta, tenção, emoções reprimidas e dificuldades nos relacionamentos interpessoais, causando plenitude do Gan-Yang (Fígado-Yang) e afetando o Pi (Baço/Pâncras) e o Fei (Pulmão), perturbando assim as funções energéticas de purificação, transporte, transformação e descida.

A Umidade-Calor presente no Canal de Energia do Wei (Estômago) é fator causal da acne no tórax e na face. Ela comunicação existente entre os pontos E 1 e B 1 a Umidade-Calor pode acometer o Canal da Bexiga e a acne instalar-se na região dorsal alta.

Pode-se dizer que a acne aparece em virtude da desarmonia das funções energéticas de subida do puro e de descida do turvo do Pi (Baço/Pâncreas) e do Wei (Estômago), levando à estagnação de Yin turvo na parte superior do corpo que se dirige a superfície do corpo (pele). Por outro lado, a deficiência das funções de purificação e de descida do Fei (Pulmão) lesa a descida do Fogo do Xin (Coração) para a região baixa do corpo, impedindo também, que a Água do Shen (Rim) (Água Orgânica) possa subir para esfriar a parte superior. Por esta razão, que se observa com frequência rosto avermelhado e ansiedade em pacientes com acne.

Acnes localizadas nas regiões da mandíbula e próximas ao pescoço muito freqüentemente são desarmonias do Gan (Fígado) e do Dan (Vesícula Biliar), aquela localizadas na região do mento são decorrentes do acometimento do Shen (Rins), enquanto as periorais estão relacionadas com Yang Ming e ao Gan (Fígado).

TRATAMENTIO EM ACUPUNTURA NÃO INVASIVA
Sem Agulhas

Eletro (NKL)
Bilateral com eletrodos Cs 6 + TA 5 em burst
MI direito Bp 6 + Bp 9
MI esquerdo E 36 + E 40

Algas Vermelhas no rosto tórax + Ecco Fifras com Led Azul
Limpando a pele com água e sabão neutro

Ecco Fifras com Led Vermelho: 2 joules em cada espinha.
Ecco Fifras com Led Vermelho
7 joules VC 17
7 joules artéria radial
3 joules B 2 e B 67 (bilateral)
3 joules IG 4 e F 3
7 joules dividido em quatro pontos da aurículo: SM, R, SNS, C

Resultados: melhora de 90% de uma semana para outra, melhora de 100% em 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário