segunda-feira, 25 de março de 2013

Auriculoacupuntura e Shiatsu reduzindo a ansiedade e a depressão

A auriculoacupuntura é uma das técnicas de tratamento relacionadas com a acupuntura Utiliza áreas específicas, localizadas no pavilhão auricular, que, quando estimuladas refletem diretamente no córtex cerebral, no sistema nervoso central, portanto atua no equilíbrio dos canais e no fluxo de energia bio-eletro-magnética do organismo. Reequilibra, harmoniza! A aurículoacupuntura foi desenvolvida no ocidente principalmente através dos estudos e pesquisas de Paul Nogier, inspirado nas leis e princípios milenares da Medicina Tradicional Chinesa, já descrita por Nei Ching por volta e 5.000 anos A.C. Hipocrates usava procedimentos na orelha como prática terapêutica relacionada à fertilidade, assim como o grego Cipecladis. O acupunturista Walter Dal Mas cita em seu livro sobre Auriculoterapia, que os piratas iam a China com o objetivo de furar a orelha com um brinco de ouro, pois assim desenvolviam mais mobilidade e energizavam a visão, fazendo com que avistassem primeiro o barco inimigo, dando oportunidade de defesa e ataque antecipado.

A auriculoterapia pode ser realizada através da colocação de pequenas esferas de aço ou sementes presas a esparadrapos cirúrgicos que são fixadas sobre uma área específica e ali deixadas por algumas horas ou dias. Muito útil como tratamento complementar nos problemas emocionais, obesidade, alcoolismo, tabagismo, dependência de drogas, insônia e analgesias. Um único ponto da orelha pode servir para muitos tratamentos, entretanto a posição deste ponto pode variar de pessoa para pessoa, em razão das diferenças anatômicas. É uma técnica facilmente empregada em crianças, como por exemplo em casos de tensão nervosa, gastrite, diarréias, ou mesmo em cólicas de dentição.

Como exemplo, apresentamos algumas áreas chamadas de pontos de abertura, benéficos para muitos pacientes, reduzindo a ansiedade e atuando como um antidepressivo natural.

1º Shen Men (Porta da Mente): equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Predispõe o córtex cerebral para receber os outros estímulos. É ponto ansiolítico, promove a liberação de mediadores químicos, aumentando a produção endógena de encefalinas, endorfinas, ß-endorfinas, serotonina, acetilcolina, cortisol e opióides endógenos.

2º Rim: filtro de toxinas, melhora o metabolismo celular de oxigênio, “bateria” energética. Estimula glândulas endócrinas e sudoríparas. ajuda na desintoxicação, além de estimular a supra-renal, aumentando a produção de cortisol.

3º Sistema Neuro Vegetativo (Simpático): É o ponto que atua em doze vísceras, é ansiolítico e estimula a supra-renal na produção de cortisol.

Atualmente está comprovado que a auriculoterapia representa um estimulo da projeção cerebral , pois o microsistema auricular possui potencial de ação neurofisiológica. A auriculoterapia é um método terapêutico, realizado mediante estimulação de uma área especifica da orelha, promovendo o equilíbrio e a homeostase psicossomática do paciente.

Ariculoterapia, um método que combinado com Shiatsu potencializa o processo de cura, harmonizando o organismo do paciente. Shiatsu que por si só já é uma excelente técnica para cuidar da saúde. Isto, porque é uma massagem terapêutica. Utiliza pontos de Acupuntura. Portanto, para quem tem medo de agulha, mas quer usufruir os benefícios da acupuntura, pode aderir a massagens como o Shiatsu, que estimula pontos energéticos com a pressão manual e/ou dos dedos para reequilibrar o organismo. É por esta razão que elimina dores, equilibra a respiração, relaxa, acalma, promove a circulação, ativando o sistema imunológico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário