segunda-feira, 25 de março de 2013

ENERGIA É A VIDA FLUINDO PELO CORPO


Para a Medicina Tradicional Chinesa Matéria e Energia estão integradas. Energia é a essência do todo o princípio da vida. Manifesta-se no homem através das forças energéticas do Yin e do Yang. O homem carrega dentro de si o Tao, que é o próprio meio e fim deste movimento energético. Céu e Terra, Yang e Yin por ele circulam. As forças Yang descendem do Céu para a Terra, sendo o homem o meio, assim como o Yin que ascende da Terra e encontra as energias Yang tem no homem o caminho. Quando Yin e Yang, polaridades que se transmutam, circulam em harmonia, há vida e saúde.

Segundo Valnice Portela, existem cinco grandes fontes de Energia: a Energia Ancestral, a Energia dos Alimentos, a Energia do Ar, a Energia do Meio Ambiente e a Energia das Relações Afetivas.

1- Energia Ancestral
Localizada no Rim energético esquerdo. A energia ancestral recebemos do pai e da mãe na concepção. Esta energia é a nossa reserva. Quando vivemos de forma saudável, a consumimos lentamente, e assim podemos ter uma vida longa e saudável.


2- Energia do Ar
O ar através da nossa respiração fornece o Qi em forma oxigênio. Portanto, é importância de saber respirar e cuidar do meio ambiente. O Aquecedor Superior nutre o nosso corpo com este tipo de Energia.


3- Energia do Alimento 
O alimento oferece a energia ao Aquecedor Médio. Portanto, é importante saber o que e quando comer. Novamente é importante cuidar do meio ambiente, pois dele depende o alimento que nos nutrirá.


4- Energia Cósmica

É a energia do micro e macrocosmo, do Universo que nos criou com o qual estamos sempre integrados. É o clima do lugar onde se vive. É o céu e as estrelas. Terra e Mar. É o ambiente que vivemos, com suas características e nuances. Energia esta, captada pelos pontos, especialmente localizados nas mãos e nos pés, sem passar por nenhum dos Centros Aquecedores; entra diretamente no sistema de canais. É possível sentir, quase instantaneamente, uma mudança no bem-estar quando trocamos de ambiente.
Portanto, mais uma vez, é importante cuidar do meio ambiente


5- Energia Psicoafetiva
É a energia das relações agindo em nosso dinamismo, desde o vínculo com mãe ainda em gestação, até as nossas relações familiares, escolares ou profissionais. A vida social e política também forma nossos laços e constitui oportunidade para fortalecimento. Tal como a energia cósmica, essa energia é captada diretamente pelos pontos, em especial os das mãos e dos pés, sem passar por nenhum dos Centros Aquecedores. Por isso, a energia das relações interfere tão rapidamente em nosso bem-estar.
Portanto, é importante dar atenção aos relacionamentos.

A acupuntura intenta mover a energia resgatando o equilíbrio. É um sistema terapêutico milenar usado na China. Seu principal objetivo é tratar a pessoa como um todo, visando à recuperação nos aspectos físico, emocional e espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário