segunda-feira, 25 de março de 2013

Como tratar a TPM com a MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Aproximadamente 85% das mulheres em idade reprodutiva experimentam ao menos um sintoma de TPM em algum momento de suas vidas.

Bayer Schering Pharma afirma que a Tensão Pré-Menstrual, também conhecida como TPM, tem relação com sintomas como dor de cabeça, inchaço etc. A TPM pode ocorrer nos sete a dez dias antes da menstrução e desaparece logo após seu início. Causada pelas oscilações do equilíbrio hormonal do estrogênio e da progesterona, seus sintomas incluem nervosismo, irritabilidade, altos e baixos emocionais, depressão, retenção de líquido e dor nos seios. Geralmente esses sintomas aparecem alguns dias antes da menstruação, vão piorando até a menstruação chegar e somem como se nunca tivessem existido. É comum uma mesma mulher apresentar um ou mais sintomas de TPM ou sentir diferentes sintomas de um mês para outro. Não há regra, depende de pessoa para pessoa. Ainda, algumas mulheres podem sentir estes sintomas também durante a menstruação ou ainda depois.

O primeiro passo é conhecer o quadro para com maior clareza aprender a enfrenta-lo e portanto supera-lo!

Os sintomas relacionados por Bayer Schering Pharma podem ser classificados em físicos e emocionais:

1. Sintomas físicos

Cefaléia - A famosa "dor de cabeça" é o sintoma mais freqüente.

Mastalgia - Sensação de mamas doloridas e inchadas.

Dor ou inchaço em pernas, pés e abdome - As pernas, além de inchadas, apresentam sensação de peso e dor constante. O abdome aumenta de tamanho.

Dor nas costas - A dor pode aparecer do pescoço até a região lombar.

Alterações do apetite e vontade de comer determinados tipos de alimento - Ingestão de alimentos calóricos ou perda de apetite. Outra característica é o desejo por determinados tipos de alimentos, como doces, em especial chocolate.

Acne - As espinhas em geral aparecem na fase pré-menstrual por alterações hormonais.

Ondas de calor - Sensação de calor, não importa a temperatura externa.

Insônia - Noites mal-dormidas, com sono que não vem ou vem “picado”.

Sonolência - Sono incontrolável em horários em que normalmente estamos ativos.

Cansaço - Muitas vezes está associado a todo o desconforto que os demais sintomas causam.

2. Sintomas emocionais

Irritabilidade - Sai do sério por qualquer coisinha; é o famoso “pavio curto”.

Agressividade - Vontade de brigar e até agredir fisicamente.

Ansiedade - Sensação de que algo ruim vai acontecer; um aperto no peito, uma angústia impossível de definir.

Tensão - Sensação de que todos os músculos do corpo estão contraídos.

Depressão - Tristeza profunda, falta de vontade de viver, desânimo.

Sensação de culpa e insignificância - Percepção de que tudo o que dá errado no mundo é nossa responsabilidade. Sentimento profundo de não ter importância para nada nem ninguém.

Choro fácil – Choro sem motivo nas situações mais simples.

Esquecimento – Falta de concentração nas atividades; esquece datas, prazos, telefonemas, compromissos.

Confusão – troca informações, comete erros, fala coisas erradas, troca enderreçoes ou telefones.

Labilidade emocional – Emoções à flor da pele; chora por qualquer motivo. Um simples comentário pode provocar uma discussão absurda. O humor se altera com muita facilidade, passando de euforia a tristeza profunda.

Isolamento – Desejo de se manter longe de pessoas e do convívio social.

Falta de iniciativa – Vontade de não fazer nada, de ficar parada olhando o infinito; desmotivação para as atividades diárias.

Compulsão por doces – Desejo incontrolável e compulsivo de comer coisas doces

Aumento de apetite – Vontade de comer muito e o tempo todo
Diminuição da libido - Falta de desejo sexual.

A boa notícia sobre esta síndrome, conhecida como TPM, tão comum nas mulheres, é que ela pode ser tratada com sucesso através da Medicina Tradicional Chinesa. Do ponto de vista das terapias orientais, a desarmonia do Qi do Fígado em processo de Estagnação ou Deficiência pode estar gerando todos esses sintomas. É o Fígado que armazena o sangue e controla o fluxo suave da energia, ele é um dos principais órgãos envolvidos na menstruação. Os mestres chineses ensinam que é o Qi do Fígado que faz circular suavemente a energia, produzindo um ciclo menstrual também suave. Ainda, quem abriga a Mente (SHEN) é o Órgão Energético Coração. Quem direciona o fluxo do Qi e Energia das Emoções é o Órgão Energético Fígado. Por esta razão a menstruação e por consequente a ocorrência da TPM está diretamente relacionada às emoções daquele período. Quando há estagnação de determinada emoção, a Energia não flui através do Fígado, ficando retidas no SHEN (Mente), o que desencadeia o mau humor, nervosismo, irritabilidade, instabilidade emocional.

HowStuffWorks do Brasil indica Shiatsu, Acupuntura e Moxabustão. Estas técnicas são consideradas eficazes no tratamento dos sintomas da TPM. Embora o alivio seja rápido para os sintomas agudos, os casos crônicos geralmente requerem dois ou três meses de sessões semanais, além de orientação na dietética para que o problema seja resolvido. Indica-se evitar doces, temperos fortes, como pimentas ou estimulantes, como, por exemplo, o café e o álcool, pois “esquentam” o Fígado. Além disto é recomendável controlar o estresse e a ansiedade excessiva. Estas medidas colaboram para reequilibrar a energia do Fígado.

Segundo literatura da Medicina Tradicional Chinesa há alívio completo dos sintomas, sem recorrência por 6 meses, em 92% dos casos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário