segunda-feira, 25 de março de 2013

ACUPUNTURA & BRUXISMO



Bruxismo é o range dos dentes, que afeta pelo menos 15% da população mundial. Entretanto, a maioria não sabe. É raro alguém perceber que range os dentes durante o sono sozinho, logicamente, porque está dormindo. Quem sofre deste tipo de tensão provavelmente é diagnosticado pelo dentista, pois acarreta desde desgastes nos dentes até fortes dores de cabeça. Em alguns casos, um parceiro também pode detectar o ranger e alertar a pessoa.

Quem tem bruxismo apresenta dentes gastos, musculatura da boca dolorida, intensas dores de cabeça, pescoço, costas e ombros tensos. Além disto, pode apresentar queixas como ouvir zumbidos; dores perto do ouvido; dificuldade para mastigar, bocejar e abrir a boca; estalos na região do ouvido, quando força a abertura da boca; levando a um quadro conhecido como movimentos parafuncionais, ou simplesmente bruxismo.

Periodontistas entendem que é causado por fatores emocionais, como estresse ou ansiedade, ingestão excessiva de álcool, uso de anfetaminas, fatores genéticos ou distúrbios do sono. Nestes casos, o termômetro das emoções encontra-se na boca!

Há tratamento. Na maioria dos casos, consiste no uso de uma placa de resina, feita por um ortodontista especialmente para o paciente. A placa evita o desgaste dos dentes e, em alguns casos, pode até corrigir o posicionamento dentário e aliviar o ranger. Toda vez que o paciente deixar de usar o aparelho, no entanto, o problema volta.

Como o bruxismo está incluído entre os distúrbios do sono é recomendável que o tratamento incluía a restauração do padrão fisiológico do sono, e normalização da atividade dos músculos da mastigação.

Assim, como vimos, é importante também intervir na origem. A boa notícia é que o shiatsu e acupuntura tratam a causa!

Shiatsu e Acupuntura são técnicas complementares de assistência à saúde, que possibilitam colocar o organismo em equilíbrio, valendo-se dos canais de energia que passam pelo corpo. Eliminam dores, equilibram a respiração, relaxam, acalmam, promovem a circulação e ativam o sistema imunológico. O shiatsu utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele, agindo sobre os pontos trabalhados também na acupuntura, liberando as áreas de tensão muscular e melhorando a função dos órgãos internos. Shiatsu e Acupuntura aliviam o estresse porque promovem re-equilíbrio energético de todos os sistemas orgânicos, incluindo os responsáveis pelas emoções.

Para tratar o bruxismo primeiramente é necessário realizar a avaliação diagnóstica. Muito freqüentemente os canais do estômago, baço-pâncreas, fígado e intestino delgado estão em desarmonia. O foco principal está em dois órgãos: o fígado, relacionado às tensões, e a vesícula biliar, representando os tendões atingidos pela ATM (articulação temporomandibular). Ao pressionar pontos específicos o organismo libera em maior quantidade a serotonina, aliviando as dores causadas pela disfunção. A região de fluxo energético situada logo atrás da orelha é massageada da mesma maneira, eliminando assim a dor no pescoço. Por último, é trabalhada a região lateral do rosto, bem como a próxima ao nariz.

O Shiatsu e Acupuntura são tradicionalmente feitos de roupa, por isso aconselho ao paciente vir com uma roupa que ele próprio se sinta confortável, o ideal é uma camiseta e uma calça de agasalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário