segunda-feira, 25 de março de 2013

INSÔNIA & ACUPUNTURA SISTÊMICA




Sono é vital para reposição da energia, é com ele que podemos reabastecer o Yin. O estado do adormecimento é o ingresso para o Universo Yin, onde reina a intuição e as emoções. É o hemisfério direito do cérebro que se encontra em dominância neste momento.

As principais causas da insônia estão relacionadas com as emoções. Tensão, ansiedade, preocupação, tristeza, medo, raiva são algumas emoções que interferem numa noite tranquila de sono. Também quadros de dor podem prejudicar o sono, assim como o estilo de vida e hábitos alimentares.

Segundo Maciocia, a quantidade e a qualidade de sono dependem da Mente (Shen). É o Coração que abriga a Mente. Também a Alma Etérea (Hun) cumpre a função fisiológica do sono, quanto a duração e a qualidade, se a Alma Etérea for bem enraizada no Fígado o sono é normal, caso contrário ocorrem muitos sonhos.

A Acupuntura entende a insônia como uma desarmonia proveniente de uma interrupção na interconexão entre o Yin e o Yang. Yin Qi e Yang Qi devem ser harmônicos, devem fluir um para dentro do outro, em um ciclo diário. O Qi de Defesa flui no Yang durante o dia e no Yin durante a noite. Se o Qi de Defesa permanecer no Yang durante a noite e durante o dia, não há sono reparador, ocorre a insônia. “O Yin e Yang do Yin Qiao Mai e Yang Qiao se interligam: o Yang penetre no Yin e o Yin sai na direção do Yang, e os dois se encontram no canto dos olhos. Quando o Yang Qi está em Excesso, os olhos permanecem abertos, quando o Yin Qi está em Excesso, os olhos permanecem fechados.” SPIRITUAL AXIS, Cap. 21. (Maciocia, 1996)

Etiologia e Patologia

Existem duas condições possíveis, uma de Deficiência de Sangue, que desaloja a Mente e a Alma Etérea de suas moradas, Coração e Fígado; outra um Fator Patogênico, uma condição de Plenitude.

1. Esforço Excessivo e Preocupação: prejudicam o Baço/Pâncreas, os Pulmões e o C.
Coração. Quando o Baço é deficiente não pode produzir Sangue suficiente e afeta o Coração e Mente. O Coração é diretamente enfraquecido pela preocupação resultando uma Mente desalojada de sua Residência, o que causa insônia.

2. Excesso de Trabalho: trabalho mental excessivo, stress intenso, combinados com alimentar irregular ou com atividade sexual excessiva, enfraquecem o Yin do Rim. Quando o Yin do Rim é deficiente por um longo período, ele falha em nutrir o Yin do Coração. A tensão emocional severa durante um longo período pode gerar a formação de Fogo no Coração, que queima ascendentemente e falha ao se comunicar descendentemente com o Rim. Este excesso de Fogo prejudica o Yin e pode gerar Deficiência do Yin do Rim. Esta a causa mais comum da insônia na velhice.

3. Raiva: esta emoção inclui frustração, ressentimento, irritação, que gera Ascensão do Yang ou Fogo do Fígado. Causa da insônia especialmente em jovens ou indivíduos de idade mediana.

4. Timidez da Vesícula Biliar: uma fraqueza constitucional da Vesícula Biliar e do Coração pode gerar uma personalidade tímida, indecisa, sem poder de decisão. Esta deficiência do Coração e Vesícula Biliar causa insônia, induzindo com que o indivíduo acorde mais cedo.

5. Alimentação Irregular: comer em excesso ou grandes quantidades de alimentos gordurosos e quentes podem gerar Mucosidade-Calor no Estômago, que esgota a Mente, gerando insônia.

6. Parto: perda grande de sangue pode induzir a um Quadro de Deficiência de Sangue no Fígado, repentina e severa. A Alma Etérea não encontra sua morada, vagueia à noite, causando insônia e excesso de sonhos.

7. Calor Residual: com a Invasão de Vento-Calor, o Fator Patogênico pode penetrar no Interior e gerar Calor Interno. Se não houver tratamento, este Calor Residual pode alojar-se no Diafragma, onde esgota o Coração gerando insônia.

A acupuntura Sistêmica propõe combinações de pontos que restabelecem o equilíbrio.

Exemplos de Diferenciação e Tratamentos 

EXCESSO

1. Fogo do Fígado Queimando
Drenar o Fogo do Fígado e assentar a Mente
F 2, F 3, VB 44, VB 12, VB 20, BP 6, B 18, VG 24 e VB 13 ou VB 15, B 47, B 62

2. Fogo do Coração Queimando 
Drenar o Fogo do Coração, acalmar a Mente
C 8, C 7, IG 11, VC 15, VG 19, B 15, B 44 (não usar moxa)

3. Mucosidade Calor Esgotando a Mente
Clarear o Calor, eliminar a Mucosidade e acalmar a Mente.
E 40, VC 12, VC 9, BP 9, B 20, IG 11, E 8, VB 12, BP 6, E 45, BP 1, VC 12, B 20

4. Calor Residual no Diafragma
Clarear o Calor Residual e acalmar a irritabilidade e a Mente
P 10, C 8, B 17, E 40, IG 11, BP 6, VC 15

DEFICIÊNCIA

1. Deficiência de Sangue do Coração e do Baço/Pâncreas 
Tonificar o Baço/Pâncreas, nutrir o Sangue , tonificar o Coração e acalmar a Mente E 36, BP 6, C 7, VC 14, B 20, B 15, YT

2. Deficiência do Yin do Coração
Nutrir o Yin do Coração e acalmar a Mente
C 7, B 15, VC 14, BP 6, E 36, VC 4

3. Coração e Rins não harmonizados
Nutrir o Yin, tonificar os Rins e o Coração, clarear o Calor-Vazio e acalmar a Mente
C 7, C 6, VC 4, BP 6, R 3, R 6, VC 15, B 23, B 44, B 52

4. Deficiência do Coração e da Vesícula Biliar
Tonificar o Coração e a Vesícula Biliar, acalmar a Mente
C 7, VB 40

5. Deficiência do Yin do Fígado
Nutrir o Yin do Fígado, enraizar a Alma Etérea e acalmar a Mente.
F 8, VC 4, BP 6, CS 7, VG 24, VB 15, B 47, Anmien

Sobre o comportamento e higiene do sono:

"De acordo com a MTC a melhor posição para dormir é deitar-se sobre o lado direito, com as pernas levemente curvadas, o braço direito inclinado e repousando em frente ao travesseiro, e ao braço esquerdo repousando sobre a coxa esquerda. Esta posição permite que o coração fique em posição mais alta (de tal forma que o Sangue possa circular livremente), o fígado em posição mais baixa (de tal forma que o Sangue possa ser coletado, enraizando a Alma Etérea para promover o sono) e o estômago e o duodeno fiquem em uma posição que facilite o movimento descendente do alimento." (Maciocia, 1996)

Bibliografia
MACIOCIA, Giovanni, Fundamentos da Medicina Chinesa, 2ª ed, SP, Rocca, 1996.
ROSS, Jeremy , Combinações de Pontos de Acupuntura - Ed. Roca, 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário