quarta-feira, 20 de março de 2013

Cinco dicas para cortar o açúcar



Quando tiver desejos de bolos e doces, escolha uma fruta como alternativa. As fibras naturalmente presentes ajudarão a digerir a frutose


Para ajudar a perder peso, tornar-se mais saudável e sentir-se melhor, deve-se reduzir a ingestão de açúcar. Claro, isso é fácil falar, mas difícil de fazer, porque os açúcares são viciantes.
O pior é que o açúcar é adicionado a muitos dos nossos alimentos diários, incluindo sopas de tomate, molhos, cereais, alternativas ao leite, pão, ketchup e até alguns picles.
Leia as listas de ingredientes dos produtos e procure por açúcar (incluindo altos níveis de frutose de xarope de milho, açúcar de milho, açúcar de cana, néctar de agave, frutose) e quantas gramas contém. Geralmente, 4 gramas de açúcar é o equivalente a uma colher de chá de açúcar.
Como se livrar do açúcar?
Perguntei ao Dr. Jingduan Yang, MD, um especialista em medicina tradicional chinesa (MTC), o que ele recomenda para ajudar a cortar o açúcar, ele deu 5 dicas:
Dica nº 1: Durma o suficiente
A fadiga torna-nos mais vulneráveis a ceder ao desejo de açúcar. Se você não dormiu o suficiente, pode acabar comendo chocolate para ter energia, então, experimente beber alguma água e cochilar por 10 minutos. Isso não só fará você se sentir rejuvenescido, como prevenirá despertar sua ânsia por açúcar.
Dica nº 2: Coma mais fruta
Em geral, frutas são doces e ricas em frutose, mas porque também são nutritivas e ricas em fibra, não são tóxicas ou o prejudicarão como o açúcar. Frutas o ajudarão a satisfazer seu desejo por doce quando vier a sobremesa.
(Diana Benedetti/The Epoch Times)
Dica nº 3: Legumes verdes ajudam a rejuvenescer o seu fígado
De acordo com a MTC, verde é a cor associada com o sistema do órgão fígado. Comer ‘verdes’ rejuvenescerá seu fígado e acalmará os desejos por açúcar.
Folhas verde-escuras, como couve, agrião e couve chinesa, são ótimas opções. Pode-se refogá-las com alho, gengibre, alho-porro, molho de soja, óleo de sésamo para um prato chinês ou alho, limão e azeite para um toque mais mediterrâneo.
(Diana Benedetti/The Epoch Times)
(Diana Benedetti/The Epoch Times)

















Dica nº 4:  Exercite-se regularmente
Não só os exercícios o ajudarão a metabolizar o açúcar ingerido, também elevarão seu nível de energia dando boa disposição.
Dica nº 5: Procure a raiz da questão
A primeira questão que o Dr. Yang fez quando comecei a questioná-lo sobre como deixar de ingerir açúcar em excesso foi, “Com o que você está se automedicando?”
Todos temos nossas questões e muitos usam a comida para compensar situações. Algumas pessoas comem por diversão, outros comem para aliviar o estresse e outros comem para compensar sentimentos de solidão. Se você suspeita que está usando o açúcar como medicamento, então, procure conhecer a raiz do problema para poder lidar com ele diretamente.
Quando conseguir substituir o açúcar por coisas boas em sua vida, você poderá desfrutar de boa forma, barriga no lugar, uma postura mais elegante, mais energia, estabilidade emocional e, de maneira geral, saúde muito melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário