segunda-feira, 25 de março de 2013

COMO A AURICULOTERAPIA PARTICIPA NO CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL




Trabalhos em Auriculoterapia indicam que os mecanismos de ação estão ligados a rede nervosa e fisiológica por intermédio do sistema reticular ativador ascendente do tálamo. Ou seja, a orelha é rica em nervos e vasos sanguíneos, na orelha existem pontos reflexos que correspondem aos órgãos e funções do corpo. A Medicina Tradicional Chinesa propõe a representação do equilíbrio do yin/yang da Acupuntura também existente no pavilhão auricular. A orelha é considerada um micro-sistema de nosso corpo. Para o professor BONTEMPO, os pontos utilizados nos tratamentos, encontrados no pavilhão auricular, correspondem à união de níveis energéticos que, uma vez estimulados, restabelecem a harmonia orgânica. Na orelha existe uma grande inervação, áreas, que, quando estimuladas, sensibilizam regiões do cérebro. As áreas presentes na superfície da orelha têm relação direta com determinados pontos do cérebro. Por sua vez esse está diretamente ligado pela rede do sistema nervoso a determinados órgãos ou regiões do corpo, comandando suas respectivas funções. É assim, que, a aplicação de um estímulo auricular, ativa uma série de reflexos que provocam reações imediatas ou ao longo do tempo, mas sempre de natureza terapêutica. Normalmente o efeito é imediato. O estímulo leva o cérebro a agir sobre todos os órgãos internos, membros e suas funções, desta forma equilibrando e harmonizando o organismo, provocando a redução ou eliminação dos sofrimentos físicos e emocionais. Esta é a relação aurícula-cérebro-órgão, que torna a auriculoterapia uma ferramenta terapêutica eficaz no tratamento de diversas patologias. No entendimento da Acupuntura, é possível harmonizar o corpo e como conseqüência a mente, através dos meridianos.

Segundo o professor MARCELO DE SOUZA, os pontos auriculares utilizados para o tratamento da hipertensão são: Shenmen, Rim, Simpático, Hipertensão Superior, Hipertensão Inferior, Coração. Estudos e pesquisas “demonstraram a eficácia da terapia auricular na redução da pressão arterial foi de 100%. Isso indica que a auriculoterapia é um excelente recurso na redução da pressão arterial. Em se tratando de PA, uma redução de 11,62% na sistólica e 12,79% na diastólica são valores muito significativos. O que nos leva a crer que a terapia auricular pode ser uma grande aliada no controle da pressão arterial”. ZHANG afirma que a acupuntura é indicada para o tratamento da hipotensão e também da hipertensão essencial. Além disto, é freqüentemente efetiva na redução dos sintomas subjetivos sem apresentar efeitos adversos. Por esta razão, é importante pensar na utilização da acupuntura e da aurículoterapia como uma forma de medicina complementar de tratamento, considerando a existência do reflexo direto sobre o cérebro e, através deste, sobre todo o organismo. A auriculoterapia é um método de terapia, que otimiza os benefícios de qualquer tratamento, pois libera opióides endógenos, beta – endorfinas e oxitocinas, que são importantes no controle da dor, da regulação da temperatura corporal e da pressão arterial.

Esta técnica também é útil como terapia complementar em muitos outros tratamentos:

dores de cabeça/enxaquecas; dores de costa/coluna/pescoço/ombros; cervicalgia; compulsão alimentar; tabagismo; stress/tensão/ansiedade; insônia; distúrbios intestinais; perturbações menstruais; asma; bronquite; problemas reprodutivos; constipações; náuseas e vômitos.

A Auriculoterapia pode ser associada ao Shiatsu, integrando o repertório técnicas para o equilíbrio orgânico. O Shiatsu é tradicionalmente feito de roupa, por isso aconselho ao paciente vir com uma roupa que ele próprio se sinta confortável, o ideal é uma camiseta e uma calça de agasalho.

"Esperar ficar doente para se cuidar é o mesmo que esperar ter sede para começar a cavar um poço." Nei Ching

Nenhum comentário:

Postar um comentário